Série Clássica
Temporada 1

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
História se apóia em verossimilhança
e proporciona evolução de personagens

Episódio anterior  |  Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 1512.2.

Ao explorar uma região não-mapeada do espaço, a USS Enterprise encontra uma bóia espacial alienígena em formato de cubo. O artefato tinha como objetivo afastar naves passantes, bloqueando o caminho à frente.

Quando a bóia começa a emitir níveis intoleráveis de radiação, Kirk ordena um disparo de feisers para destruí-la. A nave prossegue no mesmo curso, na esperança de encontrar a civilização responsável pelo bloqueio, o que não tarda a acontecer. Uma nave gigantesca e esférica, a Fesarius, logo intercepta a Enterprise, capturando-a. 

Um ser que se identifica como Balok entra em contato e diz a Kirk que a Enterprise violou o espaço da Primeira Federação e por isso será destruída. Kirk, aplicando um blefe reminiscente de jogos de pôquer, tenta convencer Balok de que um dispositivo chamado Corbomite causa a destruição imediata de qualquer nave que ataque a Enterprise. 

Acreditando em Kirk, a Fesaruius decide cancelar a destruição da Enterprise e apenas levá-la sob custódia até um planeta da Primeira Federação, onde a tripulação seria desenbarcada e a nave desmontada.

Uma pequena nave sai da Fesarius e trava um raio trator na Enterprise, conduzindo-a a seu destino. Após forçar os motores ao máximo, Kirk consegue escapar do raio trator, causando a debilitação da nave inimiga, que então envia um pedido de socorro à Fesarius.

Kirk, McCoy e o tenente Bailey formam um grupo que irá à nave alienígena para prestar assistência. Ao chegar lá, eles descobrem que os dois veículos eram comandados por apenas uma entidade amigável e parecida com uma criança. Ela usava a imagem antes vista pela Enterprise apenas como uma imagem para intimidar potenciais inimigos, sabendo que sua real estatura seria muito menos assustadora.

O grupo descobre também que a nave alienígena não foi danificada, mas que Balok estava apenas testando a Enterprise para ver se seus tripulantes eram tão pacíficos quanto diziam ser.

O encontro termina com o estabelecimento de relações diplomáticas entre as duas federações, e o tenente Bailey fica a bordo da Fesarius como um estudante em intercâmbio para aprender os costumes alienígenas e ensinar os valores da Federação.


Comentários:

"The Corbomite Maneuver" é uma história que trabalha acima de tudo com a verossimilhança, abordando as dificuldades que permeiam o primeiro contato com outras culturas. Na colcha de retalhos entram a incompreensão, a desconfiança e a falta de comunicação entre as partes envolvidas.

Por ser apenas o primeiro episódio regular da série, após os pilotos "The Cage" e "Where No Man Has Gone Before", ele talvez ainda não tenha pego totalmente o ritmo que seria imprimido nos segmentos posteriores. Há até quem diga que o andamento seguido aqui é um pouco arrastado --mas seguramente nada que desmereça a execução dessa boa história.

O enredo faz bom uso do tradicional estilo "monstro da semana", adotado por praticamente todas as séries de ficção científica da época, justamente por subverter totalmente o conceito no final do episódio. A mensagem é clara: as aparências enganam. Balok não é nada do que deveria ser, levando em conta sua caracterização inicial.

Trata-se de um episódio bem forte na construção dos personagens da série. Leonard Nimoy até costuma dizer que Spock de fato nasceu dentro dele durante a produção deste segmento. E ele pode muito bem ter razão: a verdadeira fireza de Spock começa a brotar nesse episódio. Mas ninguém sai ganhando mais do que o bom e velho capitão Kirk, que estabelece aqui sua extraordinária presença no centro da ponte.

Kirk é um líder nato e a tripulação claramente demonstra sua confiança nele. Bailey aparentemente foge ao tom, ao questionar seu capitão. Na verdade, este personagem está lá para representar o telespectador --um sujeito comum, sensibilizado por todos os perigos e as emoções da exploração espacial. Ele só passa a ser realmente um tripulante e a reconhecer a ascendência de Kirk após o capitão o dispensar do serviço.

McCoy já começa a desenvolver sua amizade com Kirk, assim como sua rabugice habitual, embora ainda não seja o contraponto para Spock que se tornaria posteriormente. (Essa relação só surgiria muito mais tarde, em grande parte por obra do roteirista e produtor Gene Coon.)

Scotty aparece pouco, mas quando o faz, abrilhanta o episódio. Sulu e Uhura não passam de mais dois tripulantes da Enterprise, sem qualquer destaque especial. E a ordenança Rand, então, nem se fala: a empregadinha do capitão. Sinal dos tempos...

Os diálogos, imbuídos de algumas sensacionais tiradas de humor, já começavam a mostrar todo o carisma dos personagens.

O episódio está cheio de tomadas espaciais feitas especialmente para a ocasião, fugindo ao padrão tradicional "Enterprise em órbita do planeta". Os efeitos, se não são tecnicamente perfeitos, ao menos dão uma noção exata do que está acontecendo, do tamanho e da forma das naves, algo não muito comum na Série Clássica.

Balanço final: um grande episódio, construído sobre bases sólidas e com boa caracterização dos personagens. Dificilmente alguém poderia pedir mais de um episódio de abertura de uma série.


Citações:

McCoy - "If I jumped every time a light came on around here, I'd end up talking to myself."
("Se eu ligasse para cada vez que uma luz piscasse por aqui, eu acabaria falando sozinho.")

Bailey - "Raising my voice back there doesn't mean I was scared or couldn't do my job. It means I have a human thing called an adrenaline gland."
("Levantar o tom de voz lá atrás não significava que eu estava assustado ou não podia fazer meu trabalho. Significa que eu tenho uma coisa humana chamada glândula de adrenalina."
Spock - "It sounds most inconvenient. Have you considered having it removed?"
("Parece muito inconveniente. Você já considerou a possibilidade de extraí-la?")

Kirk - "Not chess, Mr. Spock... Poker! Do you know the game?"
("Não zadrez, sr. Spock... Pôquer! Conhece o jogo?")


Trivia:

O episódio, primeiro da temporada a ser produzido mas apenas o décimo a ser exibido, marca a primeira aparição de Leonard McCoy, Janice Rand e Uhura.

Um blooper de edição acaba chegando à versão final deste episódio. Quando falta um minuto para o fim da contagem, Sulu responde a uma fala de Balok que não chegou a ser incluída no episódio, deixando o piloto falando sobre nada.

A bebida Tranya nada mais é do que um horrível e quente suco de damasco.

A voz de Balok foi dublada por Ted Cassidy, conhecido por seu papel com o mordomo da Família Addams. Cassidy apareceria mais tarde na Série Clássica como o andróide Ruk, do episódio "What Are Little Girls Made Of?".

Clint Howard, que interpretou o Balok "real", é irmão do ator e diretor Ron Howard.

Neste episódio ocorre o primeiro uso da expressão "fascinante" por Spock.

Ficha técnica:

Escrito por Jerry Sohl
Direção de Joseph Sargent
Exibido em 10/11/1966
Produção: 03

Elenco:

William Shatner
como James Tiberius Kirk
Leonard Nimoy
como Spock
DeForest Kelley
como Leonard H. McCoy
James Doohan
como Montgomery Scott
Nichelle Nichols
como Uhura
George Takei
como Hikaru Sulu


Elenco convidado:

Clint Howard
como Balok
Anthony Call
como tenente David Bailey

Episódio anterior  |  Próximo episódio