Publicado em
8 de maio de 2005


Assistimos aos DVDs da Série Clássica!
Confira uma análise do lançamento em DVD mais esperado pelos trekkers brasileiros!


 









 


por Salvador Nogueira

É isso aí. Finalmente os fãs brasileiros verão Jornada nas Estrelas em DVD. Nada de filmes. No bloody A, B, C, D or E. Estamos falando do começo de tudo, a primeira temporada da Série Clássica, chegando ao mercado brasileiro.

Foi de fato quase uma missão de cinco anos -- desde os primeiros lançamentos nos EUA, em pobres discos com dois episódios cada, nos anos 1999-2001, até a chegada das bonitas coleções em box-set com temporadas completas a terras tupiniquins. E já posso dizer com segurança que os brasileiros que se arriscaram a comprar os DVDs americanos lançados no fim do milênio já podem se preparar para vendê-los.

O Trek Brasilis teve acesso aos discos de checagem do material que chegará ao Brasil no fim deste mês, e, para começo de conversa, ele tem tudo que os velhos discos tinham -- inclusive os trailers antigos da NBC, com um minuto de duração, para cada um dos episódios.

A única coisa que deixa saudade (ao menos neste fã que vos escreve) dos lançamentos originais é a ordem dos episódios. Na coleção de 40 discos individuais, os episódios estavam organizados por ordem de produção (que, em termos de cronologia, valores de produção e desenvolvimento dos personagens, faz muito mais sentido). Agora, nos box-sets (tanto na versão norte-americana como na brasileira), a ordem dos segmentos é a de exibição original pela rede NBC.

Pode ser uma nova experiência para os fãs rever esses episódios clássicos na ordem em que os primeiros telespectadores o viram, mas é inegável que, para o "historiador" de Jornada nas Estrelas, a ordem de produção é a que faz mais sentido (até mesmo as datas estelares ficam menos embaralhadas deste modo!). Além disso, a numeração dos episódios ainda é a de produção, o que cria um certo ruído na hora de selecionar um episódio pelos menus.

Isso é basicamente a única crítica que se pode fazer ao trabalho de organização dessas caixas que, não se enganem, são uma necessidade para qualquer um que se considere fã de Jornada nas Estrelas. Como você sabe, a primeira temporada da série em que tudo começou tem 29 episódios, sendo dois deles o duplo "The Menagerie". O piloto original, jamais exibido na TV, "The Cage", não figura desta caixa, mas da terceira (que, não se preocupe, estará no Brasil até o final de 2005, segundo informações obtidas pelo TB). Não percamos tempo comentando os episódios em si (tudo que você pode querer saber sobre eles está no nosso Guia de Episódios, e vamos falar dessas belezinhas, que são os oito discos que iniciam a chegada das séries (sim, eu disse "séries", no plural) de Jornada nas Estrelas ao país.

 

Os menus

Trabalho de primeira linha. Assim que você coloca qualquer um dos discos no seu aparelho e escolhe uma das línguas possíveis para os menus (inglês, português e espanhol são as possibilidades), verá a Enterprise clássica voando pela tela, sob um fundo com o texto "Star Trek", estilizado, e a voz de Kirk, "Space... the final frontier".



Um zoom na ponte até nos vermos dentro dela. Um giro de 180 graus e o menu nos coloca em frente à tela principal, como se estivéssemos sentados na cadeira do capitão. O trabalho de recriação da ponte é simplesmente espetacular, e temos os característicos ruídos de fundo para acompanhar. Na tela, o telespectador pode escolher entre qual dos episódios quer assistir (nos sete primeiros discos, há quatro opções; no oitavo e último, há o último episódio da temporada, "Operation: Annihilate!" e um link para os extras.

Todos os episódios vêm com áudio em inglês, espanhol e português. A dublagem brasileira é a da VTI-Rio, produzida depois que parte das originais, feitas pela AIC-SP, foi destruída num incêndio. As legendas também têm versões trilingües. Os extras só possuem legendas.

As opções de áudio e legendas são acessíveis no painel de pilotagem do Sr. Sulu. Já a escolha de capítulos de cada episódio é feita pelo painel do navegador, ocupado por Chekov a partir do segundo ano da série.

Os menus são práticos, funcionais, rápidos e lindos. As traduções para o português estão impecáveis. Sensacional.

 

Imagem dos episódios

A qualidade do vídeo dos clássicos segmentos é limitada apenas pelos quarenta anos de armazenamento nos cofres da Paramount Pictures. Mas todo o trabalho possível de restauração foi feito para trazer as cores e a imagem da Série Clássica com a maior vivacidade possível. A não ser que você já tenha visto algum episódio em DVD nos discos estrangeiros, é certo que jamais terá visto esses segmentos com mais nitidez e qualidade do que esta.

 

Áudio dos episódios

O trabalho em áudio ainda é mais impressionante, no som em inglês. É importante lembrar que a exibição original da Série Clássica nos Estados Unidos foi feita em mono. Aqui temos uma combinação moderna Dolby 5.1, feita a partir das fitas de áudio originais, remasterizadas. A qualidade do som da dublagem, em dois canais, também é melhor do que tudo que você já ouviu na televisão.

 

Comentários

Em quatro dos episódios ("Where No Man Has Gone Before", "The Conscience of the King", "The Menagerie, Parts I & II"), há trilhas de comentários legendados pelos especialistas em Jornada nas Estrelas Michael e Denise Okuda. Quem já viu esse recurso nos DVDs dos filmes sabe que o conteúdo é imperdível.

 

Extras

Chegamos, pois, ao bojo do material inédito contido nesses discos. Sobre eles, há uma boa e uma má notícia. A boa é que os documentários incluídos são, de uma forma geral, interessantes e bem-executados. A má é que não há nenhum material em vídeo da época que seja desconhecido dos fãs. Nada de tomadas cortadas, erros de gravação ou outros "documentos" da época em que Jornada nas Estrelas estava em produção. Vamos agora a uma rápida passagem por todo o conteúdo.

O nascimento de um legado histórico (24 minutos)

Documentário que reconta a criação do conceito de Jornada nas Estrelas, se concentrando principalmente na produção dos pilotos "The Cage" e "Where No Man Has Gone Before". Destaque para entrevistas inéditas com elenco e equipe, especialmente com o veterano Bob Justman, que trabalhou desde o primeiro piloto. Gene Roddenberry também aparece, em entrevista concedida em 1988.



A Vida Depois de Jornada: William Shatner (10 minutos)

Protagonizado pelo ator que interpreta James T. Kirk, somos dado a conhecer a paixão dele por cavalos, além de suas habilidades como cavaleiro. Não tem nada a ver com Jornada, mas os fãs de Bill Shatner certamente apreciarão.



Audaciosamente Indo... Ano Um (19 minutos)

Comentários sobre a qualidade do conceito de Jornada nas Estrelas e sobre os melhores episódios do primeiro ano da série. Embora muito se fale sobre "The City on the Edge of Forever", o documentário passa batido na crise gerada pelo episódio. Escrito originalmente por Harlan Ellison, famoso autor de ficção científica, ele foi fortemente reescrito por Gene Roddenberry, o que causou ruptura completa na relação dos dois. Ambos acabaram premiados com o "Oscar do Sci-Fi", o Prêmio Hugo (Roddenberry pelo episódio e Ellison pelo roteiro original), mas nunca se reconciliaram. Nada disso está aqui, num segmento que trata a equipe de Jornada nas Estrelas como uma "família feliz".



Beijar e Falar: O Amor no Século 23 (8 minutos)

Um pequeno segmento sobre as aventuras românticas de Kirk a bordo da USS Enterprise. D.C. Fontana revela que o sucesso reprodutivo do capitão foi não-intencional, do ponto de vista dos roteiristas, e William Shatner comenta os protestos que teria feito por ter de agarrar todas aquelas mulheres lindas...



Reflexões sobre Spock (12 minutos)

Um interessante depoimento de Leonard Nimoy sobre o famoso Vulcano, incluindo a polêmica gerada por sua primeira auto-biografia, intitulada "I Am Not Spock" (Eu não sou Spock).



Visionários da Ficção Científica (17 minutos)

A análise da formação da equipe de roteiristas de Jornada nas Estrelas, recrutados entre famosos autores de ficção científica literária e de como isso ajudou a criar um clima de seriedade para a série. Bom documentário com entrevistas inéditas de D.C. Fontana, John D.F. Black e Bob Justman.



Diário de Fotos

Seqüência de imagens de publicidade da série, todas conhecidas e mais velhas que andar para a frente.

 

Fechando a conta...

Embora os fãs pareçam sempre arrumar alguma coisa para reclamar e para sentir falta (eu mesmo incluído), é inegável que o box-set da primeira temporada da Série Clássica consegue duas coisas dignas de aplausos: a primeira é trazer ao público a melhor apresentação já feita desses episódios, em termos de qualidade audiovisual. A segunda, e mais impressionante, é soprar vida nova a todos esses segmentos, que muitos admiradores já conhecem de cor e salteado. Sem dúvida alguma, é um excelente modo de iniciar o lançamento do material televisivo da franquia no Brasil, bem agora que estamos ficando órfãos de episódios inéditos, com a conclusão de Enterprise nos Estados Unidos. Que venha a segunda temporada!