A Nova Geração
Temporada 5

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
História apela para mirabolantes idéias
sci-fi, mas acerta em cheio com Data

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 45959.1.

A Enterprise é chamada à Terra para investigar evidências de visitas extraterrestres ocorridas no final do século 19, em San Francisco. Investigando uma caverna, cientistas encontraram traços de ondas triólicas, resultado de um sistema de energia bastante específico usado por apenas algumas poucas espécies alienígenas. Mas a maior evidência indicando a presença de interferência estranha naquele período é a cabeça de Data, encontrada também na caverna.

Conforme a peça é analisada e a identificação de que é de fato a cabeça do andróide é confirmada, todos ficam desconfortáveis com o aparente sinal da morte iminente de Data. Todos menos o próprio, que vê o fato como um sinal de que ele não precisa se preocupar com sua possível imortalidade, algo que o separava de sua ambição de se tornar mais humano.

Com base nas evidências, surge a hipótese de que os alienígenas podem ser capazes de se disfarçar como humanos. Os traços encontrados na caverna apontam para o planeta Devidia II. A Enterprise ruma para lá, mas não encontra nenhum sinal de vida. Em compensação, anomalias temporais são detectadas, juntamente com ondas triólicas idênticas às encontradas na Terra. Riker leva um grupo avançado à superfície, excluindo propositalmente Data. O andróide tenta argumentar contrariamente, mas Picard prefere a cautela. No planeta, Deanna Troi sente a presença de formas de vida atormentadas --humanos.

Data encontra traços de perturbações "sincrônicas" na área, que implicam que todas as formas de vida no planeta estão fora de fase com a tripulação da Enterprise, apenas por uma fração de segundo. É possível usar um campo subespacial para alinhar os dois grupos, mas a única ferramenta sensível o suficiente para o trabalho é o cérebro de Data. Ele se transporta e usa um gerador subespacial para se alinhar com os habitantes do planeta. Ele se comunica com o grupo avançado por meio de seu comunicador, modificado para suplantar a mudança de fase. Em compensação, a comunicação é de apenas uma via: Data não pode ouvir seus colegas.

Ao se ajustar à fase dos habitantes locais, Data observa alienígenas sem rosto. Ele encontra um criatura aprisionada em forma de cobra, que é transportada por dois dos alienígenas. Um tornado temporal de algum tipo ocorre e Data perde contato com o grupo, apenas um segundo antes de o gerador de campo subespacial aparecer na realidade em que está o grupo avançado, sem o andróide. 

Data, em contrapartida, desperta em San Francisco em 1893 e procura um quarto de hotel para se abrigar. Sem dinheiro, ele não pode alugar o quarto, mas ele descobre que há um jogo de pôquer acontecendo no hotel. Ele entra no jogo e ganha dinheiro suficiente para se manter indefinidamente. Ele fica amigo do atendente do hotel e o contrata para adquirir suprimentos para suas "invenções".

Enquanto o atendente corre para obter os suprimentos, um mendigo com quem Data falou antes é abordado por dois humanos bem-vestidos, um carregando uma bengala e outro, uma maleta. Enquanto o mendigo dá suas últimas tossidas, rumo a uma possível morte de cólera, um dos visitantes toca a maleta, que emite um raio que atinge o velho. Ele padece e um globo de energia sai de seu corpo e vai até a maleta. A dupla fecha a maleta e se afasta.

Simultaneamente, no século 24, a missão continua para a tripulação da Enterprise, que está preocupada com o destino de Data. Geordi começa a trabalhar em um equipamento para criar um campo subespacial mais estável e melhor. Guinan, logo em seguida, diz a Picard, de forma pouco esclarecedora, que ele deve acompanhar o grupo avançado, caso contrário os dois nunca irão se conhecer. Em San Francisco, a invenção misteriosa de Data continua avançando, mas ele interrompe o trabalho quando vê um anúncio em um jornal local para uma recepção literária, patrocinada por uma rica socialite: Guinan.

Nessa recepção, Guinan e Samuel Clemens (também conhecido como Mark Twain) estão tendo uma longa discussão quando Data invade o local. Ele tenta falar com Guinan, mas ela não mostra sinais de conhecê-lo. Quando ele menciona uma nave estelar, ela rapidamente assume um ar de amizade e o arrasta para um lugar mais vazio, no terraço. Ele explica a ela quem ele é e de onde ele vem. A explicação é interrompida, entretanto, pela atitude bisbilhoteira do sr. Clemens, que aparentemente ouviu tudo que Data disse.

No século 24, Picard assume o comando do grupo avançado e manda Worf de volta à nave. O campo é ativado e sintonizado, e eles se encontram no mesmo local em que estavam os alienígenas a quem Data se referiu: brilhantes, sem face, sentados e se alimentando. Os globos de energia, sua "comida", que Troi suspeita que sejam traços dos últimos momentos da vida de pessoas, e que elas todas morreram aterrorizadas. De repente, um portal brilhante se abre e dois alienígenas adentram, um deles carregando uma maleta. A maleta é conectada a um aparato perto do grupo avançado, e mais globos entram no sistema. O outro alienígena está carregando uma criatura similar a uma cobra, que reativa o portal. Os alienígenas voltam ao portal. Só que desta vez seguidos pelo grupo avançado. O portal de fecha.

Continua...

 

Comentários:

"Time's Arrow, Part I" tem um dos mais interessantes prólogos apresentados em A Nova Geração: a imagem da cabeça de Data toda danificada é um terrível aviso do que está para acontecer com o andróide. Preocupação que se torna ainda mais intensa quando nos lembramos de que se trata do final da quinta temporada. Se há um bom momento para dispensar um personagem regular, é o hiato entre uma temporada e outra.

Por sorte, o desespero nunca chegou a tomar conta. Picard já quase nos deixou, na virada do terceiro para o quarto ano; do quarto para o quinto era a vez de Worf. Nenhuma das ameaças se cumpriu. Portanto, não há razão para crer que seria diferente com Data.

Entretanto, dessa vez é diferente. Agora existe uma prova irrefutável e indiscutível da morte de Data: sua cabeça foi perdida no passado da Terra e, como ele mesmo diz, é difícil imaginar que essa situação vá ser mudada. O que deixa uma tremenda dúvida na cabeça do telespectador: como os roteiristas pretendem trazer nosso andróide favorito vivo e bem para o próximo ano?

A resposta, como não poderia deixar de ser, vai exigir grandes esforços de high-concepts e mirabolantes soluções de ficção científica de qualidade duvidosa. Em termos mais simples: "Time's Arrow, Part I" tem mais tecnobaboseira do que os limites saudáveis para qualquer fã de Jornada nas Estrelas. As ondas triólicas e as mudanças de fase subespaciais poderiam e deveriam ter sido deixadas de fora, em benefício de uma história que já era forte por si mesma, sem depender desses elementos amalucados. Tudo que a tecnobaboseira faz aqui é tornar o episódio mais difícil de entender, mas não o torna mais interessante por essa razão. Uma pena, sem dúvida.

Mesmo assim, trata-se de uma hora das mais interessantes, principalmente na porção livre da tecnobaboseira, em que Data precisa lidar com um desafio maior que ondas triólicas --o mundo dos humanos no século 19. A presença de Guinan na Terra ajuda a aumentar o mistério, o que é favorecido pela "necessidade" de Picard acompanhar o grupo avançado para poder conhecê-la, o que finalmente parece colocar alguma explicação à duradoura e misteriosa relação do capitão com a El-Aurian.

Data lidando com seu "amigo" atendente de hotel, dando a ele suntuosas gorjetas, esfolando arrogantes jogadores de pôquer, construindo seu suposto "motor para carruagem sem cavalo" e invadindo a reunião da socialite Guinan são momentos interessantes, somente suplantados pelo sabor de encontrar o escritor Mark Twain (ou Samuel Clemens, como ele prefere) em San Francisco. Embora seu papel na trama só se torne mais interessante na continuação do episódio, só sua presença "histórica" já serve como um belo aperitivo.

Data sem dúvida é a força motriz do episódio, e o personagem é recompensado por isso não só pelo tempo de tela e as boas cenas, mas principalmente pela nova apreciação que ganhamos do andróide em sua percepção da morte. O que para todos, por ser inevitável, é desagradável, para ele é extremamente salutar, justamente por ser absolutamente incerto. Morrer para todos é a consequência natural da vida, e algo que não se quer, mas para Data é uma chance de mais uma vez se tornar mais "vivo". Só morre quem vive. Nunca nenhum episódio havia explorado esse "complexo de vampiro" do andróide, e a ocasião para tal investigação não poderia ser melhor do que esta.

O retorno também vem para os outros regulares, especialmente Riker e Geordi, que precisam lidar com o que para eles é algo extremamente desconfortável. Ninguém está se sentindo bem com a morte certa do andróide e os atores fazem um bom trabalho para que percebamos isso.

O grande problema do episódio todo é que ele tem "metade da história" que já está resolvida --o "mistério" dos alienígenas já está muito claro na cabeça dos alienígenas quando termina a primeira parte, o que nos deixa apenas com a trama da sina de Data para trazer algum interesse. Por causa disso, o "cliffhanger" não poderia ser mais decepcionante: o grupo avançado segue os alienígenas pelo portal brilhante, sem saber que do outro lado os espera a San Francisco do século 19. Totalmente anticlimático, porque nós sabemos para onde eles estão indo, embora eles não tenham certeza. De toda forma, pela primeira vez na série temos um "cliffhanger" que não desperta a menor curiosidade sobre como tudo vai acabar.

Sorte que a cabeça deteriorada de Data ainda está guardadinha na Enterprise, nos lembrando de que ainda há algo a esperar do início da sexta temporada...

 

Citações:

Data - "It seems clear that my life is to end in the late 19th century."
("Parece claro que minha vida deve terminar no fim do século 19.")
Riker - "Not if we can help it."
("Não se pudermos evitar.")
Data - "There is no way anyone can prevent it, sir. At some future date I will be transported back to 19th century Earth where I will die. It has occurred. It will occur."
("Não há modo de alguém evitar isso, senhor. Em alguma data futura serei transportado de volta à Terra do século 19 onde eu morrerei. Aconteceu. Vai acontecer.")

Riker - "It's just that our mental pathways have become accustomed... to your sensory input patterns."
("É só que nossas estruturas mentais ficaram acostumadas... aos seus padrões de input sensoriais.")
Data - "I understand. I am also fond of you, commander. And you as well, counselor."
("Eu entendo. Eu também gosto de você, comandante. E de você também, conselheira.")

Guinan - "Do you remember the first time we met?"
("Você se lembra da primeira vez que nos encontramos?")
Picard - "Of course."
("Claro.")
Guinan - "Don't be so sure. I just mean... if you don't go on this mission, we'll never meet."
("Não esteja tão certo. Quero dizer... se você não for nesta missão, nunca vamos nos conhecer.")

Trivia:

Originalmente Rick Berman e Michael Piller haviam decidido que a quinta temporada da Nova Geração não terminaria com a primeira parte de um episódio duplo, como já havia acontecido na terceira ("The Best of Both Worlds") e na quarta ("Redemption") temporadas. Porém, com os planos para uma nova série de Jornada, Deep Space Nine, os dois acharam melhor fazer um episódio duplo com a primeira parte ao final da corrente temporada para que não surgissem boatos de que a Nova Geração acabaria em seu quinto ano.

"Time's Arrow" mostra a primeira real viagem no tempo da tripulação da Nova Geração. Durante a pré-produção do episódio, foi discutido se Picard e cia. voltariam para a década de 90, 60 ou 30, mas acabaram mesmo voltando em outro século que não o 20.

Três veteranos da Nova Geração fazem parte do elenco deste episódio de final de temporada. Ken Thorley ("Ensign Ro", do quinto ano, e "Schisms", do sexto ano), Jehhr Hardin ("When the Bough Breaks", do primeiro ano) e Marc Alaimo, que finalmente interpreta um humano, após aparecer como alienígenas diferentes em diversos episódios ("Lonely Among Us", como um Antican, "The Neutral Zone", como um Romulano, e "The Wounded", como um Cardassiano). Alaimo é mais conhecido como Gul Dukat, de Deep Space Nine.

Há um blooper praticamente impossível de detectar, a não ser que você seja um real caçador de erros. O jornal que Data lê aponta a data como "Sunday, August 11, 1893", ou seja, um domingo. Acontece que infelizmente esse dia na verdade foi uma sexta-feira.

O episódio foi indicado para um prêmio Emmy, por melhor figurino para uma série. Mas não levou.


 

Ficha técnica:

História de Joe Menosky
Roteiro de Joe Menosky e Michael Piller
Direção de Les Landau

Exibido em 15/06/1992
Produção: 126

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Whoopi Goldberg como Guinan
Jerry Hardin como Samuel Clemens
Michael Aron como atendente do hotel
Barry Kivel como o porteiro
Ken Thorley como o homem-do-mar
Sheldon Peter Wolfchild como Joe Falling Hawk
John M. Murdock como mendigo
Marc Alaimo como Frederick La Rouque
Milt Tarver como um cientista
Michael Hungerford como Roughneck

Episódio anterior   |   Próximo episódio