Voyager
Temporada 1

Análise do episódio por
Daniel Sasaki



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
História consegue driblar enrolação e se 
firma como das melhores da temporada

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: desconhecida.

Durante a exploração de um planeta que recentemente sofreu uma catástrofe global que eliminou toda a sua população, Janeway e Paris são separados do seu grupo avançado e de algum modo se encontram no mesmo local, mas algumas horas antes do cataclisma que consumiu toda a civilização local.

Suas tentativas de retornar para seu próprio tempo os levam ao centro de um protesto da população do planeta contra uma usina de energia polárica, que pode ter sido a causa da destruição.

No início, a capitã proíbe Paris de alertar o povo da catástrofe que estava por vir, alegando que a Primeira Diretriz deveria ser cumprida, mas ela descobre que sua própria presença pode ter causado o desastre. Então, ela decide deixar de lado a diretriz principal da Frota Estelar, com o objetivo de evitar a catástrofe.

Ela acaba descobrindo que o desastre foi causado por uma tentativa de resgate feita pela tripulação da Voyager. Conseguindo evitar o sucesso da tentativa, ela salva o planeta e elimina da existência todos os eventos que ocorreram após a chegada da Voyager àquele mundo.

 

Comentários:

"Time and Again" consegue driblar o problema crônico de Voyager --o excesso de termos técnicos sem sentido para explicar a história-- e resiste como um dos melhores episódios da primeira temporada.

Não que ele não possua o excesso de tecnobaboseira comum à maioria absoluta dos episódios da série, mas o segredo aqui é que a "forçada de barra" fica ofuscada pelo brilhantismo do enredo.

Além de ser uma aventura interessante, com um final surpreendente, o episódio toca em uma questão contemporânea também atual. É óbvia a analogia das usinas de energia polárica do planeta alienígena com as atuais instalações nucleares da Terra. Até um grupo de revoltados membros de um "Greenpeace" extraterrestre marca sua presença!

Essa história mostra a ênfase imposta pelos produtores no início da série em tratar de questões contemporâneas. No piloto, "Caretaker", aborda-se o desastre ambiental e a falta de água. Em "Time and Again", a inspiração é a produção de energia em detrimento da segurança.

Outro recurso utilizado no episódio que tem resultados interessantes é o famoso "reset": ao final, descobrimos que tudo se trata de uma linha temporal alternativa que foi excluída da existência. Nada do que vimos realmente aconteceu.

Essa técnica já apareceu em grandes episódios, notadamente em "Yesterday's Enterprise", de A Nova Geração, e "Year of Hell", um episódio duplo do quarto ano de Voyager. Mas trata-se de um risco calculado --muitos resets podem acabar tornando fúteis as histórias. Fica fácil escrever qualquer coisa se no fim tudo o que se precisa para resolver o enredo é fazer com que nada tivesse acontecido.

Tom Paris tem nesse episódio a chance de desfilar um pouco de seu carisma, como um bom contraponto para a capitã Janeway, que mostra total seriedade durante a crise. E Kes começa a se mostrar como a Deanna Troi de Voyager --a personagem sensitiva que dá dicas de como prosseguir quando ninguém mais tem idéia do que está acontecendo. Caminho perigoso para desenvolver em um personagem.

 

Citações:

Doutor - "Seems I've found myself on the voyage of the damned."
("Parece que eu acabei caindo na viagem dos condenados.")


Trivia:

int.jpg (476 bytes) "'Time and Again' teve uma premissa fascinante", disse Jeri Taylor, co-produtora de Voyager,"e também deu a Paris e Janeway sequências que permitiram que os personagens dessem mais um passo em seu relacionamento. Também foi possível apresentar ao público alguns dos poderes mentais emergentes de Kes. Ela ainda não sabe de quanto seu maravilhoso cérebro é capaz. Porém, é claro que, ao final da história, como nada do que vimos realmente aconteceu, ela ainda não foi capaz de perceber nada disso, mas logo, logo ela terá momentos bem interessantes e será plenamente consciente disso."

Ficha técnica:

História de David Kemper
Roteiro de David Kemper e Michael Piller
Dirigido por Les Landau
Exibido em 30/01/1995
Produção: 004

Elenco:

Kate Mulgrew como Kathryn Janeway
Robert Beltran como Chakotay
Roxann Biggs-Dawson como B'Elanna Torres
Robert Duncan McNeill como Tom Paris
Jennifer Lien como Kes
Ethan Phillips como Neelix
Robert Picardo como Doutor
Tim Russ como Tuvok
Garrett Wang como Harry Kim

Elenco convidado:

Brady Bluhm como Latika
Ryan McDonald como atendente da loja
Joel Polis como Terla
Jerry Spicer como um guarda
Nicholas Surovy como Makull
Steve Vaught como um oficial

Episódio anterior   |   Próximo episódio