Voyager
Temporada 2

Análise do episódio por
Daniel Sasaki



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Episódio traz de volta os Vidiians para 
induzir a paixão no Doutor holográfico

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 49504.3.

A tripulação da Voyager responde a um sinal de socorro emitido por uma pequena nave e transporta seu ocupante, uma Vidiian seriamente debilitada, para a enfermaria. A moça sofre da fagia, uma doença que assola seu povo há séculos. O Doutor transfere os sinais sinápticos do corpo para o holobuffer da Enfermaria e cria uma versão holográfica da paciente, restaurando sua fisionomia original. 

Assim que acorda, a mulher, surpresa com a nova aparência, apresenta-se como Dra. Denara Pel, uma hematóloga. Agradece o Doutor pelo que fez, mas ele revela que a medida é temporária; a paciente não pode sobreviver daquela forma e o médico está determinado a curar o corpo mutilado pela doença. 

Ainda amargurada pela experiência que teve com os Vidiians, B'Elanna declina o pedido do Doutor em doar uma amostra de seu tecido neural para ajudar Denara. Porém, quando a tenente descobre que pode ser a única chance de sobrevivência, acaba reconsiderando. Como o resultado da cirurgia de implante leva alguns dias para ser revelado, o médico da Voyager dedica bastante tempo para conhecer sua paciente. 

O Doutor fica confuso por conta da afeição que desenvolve por Denara, então Kes o aconselha a expôr seus sentimentos. No entanto, ele o faz de forma brusca e rude, assustando a amada. Desapontado, o médico holográfico procura sugestões de Tom Paris. Enquanto isso, Kes faz Denara admitir o que sente pelo Doutor, que mais tarde cria uma simulação no holodeck para impressioná-la. 

Não muito mais tarde, o HME fica chocado quando descobre que seu tratamento não está dando certo e não compreende o que pode ter ido errado. Pel admite tê-lo sabotado por não querer voltar ao corpo doente, mesmo que a alternativa seja a morte. O Doutor então a convence de que seu amor não é motivado pela beleza física e que ela deve sobreviver para zelar pelo seu povo. À medida que a Voyager segue curso para casa, o casal se despede com uma dança num bar holográfico. 

 

Comentários:

Grande desenvolvimento no personagem do Doutor pôde ser visto em "Lifesigns". A trama também forneceu muitas informações sobre os Vidiians, sua sociedade e, principalmente, sua doença incurável ("fagia"). O médico da Voyager aprendeu muito mais do que dançar... descobriu o que é o amor. 

Desde que foi ativado pela primeira vez, ele sempre agiu como um programa de computador, muitas vezes limitado a seu banco de dados... e de modos extremamente irritantes. Aqui, ele adquire características mais humanas: compaixão, perspicácia, modéstia (ênfase nessa última), enfim, coisas que não foram originalmente programadas. 

Como sempre, houve uma parcela de humor. A ingenuidade do Doutor no momento em que revelou seus sentimentos românticos dirigidos a Denara foi muito divertida. Kes teve uma participação significativa na história, incentivando tanto o médico como a paciente a perseguirem o interesse. Foi curioso como o ele reagiu à atração pela visitante. Pensou estar com defeito porque sua eficiência foi comprometida pela presença da moça a bordo. 

Outros aspectos novamente abordados na história foram o informante de Seska a bordo, em cenas que nos preparam para o que vem em episódios futuros, assim como a conduta irresponsável de Tom. Seu antagonismo à Chakotay é evidente, não se trata apenas de mudanças ocasionais de comportamento. Também foi citada a alferes Wildman, que já está com a gravidez bastante avançada... Basta esperar o resto do segundo ano da série para vermos a conclusão desse emaranhado de situações a bordo da USS Voyager!

 

Citações:

Denara - "You're a computer simulation?"
("Você é uma simulação de computador?")
Doutor - "An incredibly sophisticated computer simulation."
("Uma simulação decomputador incrivelmente sofisticada.")

Kes - "Romance is not a malfuction."
("Romance não é um defeito") 

Doutor - "Mr. Paris, I assume you've had a great deal of experience being rejected by women."
("Sr. Paris, creio que tem muita experiência sendo rejeitado pelas mulheres.")

 

Trivia:

int.jpg (476 bytes) Essa é a terceira aparição dos Vidiians na série. Os outros encontros ocorreram em "Phage" e "Faces", do primeiro ano.

int.jpg (476 bytes) É também a terceira aparição de Seska, interpretada por Martha Hackett, como Cardassiana. As outras se deram em "Maneuvers" e "Alliances", da segunda temporada.

int.jpg (476 bytes) Raphael Sbarge retorna como o traidor Michael Jonas, dando continuidade ao arco iniciado em "Alliances".

int.jpg (476 bytes) Denara Pel (Susan Diol) retornará no episódio "Resolutions", ainda no segundo ano. A atriz é a mesma que interpretou Carmen Davila, em "Silicon Avatar", do quinto ano da Nova Geração.



Ficha técnica:

Escrito por Kenneth Biller
Direção de Cliff Bole
Exibido em 26/02/1996
Produção: 036

Elenco:

Kate Mulgrew como Kathryn Janeway
Robert Beltran como Chakotay
Roxann Biggs-Dawson como B'Elanna Torres
Robert Duncan McNeill como Tom Paris
Jennifer Lien como Kes
Ethan Phillips como Neelix
Robert Picardo como Doutor
Tim Russ como Tuvok
Garrett Wang como Harry Kim

Elenco convidado:

Susan Diol como Dra. Denara Pel
Raphael Sbarge como Michael Jonas
Martha Hackett como Seska
Michael Spound como Lorum
Rick Gianasi como Gigolo

Episódio anterior   |   Próximo episódio