Voyager
Temporada 4

Análise do episódio por
Daniel Sasaki



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
B'Elanna é presa em planeta que condena pensamentos violentos

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 51367.2.

Em um mercado no planeta dos Mari, uma raça telepática, um homem chamado Frane colide com B'Elanna. Em seguida, France ataca violentamente outro homem. Durante interrogatório, a tenente admite à inspetora Nimira que pensou em agredir France quando ele tombou com ela. Para sua surpresa, a Klingon é presa por cometer o crise de pensamento violento agravado resultante em grave prejuízo físico.

B'Elanna descobre que terá de passar por um procedimento cirúrgico para identificar e remover as imagens ofensivas de sua mente, assim como Frane. Janeway protesta quando é informada de que há risco de dano neurológico e designa Tuvok para examinar as evidências. Eles averiguam que Frane tem um histórico de prisões por mentalizar pensamentos violentos. No entanto, Nimira afirma que ele foi curado através das sessões de "limpeza". No mercado, uma mulher Mari woman capta os pensamentos de B'Elanna e mata uma vendedora de frutas.

Intrigado pelos ataques correlatos entre um povo não-violento, Tuvok decide estabelecer um elo mental com a Klingon, a fim de obter mais informações sobre o episódio com Frane. O Vulcano descobre que um Mari chamado Guill se a aproximou dela depois do incidente e sondou seus pensamentos. Quando o questiona, percebe que o homem sente atração por impulsos sombrios. Tuvok determina, ainda, que Guill costuma comprar ou tomar pensamentos violentos -- tal como fez com a engenheira da Voyager. 

Guill nega responsabilidade pelo ataque no mercado, mas o oficial de segurança pede que ele se apresente a Nimira para interrogatório. Neste momento, enquanto a dupla é interceptada por dois conspiradores do Mari, tem início o procedimento com B'Elanna.

Tuvok engana Guill em um elo mental. Em vez de transferir pensamentos hostis, inflige uma dor que o desabilita. Em seguida, leva-o para a Voyager, onde Janeway convoca Nimira para apresentar as provas. A inspetora toma conhecimento dos fatos antes que se consume a operação em B'Elanna.

 

Comentários:

"Random Thoughts" é um segmento mediano da temporada. Nada tem de extraordinário. Pelo contrário. Retrata mais um planeta visitado pela Voyager, onde se desenvolve um conflito. Ao ser solucionado, tudo fica para trás e a série continua como se nada tivesse acontecido. De certa forma, tem o mesmo impacto que "Year of Hell". A diferença é que não existe um "reset" oficial.

Nesta semana, a Voyager estabelece contato com os Mari, uma raça de telepatas pacíficos que conseguiram, através do tempo, eliminar a violência de sua sociedade. O problema surge quando Frane esbarra em B'Elanna. Ela se irrita, mas, compreendendo que fora um "acidente", tenta esquecer o assunto. Quando Frane infringe a lei atacando outra pessoa, a inspetora Nimira inicia uma investigação. Ela conclui que B'Elanna foi responsável por transmitir seus pensamentos violentos, provocando, por conseguinte, o incidente no mercado. A Klingon é presa e sentenciada a submeter-se a uma cirurgia de "extração" das imagens hostis. Designado pela capitã, Tuvok inicia a sua própria perícia para tentar provar a inocência da colega, em uma trama que se assemelha muito a "Ex Post Facto" e "Meld".

Eis o primeiro questionamento do telespectador: por que a capitã não foi informada de que pensamentos violentos poderiam causar tanto incômodo? Por que não procurou saber das leis locais? Parece que o erro partiu dos dois lados. Também os Mari deveriam ter advertido os visitantes. Sem dúvidas, a Voyager não foi a primeira nave a visitá-los e soa igualmente difícil acreditar que problemas do tipo não tenham ocorrido antes. Afinal, o Quadrante Delta não é exatamente um oceano de águas calmas.

Outra pergunta inevitável: por que os oficiais Mari não foram afetados por outros pensamentos de B'Elanna, quando ela foi presa e, depois, imobilizada para a operação? De certo, a engenheira-chefe mais irritadiça da Frota deve ter querido "quebrar uns ossos alheios".

A faceta interessante de "Random Thoughts" é que os roteiristas tentam trazer ao cenário trekker um tema não muito explorado na franquia: violência, fascinação perversa pelo sombrio. E mais: os Mari, tão admirados por Tuvok e aparentemente dotados de moral mais apurada que os humanos, conseguiram eliminar a violência a que custo? O povo não pode pensar livremente. Há um mercado negro de imagens e pensamentos.

A interação entre Tuvok e Nimira chama a atenção. Os Mari não são vilões. Nimira é uma mulher razoável e profissional. Não deseja ser injusta e enfrenta um dilema legítimo. Há um respeito entre ela e o Vulcano. A dupla acaba roubando a cena. Todos os outros personagens acabam secundários, incluindo a própria B'Elanna. Aliás, parece que o segmento se foca mais em Tuvok do que na Klingon.

Desnecessária mesmo é a sub-trama, em que a "amiga" de Neelix é assassinada. O fato nada acrescentou à história. A reação do Talaxiano deixou a desejar. Parece ter sido incluída apenas para ele dizer a Tuvok que buscasse a verdade em honra à vítima. Bom, também ajudou a levantar a dúvida sobre a permanência do pensamento pelo mercado após a prisão de B'Elanna.

O episódio não é estupendo, mas agrada. Acaba resumindo-se à questão sobre se a violência pode ou não ser eliminada ou controlada. Mais do que reprimir pela lei pensamentos violentos, o desafio dos Mari é lidar com uma situação que nunca havia desaparecido. Nimira reluta em acreditar que os cidadãos pacíficos do planeta deliberadamente se sujeitariam a receber aquelas informações tão danosas. É uma crítica social, talvez. Traça paralelos com temas-tabus da sociedade contemporânea. Proibir o abordo pela jurisprudência é eficaz na eliminação dessas ocorrências? Faz pensar.

A história da semana termina com o ótimo diálogo entre Seven e Janeway. Quando a capitã reitera a missão da Voyager, de conhecer novas civilizações, está restaurando a idéia primeira de Jornada. A seriedade de Seven é quebrada pelo olhar irônico da superior. A ex-Borg tem bons fundamentos ao apontar que a viagem de volta para a Terra seria mais curta e livre de incidentes se a nave traçasse um curso direto que evitasse contatos com culturas alienígenas. Mas não é disso que tudo se trata. Mais do que um grupo de humanos perdidos, a tripulação é composta por oficiais da Frota Estelar. Isso sim é Jornada nas Estrelas.

 

Citações:

Neelix - "I mean, you're involved now. You won't be availing yourself of all the beautiful, fascinating, and very open-minded Mari women."
("Quer dizer, está envolvido agora. Não poderá desfrutar das belas, fascinantes e bastante receptivas mulheres Mari.")
Tom - "Neelix, are you trying to depress me?"

("Neelix, está tentando me deixar deprimido?")

Doutor - "You can return to duty, Lieutenant. Though perhaps with one or two fewer violent engrams in the fiery head of yours."
("Pode voltar ao serviço, tenente. Mas, talvez, com um ou dois engramas violentos nessa sua cabeça impetuosa.")
B'Elanna - "There are plenty more where those came from."

("Há muito mais de onde eles vieram.")
Doutor - "Duly warned."
("Devidamente avisado.")

Janeway - "We seek out new races because we want to, not because we're following protocols. We have an insatiable curiosity about the universe."
("Nós procuramos novas raças porque queremos, não é por seguirmos protocolos. Temos uma curiosidade insaciável sobre o universo.")

Janeway - "I dread the day when everyone on this ship agrees with me."
("Eu temo pelo dia em que todos nesta nave concordarão comigo.")

Trivia:

De acordo com Tuvok, apenas durante 1% do tempo em que a Voyager está no Quadrante Delta, a cela de detenção esteve ocupada.

Gwynyth Walsh (Nimira) interpretou B'Etor, a irmã dos Klingons Duras e Lursa, em "Redemption, Parts I & II" e "Firstborn" (A Nova Geração) e "Past Prologue" (Deep Space Nine), além de ter aparecido no filme Generations.

 

Ficha técnica:

Direção de Alexander Singer
Escrito por Kenneth Biller
Exibido em 19/11/1997
Produção: 078

Elenco:

Kate Mulgrew como Kathryn Janeway
Robert Beltran como Chakotay
Roxann Biggs-Dawson como B'Elanna Torres
Robert Duncan McNeill como Tom Paris
Ethan Phillips
como Neelix
Robert Picardo como Doutor
Tim Russ como Tuvok
Jeri Ryan
como Seven of Nine
Garrett Wang como Harry Kim

Elenco convidado:

Gwynyth Walsh como Nimira
Wayne Pere
como Guill
Rebecca McFarland
como Talli
Jeanette Miller
como Woman
Ted Barba
como Malin
Bobby Burns
como Frane

Episódio anterior   |   Próximo episódio