Texto de
Susana Lopes de Alexandria


Livro revela relação de Troi e Riker


 









 

 

 
No episódio "Conundrum", Riker e Troi descobrem que têm algum envolvimento emocional após lerem a dedicatória que a conselheira havia escrito num livro dado ao comandante. Trata-se de um livro do poeta inglês John Keats (1795-1821), autor citado mais de uma vez em Jornada nas Estrelas.

Poeta morreu aos 25 anos

Keats foi um dos últimos grandes poetas do Romantismo inglês, que durou aproximadamente entre 1792 e 1822. Havia muitos outros poetas vivendo na mesma época que ele, vários deles mais famosos, como William Wordsworth e Samuel Coleridge. Estes eram considerados os "patriarcas" da poesia romântica inglesa, que começaram a escrever logo após a Revolução Francesa.

Depois surgiu um grupo de poetas mais jovens e rebeldes, como Lord Byron e Percy Bysse Shelley (marido de Mary Shelley, autora de Frankenstein). O quinto poeta a ser reconhecido pela crítica (infelizmente, postumamente) foi John Keats. Seu azar foi não se encaixar no grupo dos mais velhos, por causa de sua pouca idade, nem do grupo dos mais jovens, pois não era lorde nem pertencia à alta classe. Ele foi o primeiro poeta "classe média" a receber atenção do público. A promissora carreira do jovem poeta, porém, foi prematuramente encerrada com sua morte por tuberculose, aos 25 anos de idade.


John Keats

A obra

John Keats publicou seus primeiros sonetos em 1816 e seu primeiro livro, Poemas, em 1817. As Vésperas de Santa Inês e Outros Poemas (1819) é considerado seu melhor livro e contém a obra-prima lírica Ode ao Outono e três outras odes consideradas entre as melhores da língua inglesa: Ode a uma Urna Grega, Ode à Melancolia e Ode a um Rouxinol. Uma ode (do grego odé, "canto") é um poema para ser cantado acompanhado de um instrumento musical. Em tom elevado, as odes estão destinadas a exaltar a vida de um indivíduo, comemorar um feito ou descrever a natureza.

Depois de sua morte, foram publicados alguns de seus melhores poemas, entre os quais estão As vésperas de São Marcos (1848) e La Belle Dame Sans Merci (1888). Suas cartas, consideradas entre as melhores cartas literárias escritas em inglês, foram publicadas em sua edição mais completa em 1931.

Keats e Jornada nas Estrelas

Além dessa referência do episódio "Conundrum", Keats já apareceu indiretamente em pelo menos dois episódios da Série Clássica. O título "Is There in Truth no Beauty?" (Não Há Beleza na Verdade?) foi inspirado num verso do poema Ode a Uma Urna Grega (Ode to a Grecian Urn).

O título "Who Mourns for Adonais?" (Um Lamento por Adônis) é um verso tirado do poema Adonais, escrito pelo poeta inglês Percy Shelley em homenagem ao amigo John Keats, que, segundo Shelley, havia morrido de desgosto por causa de algumas críticas virulentas à sua poesia.

No episódio "Conundrum", o nome do livro que Deanna Troi deu a William Riker é Ode à Psiquê, título da primeira ode escrita por Keats, em abril de 1819. Psiquê uma uma figura da mitologia grega. Segundo o mito, Eros (deus do Amor) apaixona-se pela bela mortal Psiquê e pede a Zeus que a torne imortal. Psiquê empresta seu nome ao espírito humano, à alma humana.


Amor e Psiquê
, célebre escultura de Antonio Canova (1787-1793), 

conservada no Museu do Louvre, em Paris.

Ao celebrar Psiquê em sua ode, Keats na verdade define e celebra as qualidades da alma humana (representadas por Psiquê) que ele deseja ardentemente ver preservadas. Nos trechos finais da ode, ele promete à deusa Psiquê ser o portador dessas qualidades, a fim de tornar-se merecedor do amor (abaixo, no original e numa tradução livre).

Yes, I will be thy priest, and build a fane
   In some untrodden region of my mind,
Where branched thoughts, new grown with pleasant pain,
   Instead of pines shall murmur in the wind (...)

And there shall be for thee all soft delight
   That shadowy thought can win,
A bright torch, and a casement ope at night,
   To let the warm Love in!

===================

Sim, serei teu sacerdote, e farei um templo
Em algum lugar ainda não trilhado de minha mente,
Onde pensamentos ramificados, recém-nascidos com prazerosa dor,
Ao invés de lamentos murmurarão ao vento (...)

E haverá para ti todos os suaves deleites
Que pensamentos simbólicos podem ganhar,
Uma tocha ardente, e uma janela aberta à noite,
Para deixar o quente Amor entrar!