Clique aqui para visitar o
Acervo de colunas



 









 

Janeway vs. Primeira Diretriz, Parte VI

Durante o primeiro semestre de 2000, a UPN e a Paramount anunciaram que renovariam o contrato do elenco de Voyager para apenas mais uma temporada, seguindo o padrão estabelecido por A Nova Geração e Deep Space Nine. Mas, embora a série caminhasse rumo ao seu último ano, a nave-tema ainda estava cerca de 30 mil anos-luz do quadrante Alfa.

Para os roteiristas, era todo o tempo restante para criar novas possibilidades e solucionar questões importantes, como a problemática Borg. Decidiu-se que nessa transição o público veria a última grande aparição dos vilões cibernéticos no seriado, em um episódio duplo que marcaria o espetacular retorno de sua maléfica rainha... Novamente, os telespectadores iriam se deparar com o velho problema em torno da Primeira Diretriz.

No roteiro do episódio (intitulado "Unimatrix Zero"), é introduzido um tipo de realidade virtual onde alguns drones Borgs se refugiam quando entram no ciclo de regeneração. Lá, recuperam sua individualidade e tentam retomar suas vidas. Porém, a Rainha Borg nota a ausência das mentes na coletividade e parte para a caça aos renegados, levando-os a pedir ajuda a Seven of Nine. 

A questão da diretriz vem à tona no momento em que a capitã Janeway elabora um plano para espalhar um nanovírus na mente coletiva. Quando liberado, permite aos drones manter suas memórias e individualidade após a regeneração. A idéia era formar um movimento de resistência. Na mais ambiciosa e arriscada missão de suas carreiras, Janeway, Tuvok e Torres voluntariamente se transportam para um cubo tático Borg, onde são assimilados.

Esse é, sem dúvida um dos mais controversos episódios da série e de todo o universo de Jornada. Não só a capitã estava destinada a mudar toda uma sociedade, mas também se dispunha a arriscar a vida de toda a sua tripulação. Se a Federação descobrisse um meio de acabar de vez por todas com os Borgs, provavelmente o faria, dada a ameaça ao quadrante Alfa. Mas o fato é que Janeway tinha rixas pessoais com a rainha, disputas que remontam à quinta temporada.

Não existe aqui a intenção de revelar todo o roteiro, mas basta dizer que os oficiais, obviamente, não permaneceram assimilados... Em poucas semanas, estavam prontos para outra. 

Mais alguns anos-luz e a Voyager chega ao episódio "Flesh and Blood". A história faz referência aos eventos ocoridos no quarto ano, época em que aparecem os Hirogen, uma raça de caçadores nômades. Em "Killing Game", Janeway dá a tecnologia dos holodecks ao inimigo, durante negociações de cessar-fogo. O que ela não antecipou é que os Hirogen criariam instalações inteiras de treinamento com hologramas. Eles os aperfeiçoariam a ponto de os programas superarem seus criadores e exterminá-los.

A capitã se vê assombrada por um fantasma do passado. Além de alterar profundamente uma cultura, de certa forma é responsável pela gênese de outra e forçada a enfrentar ambas. É claro que no meio está a USS Voyager e seus tripulantes inocentes. A repercussão é quase catastrófica, mas a vida deve continuar no quadrante Delta.

Não perca a análise final na próxima parte do artigo "Janeway vs. Primeira Diretriz".

Daniel Sasaki é co-editor do Trek Brasilis