Publicado originalmente
como artigo, em 2001


Alexander Courage: criador do tema mítico
Conheça um pouco mais o músico que engendrou a célebre fanfarra que marca o início da cada um dos episódios da Série Clássica


 









 


por Fernando Penteriche

A grande maioria dos fãs de Jornada nas Estrelas cresceu vendo a Série Clássica. Os mais novos tiveram a chance de conhecê-la a partir de 1991 na extinta TV Manchete. Para todos os fãs uma das coisas mais marcantes sempre foi a sequência de abertura dos episódios, com o famoso texto em off: "espaço, a fronteira final... essas são as viagens de cinco anos da nave estelar Enterprise..." juntamente com o imortal tema da série, composta por Alexander Courage.

Nascido na Philadelphia (USA) em 10 de dezembro de 1919, Alexander cresceu em Nova Jersey e estudou no Conservatório Musical de Eastman. Alistando-se mais tarde no exército, Courage ganhou muita experiência com trilhas para dramas em seu serviço na rádio do exército, onde ajudava a produzir os programas. Ele trabalhou como orquestrador em alguns dos maiores musicais do estúdio MGM, incluindo "Porgy and Bess", "Oklahome!" e "My Fair Lady".

Como compositor criou músicas para episódios de diversas séries de TV como "Voyage to the Bottom of the Sea", "Lost in Space" e "Daniel Boone" e é claro, Jornada nas Estrelas. No cinema Courage trabalhou mais ativamente como orquestrador, orquestrando partituras para Jerry Goldsmith e John Williams, em filmes como "Hook", "Hollow Man", "The Mummy", "Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato" e "Jurassic Park". O último filme mais famoso que Alexander Courage compôs e conduziu a trilha sonora sem ser apenas orquestrador foi "Superman IV: The Quest for Peace".

Mesmo com todo esse currículo, o veterano compositor e orquestrador é sempre lembrado mais fortemente pelo tema de Jornada nas Estrelas, série original. Courage foi contratado por Gene Roddenberry para fazer o score do primeiro episódio-piloto, "The Cage". O piloto foi recusado pela NBC na época por ser "cerebral demais" para os telespectadores, e Roddenberry tratou de produzir outro episódio-piloto a pedido da NBC. Courage foi mantido para fazer a trilha e em "Where No Man Has Gone Before" e o tema de abertura de "The Cage" foi rearranjado para algo mais trabalhado. Estava criado o tema de Jornada nas Estrelas.

Além do tema principal, algumas das músicas criadas pelo compositor foram utilizadas na grande maioria dos episódios da Série Clássica, sendo que 45 dos episódios das três temporadas não tiveram um compositor em especial, e sim uma mescla de músicas de diversos episódios.

Dos 34 episódios restantes, os que Alexander Courage compôs temas foram:

Ano

Episódio

Data de gravação

1

Where No Man Has Gone Before 29.11.1965
1 The Man Trap 19.08.1966
1 The Naked Time 31.08.1966
3 The Enterprise Incident 05.08.1968
3 Plato's Stepchildren 25.10.1968

Os demais episódios da Série Clássica foram compostos por Sol Kaplan, Fred Steiner, Gerald Fried, George Duning e Jerry Fielding.

O tema criado por Alexander Courage permanece imortal mais de 35 anos depois de ter sido gravado pela primeira vez, e novos fãs nascerão e crescerão ouvindo "espaço... a fronteira final" na voz de Kirk, juntamente com a música que a acompanha.