A Nova Geração
Temporada 6

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

Extras:

Referências
culturais

MANCHETE DO EPISÓDIO
Episódio traz Scotty para o melhor
tratamento já dado ao personagem

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 46125.3.

A Enterprise detecta um sinal de emergência da USS Jenolen, uma antiga nave da Federação perdida há 75 anos. Ao interromper seu curso para investigar, Picard e sua tripulação descobrem que a velha nave se chocou com uma Esfera Dyson --um enorme globo que envolve uma estrela inteira, construído por uma espécie extremamente avançada.

Fascinados pela descoberta, eles determinam que os sistemas de suporte à vida da Jenolen ainda estão operando em níveis mínimos, embora não haja sinais de vida. Riker se teleporta para a nave, junto com Geordi e Worf. O engenheiro-chefe verifica que o teletransporte ainda está ativo, mas preso em um estranho modo de diagnóstico que conservou um padrão molecular no buffer do equipamento por todo esse tempo. Ao tirar o equipamento do loop, Geordi e Riker se surpreendem quando o engenheiro Montgomery Scott se materializa na plataforma.

Ferido e com um braço imobilizado, Scotty se apressa para os consoles, na tentativa de tirar outra pessoa que estava presa no ciclo do transporte, mas infelizmente o padrão de seu colega sobrevivente se perdeu ao longo dos anos, por uma falha no equipamento. Riker, La Forge e Worf voltam à Enterprise, trazendo junto o engenheiro resgatado.

Ele é levado à enfermaria, onde a doutora Crusher rapidamente o diagnostica com uma pequena fratura no braço e recomenda repouso. Enquanto isso, Picard vai até lá visitar Scotty, com quem ele estabelece uma empatia imediata e uma vontade de ouvir mais das histórias do velho engenheiro a respeito do século 23. Scotty promete contar tudo a ele mais tarde. Satisfeito, o capitão pede a Geordi que volte à engenharia para seguir com as análises da Esfera Dyson. Scotty quer ir à engenharia junto com o engenheiro-chefe, mas é dissuadido da idéia. Em vez disso, o hóspede é levado a seus aposentos.

Não demora muito, entretanto, para que ele fique enfadado e resolva ir à engenharia por si mesmo. Chegando lá, Geordi tenta lidar com ele, mas uma vez que Scotty interfere continuamente no trabalho, atrasando-o, o engenheiro-chefe é obrigado a ser ríspido e a pedir que ele os deixe trabalhar. Irritado e deslocado, Scotty vai até o bar panorâmico. Depois de uma rápida e desagradável experiência com o sintehol, Data serve a ele uma bebida legitimamente alcoólica. De posse da garrafa, Scotty parte para o holodeck, onde ele visita uma recriação da ponte da Enterprise original (NCC-1701).

Sentado em sua estação na ponte, Scotty bebe em homenagem aos velhos amigos há muito desaparecidos, mas é interrompido por Picard. O capitão quer ouvir mais de Scotty, e os dois trocam lembranças afáveis sobre a Enterprise e a Stargazer. Mas nada faz com que o engenheiro supere a sensação de envelhecimento e inutilidade que está emergindo de sua defasagem com relação à tecnologia da época.

Ciente da tristeza de Scotty, Picard chama La Forge e pergunta se não poderia ser útil tentar recuperar os registros feitos pela Jenolen da Esfera Dyson. Ele pede que seu engenheiro acompanhe Scotty até a velha nave, onde ele terá mais utilidade que qualquer tripulante da Enterprise-D. A dupla de engenheiros desce então à Jenolen e começa a trabalhar nos sistemas.

Enquanto isso, a Enterprise encontra o que parece ser uma escotilha na superfície da Esfera Dyson. Detectando um sistema de comunicação perto da escotilha, eles abrem frequência de saudação. Em vez de obter resposta, a nave é capturada por um raio trator e a escotilha gigantesca se abre. A Enterprise é arrastada para dentro da esfera. E, graças ao esforço executado pelos motores para combater o raio trator, agora a nave está sem sistema de impulso, sendo atirada diretamente para o centro da esfera, onde há uma estrela do tipo G. A Esfera está totalmente desabitada, abandonada pela raça que a construiu depois de a estrela interna começar a se tornar instável.

Usando todos os recursos disponíveis, a Enterprise consegue se colocar em órbita da estrela, mas seus problemas estão longe de terminar. A nave está presa dentro da esfera, e uma tempestade solar ameaça destruí-la em pouco tempo. A única chance é encontrar uma forma de sair.

Na Jenolen, Scotty e La Forge dão pela falta da Enterprise e, graças aos reparos nos sensores da nave, concluem que ela foi levada para dentro da esfera. Deduzindo tudo que aconteceu, eles bolam um plano. Vão ativar o sistema de comunicação da esfera, exatamente como fez a Enterprise, mas não estarão perto o suficiente para serem capturados pelo raio trator. Assim que a escotilha da esfera estiver aberta, eles colocarão a Jenolen --cujos motores de impulso eles acabaram de reparar-- bem no meio, mantendo "o pé na porta", enquanto a Enterprise tem tempo de escapar.

A princípio, Geordi não acredita que eles conseguirão, mas eventualmente Scotty o convence a confiar nele, e o plano funciona. A Enterprise é obrigada a destruir a Jenolen antes de sair, mas não sem transportar Geordi e Scotty a bordo.

Sãos e salvos, Geordi e Scotty compartilham da camaradagem de terem ambos sido engenheiros-chefes da Enterprise. E, finalmente, Picard decide dar a Scotty uma nave auxiliar, que ele poderá usar para ir onde quiser e aproveitar sua merecida aposentadoria.

 

Comentários:

"Relics" apresenta a melhor forma já utilizada para levar um personagem da Série Clássica ao século 24. Fugindo dos tradicionais clichês de viagem no tempo, a ida de Scotty à Enterprise-D não só é perfeitamente factível, nos termos do que entendemos do funcionamento do transporte, como faz jus à fama lendária do engenheiro de "milagreiro". Todo mundo há de convir que não poderia haver nada melhor que uma mágica de engenharia para garantir a sobrevivência de Scotty, em suspensão, por quase um século.

Só por isso, o segmento já mereceria figurar entre os melhores da temporada e da série toda. Mas esse é só o primeiro lampejo de brilhantismo de um episódio que consegue compactar uma quantidade imensa de informação e desenvolvimento de personagens em apenas 45 minutos.

Normalmente, um episódio de A Nova Geração teria por obrigação centrar-se em um dos personagens regulares da série. Essa regra de ouro, estabelecida por Michael Piller a partir da terceira temporada da série, felizmente foi esquecida aqui, dadas as circunstâncias incomuns. A exceção à regra dá bons frutos e temos aqui, paradoxalmente, o melhor tratamento já dado a Montgomery Scott em toda a história de Jornada nas Estrelas.

A angústia vivida pelo personagem durante o episódio --a de que ele sobreviveu à necessidade que poderiam ter dele-- é a mesma que Kirk e Spock são obrigados a encarar em "Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida". Ela de certa forma encarna todo o sentimento dos fãs de Jornada com relação à série original, após o estabelecimento de A Nova Geração. Por essa razão, o episódio funciona aqui como uma meta-análise do momento pelo qual vivia o franchise, feito de forma muito mais carinhosa do que o grosseiro "Generations", em que Picard enterra o capitão Kirk.

Aqui, temos Picard reverenciando Scotty, demonstrando preocupação pelo engenheiro e querendo ouvir mais sobre as lendárias experiências do colega de Kirk, o que mostra um genuíno afeto por parte do roteirista Ron Moore para com a Série Clássica e uma vontade de toda a produção de realmente prestar um tributo aos pioneiros de Jornada, em vez de simplesmente explorar sua imagem em busca da audiência.

Todo esse sentimento produz várias cenas de intensa emoção, que culminam com a nostálgica visita de Scotty à ponte da Enterprise clássica. É nessas horas que percebemos como Roddenberry realmente foi bem-sucedido em seu desejo de transformar a Enterprise em mais um personagem de sua série. Entrar na ponte com Scotty aqui nos traz sensação semelhante à de encontrarmos um velho amigo, após anos sem nos vermos.

O episódio consegue trabalhar muito bem o fato inevitável de Scotty estar extremamente defasado tecnologicamente e mesmo assim preservar a integridade do personagem, mostrando o quão genial ele pode ser. Mesmo sem o mesmo conhecimento técnico, ele dá banhos de engenharia em Geordi, principalmente quando o assunto é improvisar --o que mostra também o quão pouco qualificado La Forge está para "calçar os sapatos" do antigo engenheiro-chefe da Enterprise.

Não há uma cena com Scotty que não funcione neste episódio. Ele está perfeito com Picard, com La Forge e com Data, os três principais focos da interação do engenheiro com a tripulação da Enterprise-D. Não faltam bons diálogos (como você pode constatar abaixo).

Finalmente, como se tudo isso ainda não bastasse, temos a introdução de um conceito científico interessante, nunca antes usado em Jornada: a Esfera Dyson. Realmente, é um pouco triste acabarmos sem conhecer quem a construiu e que fim essas pessoas tiveram, mas só o fato de ele terem usado o conceito agora, mesmo que com pouca profundidade, já ganha mais pontos, por se tratar de uma obra-prima da engenharia --algo metaforicamente importante para o episódio, que deveria falar mais alto ao coração dos engenheiros.

Tecnicamente, o episódio é primoroso. A sequência mais difícil, a de Scotty na Enterprise clássica, é perfeita, e também o são as cenas espaciais, que envolvem a Esfera Dyson (do lado de dentro e do lado de fora) e a Enterprise. O único defeito realmente assumido do episódio está no roteiro --como diabos Scotty e La Forge foram teleportados da Jenolen com seus escudos erguidos?--, mas, como disse Ron Moore, isso poderia ser facilmente resolvido com uma linha de diálogo, e estou disposto a aceitar que essa linha foi dita fora de tela, sem que nenhum de nós tenha visto.

De resto, "Relics" é um episódio que fala realmente ao coração, usando uma premissa criativa e verossímil para trazer a bordo da Enterprise-D um dos personagens mais queridos da história de Jornada. Não teria como ser melhor.

 

Citações:

Geordi - "Yeah, but locking it into a diagnostic cycle so that the pattern wouldn't degrade and then cross-connecting in the phase inducers to provide regenerative power source, that's absolutely brilliant."
("Sim, mas travar em um ciclo de diagnóstico para que o padrão não degradasse e então fazer uma conexão cruzada nos indutores de fase para fornecer uma fonte de energia regenerativa, isso foi absolutamente brilhante.")
Scotty - "Well, I think it was only 50% brilliant. Franklin deserves better."
("Bem, acho que foi apenas 50% brilhante. Franklin merecia mais.")

Scotty - "Well, I say this about your Enterprise. The doctors are a fair sight prettier."
("Bom, digo isso sobre sua Enterprise. Os doutores são bem mais bonitos.")

Beverly - "Other than a few bumps and bruises I say you feel fine for a man of 147."
("Além de umas poucas pancadas e arranhões, diria que você se sente bem para um homem de 147 anos.")
Scotty - "And I don't feel a day over 120."
("E eu não me sinto nem um dia além dos 120.") 

Scotty - "You mind a little advice? Starfleet captains are like children. They want everything right now and they want it their way. But the secret is to give them only what they need, not what they want."
("Você quer um pequeno conselho? Capitães da Frota Estelar são como crianças. Eles querem tudo agora e querem do jeito deles. Mas o segredo é dar a eles apenas o que precisam, não o que querem.")
Geordi - "Yeah, well, I told the captain I will have this analysis done in an hour."
("Sim, bem, eu disse ao capitão que teria essa análise feita em uma hora.")
Scotty - "How long will it really take?"
("Quanto realmente vai levar?")
Geordi - "An hour."
("Uma hora.")
Scotty - "Oh, You did't tell him how long it would REALLY take, did you?"
("Oh, você não disse a ele quanto REALMENTE ia levar, disse?")
Geordi - "But of course I did."
("Mas claro que sim.")
Scotty - "Oh, laddie. You got a lot to learn if you want the people to think of you as a miracle worker."
("Oh, laddie. Você tem muito a aprender se quiser que as pessoas pensem em você como um milagreiro.")

Scotty - "You are not quite... human, are you?"
("Você não é muito... humano, é?")
Data - "No, sir. I am an android. Lieutenant commander Data."
("Não, senhor. Sou um andróide. Tenente-comandante Data.")
Scotty - "Synthetic scotch, synthetic commanders..."
("Scotch sintético, comandantes sintéticos...")

Scotty - "What is it?"
("O que é?")
Data - "It is... it is... It is green."
("É... é... é verde.")

Computador - "Please, enter program."
("Por favor, entre com o programa.")
Scotty - "The android at the bar said you could show me my old ship. Let me see it!"
("O andróide no bar disse que você poderia me mostrar minha velha nave. Deixe-me vê-la!") 
Computador - "Insufficient data. Please specify parameters."
("Dados insuficientes. Favor especificar parâmetros.") 
Scotty - "The Enterprise! Show me the bridge of the Enterprise, you chattering piece of--"
("A Enterprise! Mostre-me a ponte da Enterprise, sua peça falante de--" )
Computador - "There have been five Federation ships with that name. Please specify by registry number."
("Houve cinco naves da Federação com esse nome. Favor especificar por número de registro.") 
Scotty - "N-C-C-1-7-0-1. No bloody 'A', 'B', 'C', or 'D'." 
("N-C-C-1-7-0-1. Sem droga de 'A', 'B', 'C' ou 'D'.")

Geordi - "You know, if we can get these engines back on line, we could track them with their impulse ion trail."
("Sabe, se nós pudermos fazer esses motores funcionarem, nós poderíamos rastreá-los com seu rastro iônico de impulso.")
Scotty - "Are you deaft?? The main drive assembly's shot, the inducers are melted, the power couplings are wrecked, we need a week just to get started! But... we don't have a week, so we've no sense crying about it. Come on, we'll see what we can do with your power converter."
("Você está surdo?? A montagem do motor principal está destruída, os indutores derretidos, os alinhadores de força acabamos, precisamos de uma semana só para começarmos. Mas... não temos uma semana, então não faz sentido chorar sobre isso. Venha, vamos ver o que podemos fazer com seu conversor de força.")

Trivia:

Essa é a terceira vez que um ator regular da Série Clássica aparece em A Nova Geração. Antes de James Doohan (Scotty), já haviam feito aparições DeForest Kelley (McCoy), em "Encounter at Farpoint", e Leonard Nimoy (Spock), em "Unification".

Para saber tudo sobre os bastidores do episódio, clique aqui.

Para saber tudo sobre o que é uma Esfera Dyson, clique aqui.


Ficha técnica:

Escrito por Ronald D. Moore
Direção de Alexander Singer
Exibido em 12/10/1992
Produção: 130

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

James Doohan como capitão Montgomery "Scotty" Scott
Lanei Chapman como alferes Ragar
Erick Weiss como alferes
Stacie Foster como tenente Bartel
Ernie Mirich como garçom
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador

Episódio anterior   |   Próximo episódio