Clique aqui para visitar o
Acervo de colunas



 









 

Janeway vs. Primeira Diretriz, Final

Embora haja toda uma controvérsia em torno da postura da capitã Janeway em relação ao principal protocolo da Frota, vemos que nem sempre a violação dos regulamentos é nociva, já que pode salvar povos e --eventualmente-- trazer a própria Voyager para casa. Com "Friendship One" e "Endgame" chegamos à análise final dessa temática na série.

Quando a USS Voyager finalmente estabelece contato entre dois pontos com a Frota, a capitã recebe sua primeira missão oficial em sete anos: localizar e recuperar a 'Friendship-1', uma sonda lançada pela Terra em 2067 com uma mensagem de paz a outros povos. Após cinco dias de buscas, a sonda é detectada em um planeta escurecido por um inverno nuclear causado por radiação de antimatéria.

Um grupo avançado é enviado à superfície e seus membros se surpreendem ao encontrar um campo de mísseis em silos contendo ogivas ativas. Quando encontram destroços da 'Friendship-1' e se preparam para transportá-los a bordo do Delta Flyer, os oficiais são cercados por alienígenas armados, deformados pela exposição à radiação. Seu líder, Verin, se mostra bastante hostil ao grupo e acusa-o de ser causador do sofrimento.

Janeway é então contactada e se dá conta de que seus tripulantes são mantidos reféns e sob ameaça. Verin exige que toda a população seja removida do planeta e realojada em um lugar melhor. Tuvok localiza um mundo classe-M a 132 anos-luz de distância, mas determina que levaria cerca de três anos para transportar os 5.500 habitantes.

Enquanto isso, na Enfermaria, Seven extrai nanossondas de sua corrente sangüínea e o Doutor as reprograma para reparar os danos causados pela radiação. Em seguida, a tripulação cura um dos cientistas alienígenas e a capitã pede sua ajuda para desenvolver o método do Doutor a fim de neutralizar toda a radiação no planeta.

Cético, Verin fica terminantemente contra e mata um dos reféns. Janeway então avisa que se prepara para a evacuação. Porém, com a insistência de muitos na Voyager --inclusive o cientista curado-- ela trabalha com Seven em um plano para causar uma reação isolítica capaz de purificar a atmosfera. Em outras palavras, a nossa Kathryn não só agiu sem consentimento, como o fez contra a vontade do povo local.

Esse é um daqueles momentos em que a quebra de regulamentos traz bons resultados e ambas as partes ficam felizes. Foi mais ou menos dessa forma que a série terminou.

"Endgame", o episódio que conclui a saga, começa no futuro, mais precisamente no décimo aniversário do retorno da Voyager à Terra após uma jornada de 23 anos. Kathryn Janeway é uma almirante cheia de condecorações, mas não consegue esquecer os fantasmas daqueles que não sobreviveram para comemorar o retorno --entre eles, Chakotay e Seven of Nine.

Ela entra em contato não-oficial com um Klingon chamado Korath, a quem concedeu favores políticos em troca de algo bastante específico.

Como Korath não cumpre sua parte no acordo, ela rouba o dispositivo em negociação e parte em uma viagem no tempo-espaço, 26 anos no passado, no quadrante Delta. Uma falha temporal forma-se na frente da Voyager e a nave auxiliar futurísta da almirante emerge. Ela abre contato e, sem ao menos apresentar-se, ordena que a capitã feche a anomalia antes que os Klingons cheguem. Em seguida, diz que veio para trazê-los para casa.

A idéia aqui não é estragar toda a surpresa do final do seriado, mas apontar a conduta de Janeway (neste caso, a almirante) que, abandonando completamente as regras, lança-se em uma missão com o propósito de alterar significativamente quase 30 anos de história universal. Em diálogo entre as duas 'Kathryns', a mais jovem manifesta sua decepção em saber que se tornaria uma mulher tão cínica.

Entretanto, é como dizem por aí, "entre mortos e feridos, salvam-se todos". Esta última façanha ousada de Kathryn Janeway repercute no retorno da USS Voyager ao quadrante Alfa, 16 anos antes do previsto e, de quebra, abala o âmago da Coletividade Borg. Quem sabe, com o retorno desta nave pouco convencional, a Frota reflita sobre suas prioridades.

Pelo menos é isso que se passa na cabeça dos chefões do franchise, que recentemente lançaram a mais nova série de Jornada, Enterprise --com premissa situada em uma época sem regras ou protocolos, em que a sobrevivência e exploração são prioridade.

Daniel Sasaki é co-editor do Trek Brasilis