Uma Breve História da Série Clássica 


Em 1964, Gene Roddenberry criou Jornada nas Estrelas (Star Trek), com o intuito de inovar na televisão, mostrando seriedade, temas atuais e muita aventura em uma série de ficção científica centrada nas viagens uma nave espacial.

O primeiro piloto, "The Cage", foi rejeitado pela rede NBC por ser considerado inteligente demais para a TV. Além disso, tínhamos uma mulher (inteligente) ocupando a posição de primeiro-oficial na Enterprise, o que poderia ter trazido um certo desconforto na época. 

Reconhecendo o potencial da série, a rede encomendou um novo piloto e fez algumas exigências, ou seja, nada de mulher como primeiro-oficial, mais aventura e mais humor. O resultado foi o episódio "Where No Man Has Gone Before". O único personagem aproveitado do primeiro piloto foi Spock.

A primeira temporada da série apostou mais no trio principal, o capitão James Kirk, seu primeiro-oficial e oficial de ciências Vulcano Spock e o médico de bordo, Leonard McCoy. Com seus roteiros sofisticados, Jornada nas Estrelas se mostrou de cara uma alternativa mais inteligente às demais séries de ficção da mesma época e conquistou um grupo leal de fãs.

O segundo ano manteve e até aumentou o padrão de qualidade da série, contando com episódios clássicos como "The Doomsday Machine", "Amok Time" e "Mirror, Mirror". Agora, além do grande trio, os produtores apostaram timidamente em desenvolver um pouco mais os outros personagens. Os que se deram melhor foram o engenheiro-chefe Montgomery Scott e um recém-chegado à trupe: o alferes Pavel Chekov. De origem russa, o personagem se juntou ao elenco neste segundo ano, produzido no auge da Guerra Fria, mostrando mais uma vez a veia revolucionária da série.

O terceiro ano marcou a decadência da série, com cortes violentos no orçamento e roteiros que algumas vezes beiraram o ridículo. Ainda assim tivemos bons episódios como "The Enterprise Incident" e "Is There in Truth No Beauty?". Um horário totalmente inadequado, nas noites de sexta, foi o beijo da morte para o programa. Após a exibição do episódio 79, a série foi cancelada.

Alguns anos depois surgiram as reprises em outros canais e Jornada nas Estrelas obteve sucesso absoluto. O número de fãs cresceu exponencialmente e a série chegou ao status de cult, dando origem a uma franquia que rende frutos até hoje.

Elenco:

William Shatner - James T. Kirk
Leonard Nimoy - Spock
DeForest Kelley - Leonard McCoy
James Doohan - Montgomery "Scotty" Scott
George Takei - Sulu
Nichelle Nichols - Uhura
Walter Koenig - Pavel Chekov