Voyager
Temporada 4

Análise do episódio por
Daniel Sasaki



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Kes deixa a Voyager e dá um "presente" à tripulação


Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 51008

Quando Seven of Nine descobre que seu elo com a Coletividade foi cortado, ela protesta veementemente e pede para ser levada de volta aos Borgs, mas cai em ouvidos surdos. Investigando o passado da zangão, Janeway descobre que ela se chamava Annika Hansen e que foi assimilada ainda criança. À medida que a fisiologia humana começa a se manifestar, o sistema imunológico de Seven passa a rejeitar os implantes Borgs e o Doutor se vê obrigado a removê-los. Enquanto a situação acontece na Enfermaria, Kes experimenta um desenvolvimento sem precedentes em suas habilidades telepáticas.

Janeway pede que Seven ajude a tripulação a remover as modificações Borgs que fez à nave. Porém, enquanto trabalha, ela acessa o transmissor subespacial, em uma tentativa de se comunicar com a Coletividade. Kes sente a ameaça e com suas novas habilidades impede que a nova tripulante transmita. Seven é, então, colocada em uma cela. Janeway a visita e tem uma longa conversa, tentando-a convencer a aceitar sua nova condição e a recuperar a humanidade há muito perdida.

Tuvok, que vinha acompanhando as mudanças em Kes, descobre que sua transformação está danificando a infra-estrutura da Voyager em nível subatômico. A Ocampa decide que é hora de deixar os amigos para explorar essa nova existência. Ela mal consegue se despedir e sair em uma nave auxiliar, quando dissolve-se em pura energia. Antes de partir, no entanto, presenteia a tripulação atirando a Voyager em segurança cerca de 10.000 anos-luz mais perto de casa.

O Doutor extrai o máximo de tecnologia Borg do corpo de Seven, recuperando a aparência humana e a agora ex-zangão começa o processo de readaptação à vida como indivíduo em uma comunidade.

 

Comentários:

"The Gift" encerra uma trilogia bem-sucedida. Parece que Voyager finalmente está encontrando o seu próprio caminho. O roteiro é muito bom e parece subestimado por alguns trekkers - o que não significa que não apresente problemas. A história é composta de duas sub-tramas: a chegada de Seven of Nine e a saída de Kes. A primeira foi impecável. Já a segunda deixou a desejar.

Não é segredo que Kes vinha sendo mal desenvolvida desde a primeira temporada. Tem-se a impressão de que os roteiristas nunca souberam como aproveitá-la, pois seu diferencial - as habilidades mentais - nunca foi utilizado. Há quem diga que apareceram indícios em "Time and Again", "Persistence of Vision", "Cold Fire", "Warlord" ou mesmo "Scorpion", mas em nada eles acrescentaram à história ou personalidade da personagem. Havia ainda a questão do relacionamento com Neelix, mas, da mesma forma, isso nunca foi explorado como deveria. Inclusive, o rompimento da relação foi tão confuso e irrelevante para os roteiristas que aconteceu fora das telas. Os fãs apenas inferiram que o casal não estava mais junto.

Tudo isso que estava em falta veio e aconteceu em velocidade de dobra no exíguo espaço de tempo de 45 minutos. Em "The Gift", aprende-se mais sobre Kes do que em todas as temporadas anteriores. É aí que o episódio peca. As transformações por que ela passa são misteriosas, não se sabe de onde vêm ou por que vêm, desenvolvem-se rápido demais e terminam sem explicações. Realmente, depreende-se que os roteiristas precisavam tirá-la de qualquer forma da série.

Contudo, o episódio funciona no tocante a Seven of Nine. Ryan tem uma presença em tela maravilhosa, é uma excelente atriz e os momentos com Mulgrew foram poderosos. Há algumas controvérsias sobre a ética da capitã no roteiro. Seven, que não é um membro da Fderação, portanto não responde às suas leis, pede explicita e enfaticamente para ser devolvida aos Borgs. Janeway nega o pleito com a mesma veemência. Então, Seven diz que prefere morrer a ficar na Voyager. Janeway a contraria de novo e ordena que o Doutor prossiga com a cirurgia de retirada dos implantes cibernéticos.

Mas, afinal, tratava-se de uma escolha? Janeway não podia devolver a ex-zangão à colméia, primeiro porque estaria colocando a vida de toda a tripulação em risco e, depois, porque o metabolismo humano de Seven já estava se manifestando e pedia cuidados médicos imediatos. Além disso, pensava Janeway, a passageira foi assimilada quando criança; nunca teve a chance de compreender o que é ser humana antes de sucumbir às bilhões de mentes da Coletividade. Em suma, nunca pôde escolher um caminho para a sua vida. Ele lhe foi imposto pelos Borgs.

Assim, não é surpreendente que Seven of Nine não queira ter nada a ver com a Voyager ou a chance de redescobrir a própria humanidade. Ela quer voltar a ouvir as vozes da colméia, porque aquilo é tudo o que ela conhece e entende, e é psicologicamente dependente delas. Medo, solidão, frustração, insegurança, vazio; é isso o que sente e Ryan consegue transmitir bem as sensações. Aliás, os melhores momentos do episódio são justamente aqueles ligados ao dilema da personagem.

Janeway também brilha no segmento. Suas decisões em relação a Seven - tão injustas e insensíveis à superfície - são as mais humanas que um capitão poderia tomar. Aqui, Janeway é mais do que capitã. É também uma líder comunitária e tem-se de fato um senso de família na série, algo que costuma faltar na maioria dos episódios. Fica muito claro não apenas o potencial que Voyager tem e que é desperdiçado, mas a versatilidade de Kate Mulgrew como atriz. Se se pode atribuir falhas a Janeway, a responsabilidade deve cair exclusivamente sobre os roteiristas.

Por fim, o presente de Kes: a seqüência, completada com a cena de Tuvok acendendo uma vela perto da janela, foi de trazer lágrimas aos olhos e sinaliza bons ventos. A Voyager deu o seu primeiro grande salto em direção à Terra. Correu 10.000 anos-luz em questão de minutos e isso traz um grande refresco à trama maior. Revigoram-se as esperanças da tripulação. Novas raças aparecerão. Quem sabe a partir daqui o Quadrante Delta passará a ser verdadeiramente explorado. É esperar para ver.

Citações:

Seven of Nine - "We need nothing from you. We are Borg."
("Não precisamos de nada de vocês. Nós somos Borgs.")

Tuvok - "Perhaps she's experiencing an after effect of some kind."
("Talvez ela esteja sentindo algum tipo de efeito colateral.")
Doutor - "A reasonable diagnosis... for a Security officer."
("Um diagnóstico razoável... para um oficial de Segurança.")

Doutor - "If you think there's a risk, Mr. Tuvok, you can throw one of your little force fields around the chamber."
("Se você acha que há algum risco, Sr. Tuvok, você pode jogar um dos seus campinhos de contenção.")
Tuvok - "A prudent course of action... for a doctor."
("Uma atitude prudente... para um médico.")

Kes - "I can see further, beyond the subatomic." 
("Eu posso ver mais adiante, além do subatômico.")
Tuvok - "Kes, there is nothing beyond the subatomic."
("Kes, não há nada além do subatômico.")
Kes - "But I can see it, Tuvok. It's a new level of reality."
("Mas eu posso ver, Tuvok. É um novo nível de realidade.")

Janeway - "I have an Ocampa who wants to become something more and a Borg who's afraid of becoming something less. Here's to Vulcan stability."
("Eu tenho uma Ocampa que quer ser algo mais e uma Borg que tem medo de ser tornar algo menos. Meus cumprimentos para a estabilidade Vulcana.")

Seven of Nine - "You are hypocritical, manipulative. We do not want to be what you are! Return us to the Collective!"
("Você é hipócrita, manipuladora. Nós não queremos ser o que você é! Devolva-nos à Coletividade!)
Janeway - "You lost the capacity to make a rational choice the moment you were assimilated. They took that from you. And until I'm convinced you've gotten it back, I'm making the choice for you. You are staying here.
("Você perdeu a capacidade de fazer uma escolha racional no momento em que foi assimilada. Eles tiraram isso de você. E até que eu me convença de que você a recuperou, eu farei a escolha por você. Você fica aqui.")
Seven of Nine - "Then you are no different than the Borg."
("Então você não é diferente dos Borgs.")

Janeway - "She's thrown us safely beyond Borg space... ten years closer to home."
("Ela nos atirou em segurança além do espaço Borg... dez anos mais perto de casa.")


Trivia:

 Pela primeira vez em Jornada (a não ser pela tentativa grosseira no piloto original da Série Clássica), cria-se uma cena na qual a câmera começa dentro da nave e se afasta gradualmente até o espaço.

 

Ficha técnica:

Roteiro de Joe Menosky
Direção de Anson Williams
Exibido em 10/10/1997
Produção: 070

Elenco:

Kate Mulgrew como Kathryn Janeway
Robert Beltran como Chakotay
Roxann Biggs-Dawson como B'Elanna Torres
Robert Duncan McNeill como Tom Paris
Ethan Phillips como Neelix
Robert Picardo como Doutor
Jeri Ryan como Seven of Nine
Tim Russ como Tuvok
Garrett Wang como Harry Kim

Elenco convidado:

Jennifer Lien como Kes

Episódio anterior   |   Próximo episódio