Clique aqui para visitar o
Acervo de colunas



 









 

A maior jóia da coroa de Voyager

O Doutor é uma figura holográfica, um suplemento de emergência médica desenvolvido por programadores da Frota Estelar. Quando o médico-chefe da nave e toda a sua equipe morreram no transporte ao quadrante Delta, o holograma tornou-se cirurgião interino por necessidade. Criado (e tratado) apenas como um objeto qualquer da Enfermaria, passou a ser assistido por Tom e, mais tarde, Kes, uma aprendiz que se mostrou bastante eficaz.

Assim que iniciado, o EMH (Emergency Medical Hologram) geralmente pede que se informe a natureza da emergência médica. Com o passar do tempo, foi-lhe dado o comando sobre o seu programa, mas ele preferiu manter a mensagem original a inventar outras. A ativação é automática em situação de alerta vermelho e, por razões de segurança, ele carrega sua própria grade de energia separada do sistema convencional do Holodeck. No terceiro ano de viagens pelo quadrante Delta, conseguiu deixar o confinamento na Enfermaria (o único local da Voyager - com exceção dos Holodecks - equipado com emissores holográficos) graças a uma peça de tecnologia do século 24 que lhe permitiu não só andar livremente pela nave, como deixá-la em missões externas.

 

A riqueza de informações armazenadas em seu buffer de memória permitiram-lhe manter Neelix vivo com pulmões holográficos, salvar a médica Vidiian Danara Pel através de um corpo holográfico temporário, alterar material genético para reintegrar as metades humana e Klingon de B'Elanna, restaurar a fisiologia de Tom e da capitã após uma série de mutações evolutivas, transformar uma drone Borg em humana, entre muitas outras coisas.

Mas, acima da precisão e eficácia nos tratamentos, a tripulação da Voyager aprendeu a valorizar, mesmo que tardiamente, a maior qualidade do médico: a decência e sensibilidade do ser por trás do programa. O Doutor é único em todos os sentidos e, embora tenha sido chamado por muitos de "rabugento", "irritadiço" e "arrogante", nunca mudou seus modos para se adaptar às vontades dos colegas. Talvez seja o oficial mais criativo, carismático, com personalidade mais forte e marcante, com maior senso de humor, melhor cantor e, surpreendentemente, mais humano. Para a permanência da série no ar, o personagem foi indispensável.

Durante entrevista feita em 1995, Robert Picardo disse que achava que o médico holográfico tinha as qualidades de uma alma. "Ele tem entonações, mas não acho que nesse ponto tenha uma alma. Deixe-me colocar desta maneira: ele tem uma alma em sua formação." De fato, ao longo dos sete anos de produção do seriado na UPN, o Doutor amaciou de algum modo mais do que os outros personagens. "Tinha uma época," disse, "em que Kes era a minha única amiga, mas agora acho que ele é mais cordial com os outros colegas". 

Picardo também se orgulha em dizer que, em Voyager, "foi beijado mais do que qualquer outro homem." Ele certamente teve sua dose de romances, começando com a holográfica Freya em "Heroes and Demons", passando pela Vidiian Danara Pel em "Lifesigns" e, mais recentemente, com Seven of Nine - um amor não correspondido. Ultrapassadas as barreiras da humanidade (lembrando aqui que, diferente de Data de A Nova Geração, o Doc nunca quis ser humano), faltavam obstáculos a serem quebrados com relação à sua carreira na Frota.

  

Em 2376 (sexta temporada), o Doutor cria o ECH (Emergency Command Hologram), uma adição ao programa original que o instituiria no posto de capitão, no evento de uma emergência que incapacitasse a capitã Janeway e a estrutura de comando caísse. Tendo sua idéia implementada no ano seguinte, ele assumiu o comando e operou sozinho a Voyager durante uma crise em "Workforce, Parts I & II".


A encarnação de Robert Picardo em Voyager é, para muitos, o melhor presente que a série poderia ter recebido. Com as tiradas do eterno Dr. McCoy e uma ironia singular, esse personagem cativou milhões e enriqueceu o universo de Jornada. Sua presença no filme "Primeiro Contato" e em Deep Space Nine são indicativo do que o ator ainda tem a oferecer ao franchise. Janeway estará na próxima produção para cinema; será que haverá chance para ele?


Dados gerais do EMH:

Interpretado por: Robert Picardo
Patente: Não comissionado
Última designação registrada: Oficial médico-chefe, USS Voyager
Nome completo: Emergency Medical Hologram AK-1
Data de ativação: Data estelar 48308.2 (2371)
Origem do programa: Centro de Holo-Programação da Estação de Júpiter
Programador Original: Dr. Lewis Zimmerman, Frota Estelar
Programação: Dados acumulados de 3000 culturas e 47 cirurgiões específicos
Consultório: (até 2378) Ao lado da Enfermaria no Deck 5, USS Voyager

Daniel Sasaki é co-editor do Trek Brasilis