A Nova Geração
Temporada 5

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Nova Geração acrescenta mais um
episódio sobre possessão ao franchise

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 45571.2.

Um sinal subespacial de socorro que parece estar sendo emitido por uma nave da Frota Estelar leva a Enterprise a uma lua aparentemente desabitada, orbitando Mab-Bu VI. A última presença registrada da Frota na área foi da USS Essex, desaparecida no local há dois séculos. Embora as chances de que a tripulação perdida ainda estivesse viva sejam mínimas, Troi sente que há vida na luda.

Uma tempestade magnética impede o teletransporte para a superfície, de modo que Riker, Troi e Data tentam pousar na lua com uma nave auxiliar. A nave acaba não suportando a tempestade e se choca contra a superfície. Riker quebra o braço e as comunicações com a Enterprise são perdidas. Troi continua sentindo formas de vida, e agora ela descreve como algo poderoso, se aproximando junto de uma nuvem da tempestade. Enquanto isso, na Enterprise, O'Brien é voluntário para arriscar sua vida e se transportar para a superfície, a fim de resgatar os outros. Enquanto ele tenta montar o equipamento que permitirá ao grupo avançado deixar a lua, a nuvem envolve os tripulantes e estranhos glóbulos de energia invadem os corpos de todos, exceto Riker. 

A tentativa acaba tendo sucesso, e o grupo avançado retorna à Enterprise. De volta a bordo, Data, Troi e O'Brien insistem que a Enterprise conduza uma busca sistemática na região polar da lua --uma idéia que Riker, Picard e o resto da tripulação consideram absurda. Quando Riker questiona os motivos do trio, eles se rebelam violentamente.

O grupo faz reféns no bar panorâmico (Ten-Forward), o que obriga Picard a dar atenção às suas exigências --ou seja, enviar a Enterprise para o pólo lunar. Enquanto isso, a dra. Crusher especula que Riker não tenha sido afetado como os outros três em razão de sua lesão no braço, que teria repelido a força que está dominando O'Brien, Troi e Data. Mais tarde, essas entidades se revelam quando Troi, a líder do trio amotinado, se identifica como o capitão Bryce Shumar, da nave estelar Essex. 

Troi explica que os espíritos da tripulação da Essex foram aprisionados nas correntes magnéticas que envolvem a lua quando a nave desapareceu, dois séculos atrás. Ao transportar com segurança seus restos mortais de volta à Terra, Picard os libertaria de seu aprisionamento espiritual.

O comportamento violento dos três, entretanto, faz com que Picard desconfie das verdadeiras intenções do grupo. Ao mesmo tempo, a dra. Crusher especula que, ao induzir uma grande quantidade de dor aos corpos dos três, seria possível obter o mesmo efeito que impediu que Riker fosse tomado. Geordi e a alferes Ro começam a trabalhar, desenvolvendo um meio de dar um choque nos três, mas, quando a tentativa é realizada, Data acaba escapando. O andróide então ameaça matar todos na sala, e Picar concorda em ajudá-los incondicionalmente.

Conforme eles se aproximam do pólo lunar, Riker lembra o trio de que os mesmos problemas que os impediram de se transportar para a superfície antes iriam continuar. O'Brien diz que pode sobrepujar as dificuldades, e os três partem para a área de carga 4, com três reféns, incluindo Picard.

Ao chegar na área de carga, Troi revela que seu povo na verdade é um grupo de condenados, e a lua é uma colônia penal, de onde ela pretende escapar usando os corpos de tripulantes da Enterprise. Picard revela que irá abrir a comporta da área de carga e matar a todos na sala, incluindo a si mesmo, antes de arriscar a vida do resto de sua tripulação. Se qualquer outra escolha, os espíritos deixam a Enterprise e retornam à lua, e Troi, Data e O'Brien retornam ao normal.

 

Comentários:

"Power Play" é mais um episódio que lida com aspectos quase espirituais em Jornada nas Estrelas. Por mais que se dê ao franchise um aspecto científico à sua abordagem das histórias, fica muito claro que a posição dos que escrevem os episódios sempre foi a de reforçar a idéia de que exista uma alma, ou espírito, para cada ser vivo auto-consciente.

A consequência prática de ter isso como uma das premissas do universo da série é a produção de histórias que lidam com possessão de corpos. O exemplo mais óbvio disso na Série Clássica é o episódio "The Lights of Zetar" --longe de ser uma obra-prima. "Power Play" também não está muito distante de ser um remake daquele episódio.

A diferença básica, que joga em favor do episódio da Nova Geração, é que não conhecemos a natureza da possessão. Seriam de fato os espíritos dos tripulantes da Essex, após 200 anos de insanidade induzida pela ausência de corpos físicos? Ou criaturas alienígenas de outra natureza, se apropriando das identidades dos humanos mortos há dois séculos?

O desenrolar dessa premissa é conduzido com razoável dose de tensão, emoção e suspense, de modo a torná-lo melhor que seu equivalente temático clássico.

Mais uma vez os roteiristas recaem sobre um erro recorrente durante as últimas temporadas da Nova Geração: eles tratam Data como um equivalente humano. Se os espíritos são expulsos do corpo por uma substância química produzida quando há dor, não parece haver qualquer equivalência entre o mecanismo que poderia tirar o espírito de dentro de Data e o dos tripulantes humanos (o andróide não pode sentir dor, nem tem bioquímica similar à humana). Usa-se uma desculpa muito esfarrapada para incluir Data no mesmo saco dos outros.

Felizmente, esse remendo na história não é crucial para seu desenvolvimento, uma vez que Data acaba escapando da rajada que iria inflingir dor aos tripulantes afetados. Mesmo assim, essa antropomorfização excessiva do andróide acaba por tirar a característica mais interessante dele --justamente a sua não-humanidade, do ponto de vista biológico. Um ponto a menos para a caracterização do personagem.

Um contraponto interessante para a falta de desenvolvimento dos personagens é o estabelecimento de interessantes ítens de continuidade dentro da cronologia de Jornada nas Estrelas. Fala-se aqui da nave USS Essex, da classe Daedalus, que operou em nome da Frota Estelar e da Federação 172 anos antes do episódio, ou seja, na segunda metade do século 22.

Existem dados interessantes sobre a Daedalus (inclusive de seu design, predecessor às naves da classe Constitution, como a Enterprise NCC-1701), mas eles são em geral não-canônicos (nunca apareceram em nenhum episódio). O máximo que se pode dizer em favor da classe Daedalus é que Benjamin Sisko tinha um modelo em seu escritório do que se diz ser uma nave dessa classe. O modelo na verdade foi criado para inclusão no livro "Star Trek Chronology", de Michael Okuda e Denise Okuda.

Do ponto de vista técnico, o episódio não oferece nem destaques grandiosos, nem muitos deslizes. Tirando a sequência que mostra a nave auxiliar na turbulência (que está longe de ser convincente), o episódio é bem realizado como de costume.

 

Citações:

Data (possuído) - "You, Klingon, attack me. ...Or are you afraid?"
("Você, Klingon, me ataque. ...Ou está com medo?")
Worf - "I have no fear of death."
("Eu não tenho medo da morte.")
Data (possuído) - "And I have no fear of killing you."
("E eu não tenho medo de matar você.")

Trivia:

Durantes as filmagens Brent Spiner perdeu suas lentes de contato que transformavam seus olhos nos olhos de Data, e Marina Sirtis ficou tão suja de areia que teve que abandonar a filmagem, tomar um banho ao meio-dia, se vestir e se maquiar como Troi novamente, e voltar ao trabalho.

Após esse episódio só veremos Ro Laren em "Cause and Effect", daqui a três semanas.

Colm Meaney volta como O'Brien. O personagem não aparecia desde o episódio "The Game". Miles O'Brien voltará agora apenas em "Realm of Fear", episódio da próxima temporada.

 

Ficha técnica:

História de Paul Ruben e Maurice Hurley
Roteiro de Rene Balcer e Herbert J. Wright & Brannon Braga
Direção de David Livingston

Exibido em 24/02/1992
Produção: 115

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Rosalind Chao como Keiko O'Brien
Colm Meaney como Miles Edward O'Brien
Michelle Forbes como alferes Ro Laren
Ryan Reid como técnico do teletransporte
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador

Episódio anterior   |   Próximo episódio