Voyager
Temporada 4

Análise do episódio por
Daniel Sasaki



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Da Vinci se aventura no Quadrante Delta

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 51386.4.

Enquanto a Voyager é atacada por naves desconhecidas, equipamentos, suprimentos e armas são desmaterializados de vários decks. Os alienígenas usam um raio de transporte de alta energia para localizar itens de valor tecnológico e removê-los. A tripulação rastreia os objetos roubados para um planeta que parece abrigar um centro ativo de comércio. Quando Janeway e Tuvok descem para a superfície, localizam de imediato uma assinatura da Frota Estelar: é Leonardo da Vinci, do programa de holodeck da capitã. De alguma forma, o holograma foi levado junto com o processador dos computadores da nave, baixado no emissor portátil do Doutor.

Da Vinci os leva para uma sala cheia de itens roubados e fala de seu "patrono", um "príncipe" que lhe provê com tudo o que precisa. Na Voyager, Chakotay descobre que um homem chamado Tau vende armas e tecnologia, as quais confisca de naves que passam pela região. Acontece que Tau é o patrono de Da Vinci. Ela se finge de compradora e pergunta sobre computadores. Tau revela que possui o processador da Voyager para vender.

Após coletar mapas topográficos da região, Tuvok retorna para a nave, para examinar as informações. Ele e Seven localizam a instalação de armazenamento em que o computador é mantido, mas um campo de contenção impede o uso dos transportes. Janeway tem de entrar no local e iniciar um pulso de energia que produzirá um sinal forte o suficiente o travamento do raio de transporte. Mas Tau escuta as comunicações entre a capitã e a nave, e aponta uma arma. Da Vinci vem em defesa de sua "aprendiz" e nocauteia o alienígena. A dupla segue, então, para a instalação.

Quando encontram o processador, Janeway executa o plano de Tuvok. A chegada de guardas armados impede o transporte, o que força Janeway e Da Vinci a escapar por conta própria. Eles entram em um planador projetado pelo holograma e decolam de um penhasco, enquanto os capangas de Tau atiram. Por fim, a Voyager desce a uma altitude que permite o transporte da capitã e seu mentor, junto com o planador que salvou suas vidas

 

Comentários:

"Concerning Flight" é seguramente um dos segmentos mais fracos da temporada, não apenas por apresentar uma premissa pouco interessante, mas por apelar a certos absurdos científicos e históricos que deixam o telespectador boquiaberto. Parece que a única razão para terem feito o episódio foi trazer de volta a bordo o ator John Rhys-Davies, notável no papel de Da Vinci no excelente "Scorpion"

A história começa com a ameaça-da-semana (TM), como colocaria o colega Luiz Castanheira: um bando de alienígenas desconhecidos - e que nunca mais veremos - atacam a Voyager em uma verdadeira operação de pirataria. E a nave mais avançada da Frota, que já enfrentou os Borgs, é incapaz de disparar contra os inimigos. Resultado: tecnologia e suprimentos são roubados. A tripulação rastreia os objetos até um planeta próximo e a capitã em pessoa desce para recuperá-los.

Na superfície, descobre que o holograma de Leonardo Da Vinci foi misteriosa e convenientemente baixado de seu programa pessoal do holodeck para o emissor portátil do Doutor, também roubado no ataque. A partir daí, a série de eventos "conspira" para que a dupla trabalhe em equipe na recuperação do processador do computador da Voyager. E, sim: o gênio italiano confunde o planeta alienígena com a "igualmente" desconhecida América.

Embora a idéia tenha sido de aprofundar a relação entre Janeway e Da Vinci, os roteiristas não foram bem-sucedidos. Em primeiro lugar, pela redundância. A essa altura, o fã já sabe que nunca mais o verá, já que Voyager não costuma honrar a tradição dos personagens recorrentes. Depois, porque os diálogos são totalmente dispensáveis. Não há qualquer conceito inspirador, como se esperaria. O pensador de "Scorpion" é tratado aqui como um animador de circo. E até Tuvok fica engraçadinho. Como diria Seven, tudo irrelevante à trama maior.

A bordo da Voyager, reina a incompetência. Chakotay não apenas fica sem respostas, como deixa seu interrogado sair com os itens da Frota que comprou dos piratas! Vê-se claramente o alienígena deixando a sala com um rifle phaser e trajando o uniforme da Frota. O comandante, bastante perspicaz, solta a pérola: "a cor fica bem em você"!

Enfim, embora sejam talentosos, John Rhys-Davies e Kate Mulgrew, os personagens centrais da semana, não conseguem salvar a história. O desfecho ridículo encerra "com chave de ouro" a trama perdida. De alguma forma, Da Vinci teve tempo de corrigir os erros no projeto e construir o veículo voador, posicionando-o precisamente no local de onde, no futuro, Janeway precisaria fugir. Em Voyager, parece, os acasos acontecem com maior freqüência...

 

Citações:

Chakotay - "They removed a lot.  Five tricorders, three phaser rifles, a couple of photon torpedo casings, two anti-matter injectors, a month's supply of emergency rations."
("Eles removeram bastante. Cinco tricorders, três rifles phaser, um par de estojos de torpedo fotônico, dois injetores de anti-matéria, um mês de suprimentos de rações de emergência...")
Tom - "No great loss there."

("Nenhuma perda grande aí.")

Da Vinci - "Curious ears..."
("Que orelhas curiosas...")
Janeway - "My travelling companion... Tuvok."

("Meu companheiro de viagem... Tuvok.")
Da Vinci - "What the old philosophers say is true: monstrous and wonderful are the peoples of undiscovered lands."
("O que os filósofos dizem é verdade: monstruosos e maravilhosos são os povos das terras desconhecidas.")

Janeway - "Try to keep our hologram occupied."
("Tente manter nosso holograma ocupado.")
Tuvok - "But, Captain..."
("Mas, capitã....")
Janeway - "Make small talk."
("Jogue conversa fora.")
Tuvok - "Vulcans do not make small talk."
("Vulcanos não jogam conversa fora.")
Janeway - "Improvise."
("Improvise.")

Tuvok - "You are most intriguing."
("O senhor é bastante intrigante.")
Da Vinci - "Ah, gratsi. And you, signore Tuvok, where are you from?"
("Ah, gratsi. E você, signore Tuvok, de onde vem?")
Tuvok - "Scandinavia."
("Escandinávia.")

 

Trivia:

Aqui há uma referência ao episódio da Série Clássica “Requiem for Methuselah”, quando Janeway menciona que o capitão Kirk disse que havia conhecido Leonardo da Vinci.

Jesús Salvador Treviño dirigiu cinco episódios em toda a série.

John Rhys-Davies fez o papel de Leonardo da Vinci em dois segmentos. Além deste episódio, o outro foi “Scorpion”, ao final da terceira temporada.

 

Ficha técnica:

Direção de Jesus Salvador Trevino
Escrito por Jimmy Diggs e Joe Menosky
Exibido em 26/11/1997
Produção: 079

Elenco:

Kate Mulgrew como Kathryn Janeway
Robert Beltran como Chakotay
Roxann Biggs-Dawson como B'Elanna Torres
Robert Duncan McNeill como Tom Paris
Ethan Phillips
como Neelix
Robert Picardo como Doutor
Tim Russ como Tuvok
Jeri Ryan
como Seven of Nine
Garrett Wang como Harry Kim

Elenco convidado:

John Rhys-Davies como Leonardo da Vinci
John Vargas
como Tau
Don Pugsley
como Visitante alienígena
Doug Spearman
como Comprador alienígena

Episódio anterior   |   Próximo episódio