A Nova Geração
Temporada 6

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

Extras:

Referências
culturais

MANCHETE DO EPISÓDIO
Continuação mostra criatividade e
habilidade para usar os personagens

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 46001.3.

Samuel Clemens está convencido de que Data e Guinan são invasores do futuro e relata de forma vaga sua teoria a um repórter. Ele interrompe abrutamente seu discurso, entretanto, quando vê Data saindo de um prédio e caminhando pela rua. Ele segue o andróide, enquanto a seu lado passam os verdadeiros invasores alienígenas, disfarçados como um distinto casal da época.

Enquanto isso, Riker e a dra. Crusher, já vestidos apropriadamente, estão em um hospital à procura de sinais da ação dos alienígenas. Beverly descobre que muitas das vítimas da suposta epidemia de cólera morreram na verdade depois que sua energia neural foi totalmente drenada. Ela e Riker imaginam que os alienígenas viajaram de volta para essa época cheia de epidemias para poder usá-las como uma cobertura para suas atividades assassinas.

A dupla retorna ao apartamento onde todos estão hospedados e relata as descobertas, e Picard e seus comandados decidem se infiltrar no hospital para tentar pegar os alienígenas. Eles determinam que os alienígenas devem ser detectáveis a curta distância via tricorder, por conta de suas emissões triólicas, e notam que ainda não conseguiram contatar Data.

Nesse meio tempo, Sam Clemens consegue ir ao quarto de hotel de Data com a ajuda do atendente Jack, e em troca o aconselha a seguir seus sonhos e a escrever sobre eles. Satisfeito, Jack revela seu nome completo, Jack London, e diz que fará exatamente isso). Sozinho no quarto, Clemens pega um peça do estranho invento de Data como evidência do que estava ocorrendo, mas precisa se esconder rapidamente no armário quando Data retorna ao aposento com Guinan. Os dois discutem meios de chegar à caverna onde a cabeça de Data será encontrada no futuro, até que Data nota a falta de uma das peças de seu equipamento. Guinan imediatamente liga o sumiço a Clemens, e os dois o encontram dentro do armário.

Conforme Data recoloca a peça em seu lugar, Clemens aos brados defende suas ações em nome dos interesses de sua espécie e de sua época. Ele desafia o andróide a explicar suas andanças por toda a cidade à procura de um caverna, e acusa o par de planejar causar danos ao século 19 com tecnologia do futuro.

Algum tempo depois, o grupo avançado está trabalhando no hospital, instalando alarmes discretamente para acusar a presença dos alienígenas. Beverly, como enfermeira, é a primeira a notar o disparo do mecanismo e se move para interceptar o estranho médico e a enfermeira que apareceram ali. Sem uma palavra, eles começam a se mover na direção dela, mas ela é salva pela chegada do resto do grupo. Em inferioridade numérica, os dois alienígenas desaparecem, mas deixam para trás a bengala. O grupo prepara-se para deixar o local quando um policial chega e tenta impedi-los. Riker põe o oficial a nocaute e todos fogem. Com a polícia no encalço, a fuga só tem sucesso graças à ajuda de Data, que passava pelo local com uma carruagem, depois de ter sido avisado do "desaparecimento" dos alienígenas pelo detector de fendas temporais que construiu em seu quarto.

De volta ao quarto alugado, a equipe de Picard tenta ativar a bengala. Com um disparo de feiser, ela se torna a cobra que eles procuravam e causa pequenas rupturas no tempo. Entretanto, as fendas são muito pequenas e de duração muito curta. Será necessário um mecanismo para focalizá-las, eles concluem. O resto da equipe então parte para a caverna onde a cabeça de Data será encontrada, enquanto o andróide e Picard vão até a casa de Guinan. Lá, o verdadeiro "primeiro encontro" de Picard e Guinan acontece, e dessa vez Picard tem a vantagem de já saber quem ela é. 

Clemens, depois de descobrir que Data esteve envolvido na fuga do pessoal do hospital, dirige-se para a caverna. Lá Geordi descobre que as paredes servem como um sistema para focalizar as rupturas, uma "lente triólica", como ele define. Supondo que a caverna em Devidia II seja projetada similarmente, destruir aquele local poderia interromper as idas dos alienígenas à Terra.

Eles decidem tentar usar a cobra para voltar a seu século, mas são interrompidos pela súbita chegada de Clemens, que ameaça a todos com uma arma Colt-45 e exige que eles saiam. Nesse momento, entretanto, os alienígenas voltam a parecer e tentam recuperar a bengala. Data a pega de volta e subjuga o homem, logo antes de a bengala disparar. O primeiro disparo fere a alienígena disfarçada de mulher, e o secundo arranca a cabeça de Data e derruba todos no chão. Quando eles se recuperam, vêem a bengala sumir e um portal temporal se abrir. O alienígena homem corre por ele, e todo o grupo avançado, exceto por Picard (que ficou para cuidar de Guinan, ferida), vai atrás. Antes de o portal se fechar, Clemens também o atravessa. 

De volta a Devidia II, todo mundo parece bem, mas Riker fica insatisfeito ao ver Clemens lá. Eles encontram o corpo decapitado de Data (ainda segurando a bengala), e todos são levados a bordo da Enterprise. Lá, Geordi começa a tentar recolocar a cabeça que eles têm atualmente, enquanto Troi se voluntaria para dar a Clemens um tour.

No século 19, Picard cuida de Guinan. Embora ela esteja intrigada pela atitude generosa do capitão, ele revela que eles serão muito ligados no futuro (bem mais que amigos, ele define). Eles vêem a cabeça de Data, que Picard se refere à "história cumprindo a si mesma". 

No século 24, Guinan diz a Riker que não pode contar nada a ele, para não interferir com as ações que ele teria se não pudesse contar com o conhecimento dela do que aconteceu naquela caverna no século 19. Enquanto isso, Troi mostra a Clemens que não há monstruosidades na humanidade do século 24, e que todos os problemas que ele conhecia, como pobreza e conflito, foram eliminados. Chegando ao laboratório, Geordi ainda tenta religar Data, e Clemens encontra seu relógio. Ele agora lamenta por ter julgado mal o andróide.

Na Terra, Picard interroga a alienígena ferida, que insiste que eles precisam de energia humana e não tinham escolha a não ser fazer aquilo. Quando Picard revela seu plano de destruir a caverna em Devidia II, ela diz que o armamento da Enterprise vai só ampliar a distorção temporal e destruir a Terra. Morrendo, ela desaparece.

Enquanto Worf prepara um disparo de torpedos fotônicos para destruir a caverna, Geordi descobre que um filamento de ferro está prejudicando o funcionamento da cabeça de Data. Intrigado, ele se pergunta como aquilo foi parar lá.

Picard, no século 19, usa um filamento de ferro para codificar uma mensagem na cabeça de Data. Com um minuto no século 24 até que os torpedos sejam lançados, Geordi consegue religar Data, que compreende a mensagem de Picard e aborta o lançamento dos torpedos. Com o problema identificado, eles começam a modificar os torpedos de forma a destruir os alienígenas sem causar o abalo temporal.

Entretanto, ainda não há como trazer Picard de volta ao século 24. Beverly diz que o uso dos feisers só poderia abrir um portal forte o suficiente para o transporte de uma pessoa, ida e volta. Clemens se oferece para voltar a sua própria época e permitir o retorno de Picard ao futuro. Ele agradece Data por permitir a ele participar de uma nova aventura e se recuperar de sua amargura para com o futuro da humanidade.

Quando Picard está pronto para sair da caverna e ajudar Guinan, Clemens corre com instruções. Com menos de cinco minutos até a explosão dos torpedos em Devidia II, ele explica a situação a Picard e concorda em ajudar Guinan a receber tratamento. Picard se despede e deixa o local.

Riker ordena o disparo dos torpedos. Picard chega poucos instantes antes do impacto, mas é transportado em tempo de volta à Enterprise. A caverna é destruída, e o capitão agora tem um novo entendimento de sua relação com Guinan. No século 19, Clemens providencia o tratamento para Guinan e, sabendo do que vai acontecer no futuro, deixa seu relógio na caverna, a apenas alguns metros de onde está a cabeça de Data.

 

Comentários:

A conclusão de "Time's Arrow" consegue ser melhor que a abertura, por evitar se fechar muito sobre a premissa altamente complexa da viagem temporal e dos fantasmagóricos alienígenas comedores de almas humanas e se abrir para as possibilidades que colocar nossos heróis no século 19 abrem.

Claro, não foi possível esquecer as ondas triólicas, a bengala-cobra e o conceito radical de alienígenas viajando no tempo com o único propósito de extrair a energia neural de humanos indefesos, mas finalmente foi possível trabalhar com todos esses conceitos em paralelo à evolução dos personagens.

Essa maior atenção à tripulação, que agora está toda no século 19, teve como efeito colateral a redução da importância de Data em toda a trama. Se a primeira parte da história era praticamente exclusiva dele, nesta segunda, os papéis se invertem, e a tripulação ganha os holofotes em um episódio no estilo "À Procura de Data".

De uma forma ou de outra, nenhum personagem principal foi esquecido: Beverly teve um papel importante detendo os alienígenas no hospital, Riker esteve hilário levando o oficial da polícia de San Francisco a nocaute, Geordi teve papel fundamental na volta à Enterprise, restaurando a "saúde" de Data, e a cena em que os tripulantes se fingem de uma trupe de atores para ludibriar a pobre dona do apartamento alugado, envolvendo-a em uma encenação de "Sonho de uma Noite de Verão" como Titania, é uma pérola. Momentos como esse fizeram da conclusão de "Time's Arrow" um episódio muito mais "saboroso" que sua primeira parte.

Aqui também temos a chance de observar mais Samuel Clemens, vulgo Mark Twain, em ação. E o escritor "mala-sem-alça" é outro personagem que lamentamos não poder ver mais. Para quem não está tão familiarizado com Twain, talvez não seja tão legal, mas uma boa comparação para os brasileiros seria imaginar a aparição de Machado de Assis em um episódio. Por mais que ela seja insignificante, trará algo de especial para a audiência. (Se você quer participar da magia disso e se apaixonar por Mark Twain, clique aqui.)

E neste caso, foi muito mais que isso. Clemens atua de forma importante na história, e, ao final, é ele quem fornece a chave para que Picard possa ser salvo, concluindo uma intrincada história de viagem temporal que, pasme, não deixa seqüelas.

Se há uma coisa impressionante neste episódio, é a capacidade dos roteiristas de atar todos os nós desatados nessa maluca premissa de viagem no tempo, resolvendo todos os problemas sem "alterar" nenhum dos eventos originalmente mostrados. A forma como Data evita sua própria morte e mesmo assim cumpre a profecia de perder sua cabeça no século 19 é brilhante e não permite que o telespectador adivinhe até que a situação esteja iminente. Realmente um golpe de criatividade que não se costuma ver sempre.

Também é bastante interessante o estabelecimento do "verdadeiro" início do relacionamento entre Picard e Guinan. Todo o enlace temporal realmente faz da situação algo que só poderia mesmo ir "muito além da amizade". Imagine você encontrar um velho amigo que, em contrapartida, nunca te viu antes. Suas ações certamente o irão cativar enormemente, por sua simpatia e amizade aparentemente inexplicáveis. Então, anos depois, esse sujeito o encontra e demonstra todo o seu afeto para com você, e você nem sabe quem ele é! Essa amizade forçosamente intensa e sem paralelos só podia mesmo produzir um relacionamento dos mais misteriosos. E ao final de "Time's Arrow" Picard entende como tudo isso foi acontecer.

A resposta é especialmente inteligente porque permite que entendamos como a coisa toda foi ficar tão intensa entre os dois, mesmo sem termos detalhes muito relevantes do que realmente se passou depois entre a dupla, reforçando a amizade pelo lado de Picard. Esse perpétuo mistério deixou o terreno fértil para que outros pudessem explorá-lo em futuros episódios ou filmes (o fato de que nenhum roteirista fez isso não invalida a inteligência estratégica dos produtores nesse ponto do jogo).

Do ponto de vista de valores de produção, o episódio é impressionante. Além da recriação fiel da San Francisco do século 19, há também um trabalho de figurino e estilo impressionante. Veja por exemplo o penteado de Riker, com o cabelo impecavelmente repartido e devidamente tratado com gel. Ou ainda os coques de Troi ou Beverly. Tudo é recriado com fidelidade e qualidade.

A direção também vai muito bem, com tomadas incríveis que dizem por si só o quanto "a história precisa satisfazer a si mesma". A cena de conclusão do episódio, com Clemens deixando seu relógio na caverna e a câmera se deslocando para mostrar a cabeça de Data é brilhante e dá um sentido de fechamento para a história que poucos episódios conseguiram até hoje. Começamos "Time's Arrow" com a cabeça de Data (no prólogo da primeira parte) e terminamos do mesmo jeito, atando as duas pontas. "Um círculo completo", como diria Guinan.

A única crítica que pode ser feita na verdade é uma herança inevitável da primeira parte --alienígenas que mais parecem (e se comportam como) fantasmas e são criados com o fim de serem os "monstros da semana", com direito a uma ferramenta que mais parece uma cobra saída direto do inferno.

Algo mais sutil e interessante viria mais a calhar, até para tirar o aspecto "ferramenta da história" que os aliens têm. De toda forma, diante do que havia sido a primeira parte, não havia muita opção.

Apesar disso, não seria exagero dizer que a sexta temporada de A Nova Geração começou com o pé direito.

 

Citações:

Riker - "I just want you to know I have the outmost respect for the law."
("Eu só quero que saiba que tenho o maior respeito pela lei.")

Guinan - "Do you know me?"
("Você me conhece?")
Picard - "Very well."
("Muito bem.")
Guinan - "Do I know you?"
("Eu te conheço?")
Picard - "Not yet. But you will."
("Ainda não. Mas vai conhecer.")

Guinan - "I'll see you in 500 years, Picard."
("Vejo você em 500 anos, Picard.")
Picard - "And I'll see you in a few minutes."
("E eu vejo você em alguns minutos.")

Trivia:

William Boyett, que aqui interpreta um policial, já fez um papel semelhante no episódio “The Big Goodbye” da primeira temporada. Lá, ele interpretou outro policial, mas dessa vez no holodeck. 

Alexander Enberg, que faz o jovem repórter, volta a participar da série no episódio do sétimo ano “Lower Decks”. Pamela Kosh, a senhorita Carmichael, participará do episódio final da Nova Geração, “All Good Things...”.

Ao contrário da primeira parte, aqui as cenas externas não foram filmadas em locações mas sim na novíssima rua de Nova York construída dentro dos estúdio da Paramount.


Ficha técnica:

História de Joe Menosky
Roteiro de Jeri Taylor
Direção de Les Landau

Exibido em 21/09/1992
Produção: 127

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Whoopi Goldberg como Guinan
Jerry Hardin como Samuel Clemens
Pamela Kosh como senhora Carmichael
William Boyett como um policial
Michael Aron como Jack (London), o mensageiro
Bill Cho Lee como um paciente
James Gleason como dr. Appollinaire
Mary Stein como uma enfermeira
Alexander Einberg como o jovem repórter
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador

Episódio anterior   |   Próximo episódio