A Nova Geração
Temporada 5

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
'High-concept' pouco inspirado se
beneficia dos carismáticos Romulanos

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 45092.4.

Após receber um sinal de socorro de uma nave científica Romulana, Picard surpreende alguns membros da tripulação ao enviar um grupo avançado para ajudar. Os oficiais Romulanos também ficam surpresos, mas também aliviados de serem resgatados. Durante a missão, Geordi descobre que um dos geradores da nave precisa de substituição. Ele e Ro se preparam para voltar à Enterprise para duplicar a peça, mas algo errado acontece durante o transporte. Após se desmaterializarem da nave Romulana, os dois não aparecem na Enterprise. Após várias tentativas de trazê-los de volta, Picard é obrigado a aceitar o fato de que seus colegas estão mortos.

Mais tarde, Ro misteriosamente aparece em um corredor próximo à enfermaria. Ela se encaminha para lá, onde Beverly Crusher está preparando seu atestado de óbito. Ela tenta dizer que está viva, mas ninguém a ouve. Ela fica em frente a todos, mas ninguém a vê. Na verdade, Picard acaba atravessando-a como se não estivesse lá. Por causa disso, Ro conclui que só pode estar mesmo morta.

A alferes acaba encontrando Geordi, que também está tendo as mesmas experiências estranhas. Embora os dois possam se ouvir, se ver e se tocar, eles parecem estar isolados do resto da nave. Ro diz a Geordi que acredita que estejam mortos e tenham retornado à nave como espíritos. Goerdi, entretanto, se recusa a aceitar essa explicação e começa a pensar em como descobrir o que está havendo.

Data fica encarregado da dupla tarefa de planejar o velório de seus colegas e de investigar a causa de suas mortes. Geordi está presente quando o andróide especula que o acidente pode ter tido algo a ver com o que ocorreu a bordo da nave Romulana. Ele e Worf retornam ao veículo alienígena, usando uma nave auxiliar, para investigar, e os invisíveis Geordi e Ro pegam uma carona com eles.

Uma vez na nave, os Romulanos agem de forma muito pouco cooperativa quando Data pede para tirar leituras da engenharia. Entretanto, eles falam livremente uma vez que o andróide deixa a sala, não sabendo que Geordi e Ro podem ouvir tudo que eles dizem. O par invisível logo descobre que os Romulanos estão testando uma nova tecnologia de camuflagem que funciona fazendo com que a matéria saia de fase com o resto do Universo, tornando-a invisível. Assim, eles percebem que não estão mortos --apenas acidentalmente camuflados.

Infelizmente, a dupla precisa conseguir um meio de se descamuflar antes que a Enterprise deixe a área, ou realmente acabarão mortos. Geordi descobre um modo de voltar à Enterprise, e Data nota um alto nível de campos chroniton na nave. Geordi percebe que são ele e Ro quem criam esses campos, ao entrar em contato com objetos pela nave. Eles tentam amplificar esse efeito quando Data ordena a descontaminação com ânions, partículas que agem tornando-os parcialmente visíveis. Eles percebem que precisam criar o maior número de campos de chroniton possíveis para que Data ordene uma descontaminação capaz de fazê-los reaparecer.

A dupla conduz o plano durante o velório, que mais parece uma animada festa. Eles criam um número enorme de campos de chroniton ao causar a sobrecarga de um disruptor Romulano que também estava camuflado. Data usa uma grande quantidade de ânions para dissipar os campos, mas, quando ele faz, a imagem dos dois desaparecidos volta a emergir --apenas por um breve momento.

Por sorte, Data e Picard conseguem vê-los e descobrem o que aconteceu. Eles inundam a sala com as partículas de ânions e Geordi e Ro se rematerializam, tranformando o velório em uma verdadeira celebração de suas vidas.

 

Comentários:

O roteirista Ronald D. Moore e "high-concepts" realmente não se bicam --a especialidade, neste caso, é de seu colega de Nova Geração Brannon Braga. "The Next Phase" representa exatamente isto --um escritor desenvolvendo uma história em uma praia que não é a dele.

O resultado é um episódio que, ainda que capaz de entreter, não pode ser considerado primoroso por nenhum aspecto. A idéia original do "high-concept", algo como "o que seria da Enterprise se dois de seus tripulantes achassem que haviam morrido e ficassem vagando pela nave?", está muito mais para uma história de terror do que de ficção científica. Em alguns casos, os gêneros são intercambiáveis. Infelizmente não era esse.

Por mais que haja a tentativa de dar uma roupagem científica ao fenômeno, não funciona. Não acha? Então explique por que Geordi e Ro podem atravessar paredes, mas conseguem andar pelo chão, que é feito do mesmo material. Ou ainda diga como eles faziam para respirar, se seu isolamento do mundo material deveria incluir todas as moléculas, inclusive as que compunham o ar. São questões simplesmente insolúveis, e que incomodam o telespectador mais exigente porque não aparecem apenas por um momento, mas permeiam toda a história. Em outras palavras, há uma exigência muito grande sobre a audiência para desligar o seu senso crítico. Simplesmente não funciona.

Outro problema é que os personagens não são postos para um grande propósito aqui. Se formos pensar bem, este é um episódio em que os protagonistas estão proibidos de interagir com os outros personagens! Geordi e Ro são utilizados aqui de forma coerente e competente, mas nada profunda. E, por incrível que pareça, a alferes, que é recorrente na série, é posta para melhor uso, ao questionar seus valores religiosos, do que o engenheiro-chefe da nave, que é regular! Pobre Geordi!

Pelo menos há algumas coisas também a elogiar, e esses fatores trazem bom entretenimento e, em certa medida, compensam pelos defeitos já apontados. Uma delas se resume em uma palavra: Romulanos. Os ardilosos alienígenas de orelhas pontudas sempre são uma grata visão em Jornada nas Estrelas, e aqui não é diferente. Do ponto de vista da trama Romulana, o enredo é bem desenvolvido --justamente por ser o ponto forte dos roteiros de Ron Moore.

É incômodo ver Romulanos e federados trabalhando tão bem no início do episódio, e existe uma sensação na audiência de que "algo está muito errado com tudo isso". Antes que os telespectadores possam pensar que há uma tremenda descaracterização dos vilões, descobrimos suas verdadeiras intenções. É um verdadeiro alívio ouvir o Romulano contar que pretende que a Enterprise voe pelos ares ao entrar em dobra --"a-há! Sabia que eles não podiam ser tão bonzinhos...", pensa a audiência.

Também é legal, apesar de trazer à tona todos aqueles problemas técnico-científicos da premissa, a perseguição entre o Romulano e Geordi e Ro, concluída com uma gélida morte para o malvadão no frio do espaço.

Por fim, o relacionamento entre Data e Geordi mais uma vez traz uma dose de emoção para os fãs de coração mais mole. Embora eles não troquem um abraço após o engenheiro retornar "à vida", é como se o fizessem --o que deixa a cena ainda mais tocante.

A "volta" de Geordi e Ro ao Universo da Enterprise também parece um tipo de homenagem à Série Clássica --o que não seria nada surpreendente, sabendo que o roteirista é Ron Moore. A aparição dos dois diante de Picard e Data parece muito com as sequências em que Kirk, supostamente morto, aparece brevemente diante de seus colegas da Enterprise, no episódio "The Tholian Web".

No fim das contas, "The Next Phase" é um episódio mediano, que compensa com o carisma de seus antagonistas e com momentos isolados as falhas inerentes à premissa. Trocando em miúdos, dá pro gasto.

 

Citações:

Ro - "La Forge."
("La Forge.")
La Forge - "Ro? Boy, am I glad to see you. And I'm really glad that you can see me. It's like... it's like I'm here but I'm not here."
("Ro? Rapaz, estou feliz em te ver. E estou feliz mesmo que você esteja me vendo. É como... é como se eu estivesse aqui mas não estivesse.")

Ro - "I don't have all the answers. I haven't been dead before."
("Eu não tenho todas as respostas. Nunca estive morta antes.")

Data - "I never knew what a friend was until I met Geordi. He spoke to me as though I were human. He treated me no differently from anyone else. He accepted me for what I am. And that, I have learned, is friendship."
("Nunca soube o que era uma amigo até conhecer Geordi. Ele falava comigo como se eu fosse humano. Ele não me tratava diferentemente de ninguém. Ele me aceitava pelo que eu sou. E isso, eu aprendi, é amizade.")

Trivia:

David Carson, o diretor deste episódio, comandou o primeiro filme da Nova Geração para o cinema, "Jornada nas Estrelas - Generations".

Este episódio era para ser um "money-saving show" (episódio barato, para economizar verba), porém, como já havia ocorrido com "Power Play", acabou saindo mais caro do que o planejado, já que em determinadas cenas era preciso mostrar os personagens atravessando paredes, como fantasmas. E haja efeitos especiais!

Perceba o erro de Picard quando se refere ao incidente cometido por Ro Laren no planeta Garon IV. Na verdade, o incidente ocorreu em Garon II, como foi dito em "Ensign Ro" e "Conundrum".

Embora não exista uma referência para a data estelar no diário do capitão neste episódio, ficamos sabendo que ele se passa em 45092.4 graças ao registro da suposta morte de Ro Laren no seu certificado de falecimento.

Susanna Thompson, que neste episódio interpreta a personagem Varel, ficou mais conhecida entre os fãs por ter interpretado posteriormente a Rainha Borg nos episódios "Unimatrix Zero" e "Dark Frontier", de Voyager. No filme "Primeiro Contato" e na conclusão de Voyager, "Endgame", a vilã foi interpretada por Alice Krige.

Thomas Kopache fez sua primeira aparição em Jornada neste episódio, como o Romulano Mirok. Mais tarde, em "Emergence", Nova Geração, ele faria um engenheiro; no filme "Generations", um oficial de comunicações; em "The Thaw", Voyager, Viorsa; e em dois episódios de Deep Space Nine, como pai de Kira Nerys, Kira Taban. A última aparição dele foi no piloto "Broken Bow", de Enterprise, como o Vulcano Tos.


 

Ficha técnica:

Escrito por Ronald D. Moore
Direção de David Carson

Exibido em 18/05/1992
Produção: 124

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Michelle Forbes como alferes Ro Laren
Thomas Kopache como Mirok
Susanna Thompson como Varel
Shelby Leverington como chefe de transporte Brossmer
Brian Cousins como Parem
Kenneth Messerole como alferes McDowell

Episódio anterior   |   Próximo episódio