Voyager
Temporada 4

Análise do episódio por
Daniel Sasaki



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Voyager participa de jogo mortal

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: Desconhecida

Os Hirogens tomam o controle da Voyager e implantam dispositivos na tripulação, fazendo-os acreditar que são personagens do holodeck. Interagindo em uma simulação da Segunda Guerra Mundial, Janeway é líder de um movimento secreto de resistência à ocupação alemã em sua cidade, Sainte Clare. Seu grupo coleta informações sobre as atividades nazistas e as envia aos Aliados. Ela se esconde atrás da identidade de dona de uma casa noturna. Seven of Nine, sua especialista em munições, é cantora de piano. Tuvok, o bartender, é estrategista. Mas ele desconfia da lealdade de Seven. Suspeita que ela seja uma espiã infiltrada.

Quando o comando dos Aliados envia uma mensagem codificada avisando sobre a proximidade da invasão a St. Clare, os americanos pedem que o grupo de resistência desative o sistema de comunicação dos alemães. Enquanto isso, soldados Hirogens - no papel dos nazistas - ficam impacientes com a simulação e começam a caçar os tripulantes da Voyager. Seven e Neelix são feridos, mas levados para a Enfermaria. O Doutor é forçado a tratar dos ferimentos dos colegas, minuto a minuto, por dias seguidos, e em seguida enviá-los de volta aos holodecks. Ele e Harry - que permaneceu trabalhando na Ponte, mantendo os sistemas da nave - começam a planejar secretamente um meio de desligar as interfaces neurais.

Enquanto Seven está na Enfermaria, o Doutor usa um de seus implantes Borgs para se comunicar. Ela não se lembra de nada depois da invasão dos Hirogen. O médico explica que a tripulação está sendo forçada a interpretar papéis nos holodecks, com os protocolos de segurança desligados, e diz que está elaborando um plano de reação, mas precisará de sua ajuda. Seven é reenviada à simulação da Segunda Guerra com instruções de encontrar o painel de controle e acessar a transmissão da Ponte. Somente assim, Kim e o Doutor poderão desativar as interfaces dos outros colegas e organizar a resistência aos invasores.

Com certa dificuldade, Seven consegue acessar os controles do holodeck e o Doutor desativa o dispositivo de Janeway. As duas fogem de um prédio de comunicações nazista no momento em que os americanos - entre os quais estão Chakotay e Paris - chegam na cidade. Começam os tiroteios. Uma bomba aérea explode no holodeck, mas, sem os protocolos de segurança, ela destrói parte da holograde, revelando decks internos da nave. Os soldados americanos pensam se tratar de uma instalação nazista e invadem os corredores. Os Hirogen agora enfrentam uma guerra de verdade.

 

Comentários:

A apreciação do TB sobre "The Killing Game" provavelmente seguirá na direção oposta da maioria dos reviewers de Voyager. Isso porque este comentarista achou de verdade que o segmento foi bem-sucedido em seus propósitos. Claro, há furos no roteiros, alguns graves, mas eles não ofuscam o brilho de certas passagens da história - sobretudo, a questão filosófica a respeito do futuro dos Hirogens. 

Tudo começa quando se descobre que os caçadores tomaram o controle da Voyager, instalaram implantes neurológicos na tripulação e a submeteram a simulações no holodeck. Janeway é uma Maquis (veja que ironia) e Chakotay é um capitão dos Aliados. Tuvok, B'Elanna e Seven são membros da resistência francesa. Paris, um soldado americano. De início, chama a atenção a ótima direção de David Livingston. Os cenários da Segunda Guerra (Katrine's, as instalações nazistas, as ruas de Sainte Clare), o figurino, a iluminação, os efeitos visuais - tudo é magnífico. A atenção aos detalhes é primorosa. Decerto, o orçamento para o episódio foi maior do que a média. Também o ritmo aqui é diferente. A história tem um passo mais dinâmico e tenta ser mais encorpada que o normal, aliás, é característica marcante desses segmentos duplos de meio de temporada da série. Virou uma espécie de tradição. O equivalente do ano anterior foi "Future's End".

O elenco tem boa distribuição de responsabilidades. Houve um equilíbrio satisfatório. É claro que Janeway se sobressai, mas isso tem tudo a ver com o contexto. Nada a repreender. As atuações surpreendem. Jeri Ryan cativa a todos com sua voz. Até agora, nenhum fã sabia que ela cantava! A gravidez avançada de Roxann Dawson também é muito bem aproveitada. Todos os "personagens dos personagens" são coerentes dentro do contexto manipulado pelos Hirogens.

Mas o grande destaque foi mesmo Danny Goldring, no papel do líder dos caçadores. Vez ou outra aparecem em cada povo pessoas diferentes que vêem algo mais do que o senso comum e o status quo. E é aqui que "The Killing Game" se destaca. O episódio é alegórico, diz muito sobre a própria História humana - e isso é o que tornou Jornada o sucesso que é. O Hirogen Alfa genuinamente se preocupa com o futuro de seu povo. Tem uma sensibilidade a mais para enxergar o que está por vir. Não se conforma com o comodismo e a estagnação e sabe que espécies que não mudam estão fadadas ao desaparecimento. Para ele, os Hirogens perderam a razão de ser. Deixaram-se cegar pelo prazer imediato obtido pela rendição aos instintos predatórios primitivos. Abandonaram sua cultura, sua História, seu diferencial.

Embora não seja mostrado em tela, quando o Alfa encontra a Voyager, vê uma grande oportunidade de mudança - e até uma salvação. De repente, fica claro para ele que sua raça não precisa mais viver como lobos. Pode deixar a existência nômade e restringir as famosas caçadas a ambientes simulados. É óbvio que essa visão política gera medo. Os Hirogens não estão prontos para aceitar a idéia. Consideram-se caçadores e tratam todos os outros como jogo, uma caça em potencial - especialmente os forasteiros mais resistentes.

Mas não são como os nazistas. Não se pode fazer esse paralelo. O ato de caçar é o que os mantém vivos. É o seu modo de obter novos conhecimentos sobre o universo. Ao promover a caçada, estudam sua presa, seus comportamentos, movimentos, a forma de pensar. O hábito de guardar itens das espécies derrotadas é, de uma forma muito esquisita, uma homenagem a elas. O Kommandant é adepto desse significado e pretende revolucioná-lo. Seu aprendiz, por outro lado, quer matar pelo ato de matar. Considera aquelas sucessivas simulações uma grande perda de tempo. Sua impaciência e rebeldia são sintomáticas e repercutirão na segunda parte do episódio.

Como se pode notar, até aqui o personagem de Goldring foi o centro das atenções dos comentários - e é justamente esse o ponto fraco de "The Killing Game". O segmento não trata da Voyager ou de sua tripulação. Elas são meras coadjuvantes na história. Nada se acrescenta à série a longo prazo. A figura essencial é mesmo o líder Alfa, com suas idéias, devaneios e fantasias. Também há de se questionar como os Hirogens são incapazes de criar a tecnologia dos holodecks, se têm a habilidade de instalar sofisticados implantes nas vítimas com a função específica de lhes fazer acreditar que são seus personagens nas simulações. Parece bastante contraditório.

Uma outra dúvida capciosa. Se os Hirogens são nômades, não têm lar fixo e não mencionam um planeta de origem, onde estão as fêmeas de suas espécies? Será que elas ficam nas naves de guerra acompanhando as caçadas? É melhor nem entrar muito nessa questão...

Finalmente, a participação de Harry e o Doutor. Quer dizer que eles passaram três semanas a serviço dos invasores, assistindo à tortura de seus colegas sem fazer nada? Por que tanto tempo se passou? Em última instância, o alferes não poderia ter sabotado os sistemas da Voyager? Isso só é um pouco aliviado pela iniciativa tardia de montar um movimento de resistência da própria tripulação. Aqui, sim, Harry mostra coragem e age. Falta saber como suas conspirações com o médico - que resultam em uma verdadeira guerra armada pelos corredores da nave - repercutirão. E que venha a segunda parte da história! 

 

Citações:

Hirogen Alpha - "Each Prey exposes us to another way of life and makes us re-evaluate our own. Have you considered our future? What would become of us when we have hunted this territory to exhaustion?"
("Cada presa nos expõe a outro modo de vida e nos faz reavaliar o nosso próprio. Já parou para pensar no nosso futuro? O que será de nós quando tivermos caçado esse território até a exaustão?")
Oficial Hirogen - "We will travel to another part of space, search for new prey, as we have always done."
("Viajaremos para outra parte do espaço à procura de novas presas, como sempre fizemos.")
Hirogen Alpha - "A way of life that hasn't changed for a thousand years."
("Um modo de vida que não mudou em milhares de anos.")
Oficial Hirogen - "Why should it?"
("Por que deveria?")
Hirogen Alpha - "Species that don't change, die. We've lost our way. We've allowed our predatory instincts to dominate us. We disperse ourselves throughout the quadrant, sending ships in all directions. We've become a solitary race, isolated. We've spread ourselves too thin. We're no longer a culture. We have no identity. In another thousand years no one will remember the name Hirogen. Our people must come back together, combine forces, rebuild our civilisation."
("Espécies que não mudam morrem. Perdemos o nosso jeito. Permitimos que nossos instintos predatórios nos dominassem. Dispersamo-nos pelo quadrante, mandando naves em todas as direções. Tornamo-nos uma raça solitária, isolada. Espalhamo-nos demais. Não somos mais uma cultura. Não temos identidade. Em mil anos, ninguém se lembrará do nome Hirogen. Nosso povo precisa se reunir, combinar forças, reconstruir nossa civilização.")

Hirogen Alpha - "Shut down the holo-emitters until we can regain control!"
("Desligue os holo-emissores até que consigamos retomar o controle!")
Kim - "I can't. The program controls are offline. You wanted a war? Looks like you've got one."
("Não posso. Os controles do programa estão desativados. Você queria uma guerra? Parece que conseguiu uma.")

 

Trivia:

Na primeira cena do restaurante, Janeway se refere ao personagem de Seven no holodeck como "Mademoiselle de Neuf". Em francês, significa "Senhorita de Nove".

Embora os roteiristas não tenham aproveitado a oportunidade para traçar paralelos, o termo "Maquis" se originou do nome da resistência francesa na Segunda Guerra Mundial.

Um dos veículos mostrados nas cenas da Segunda Guerra é um Citroen 2CV. Esse carro só foi desenvolvido após o conflito real e o que aparece em tela é, na verdade, uma edição especial do modelo Charleston, dos anos 1980.

O alferes que ajuda Harry no episódio aparece diversas vezes em Voyager. Mas também fez uma ponta no filme "First Contact".

Danny Goldring interpretou Burke no episódio "Nor the Battle to the Strong", de Deep Space Nine. Em Enterprise, fez um capitão alienígena em "The Catwalk".

Mark Deakins apareceu em no filme "Inssurection". Em Voyager, fez Axum nos episódios "Unimatrix Zero, Parts I & II".

J. Paul Boehmer participou de vários projetos ligados a Jornada. Interpretou Vornar em "Tacking into the Wind", de Deep Space Nine. Voltou na quinta temporada de Voyager como o zangão de "Drone". Fez Melkor, no jogo "Star Trek - Klingon Academy" e nada menos que três personagens no game "Star Trek - Bridge Commander" (Gul Sek, capitão Joshua Martin, embaixador Saalek). Também apareceu em "Carbon Creek", "Zero Hour" e "Storm Front, Part I", de Enterprise.

Paul Eckstein foi dublador no jogo "Star Trek - Armada". Foi Limara 'Son em "Rocks and Shoals" e um soldado Jem 'Hadar em "The Dogs of War", ambos de Deep Space Nine. Voltou a Voyager como Yost ("Gravity"), Hirogen Alfa substituto ("Flesh and Blood, Parts I & II") e como Morak ("Prophecy").

 

Ficha técnica:

Direção de David Livingston
Escrito por Brannon Braga e Joe Menosky
Exibido em 04/03/1998
Produção: 086

Elenco:

Kate Mulgrew como Kathryn Janeway
Robert Beltran como Chakotay
Roxann Biggs-Dawson como B'Elanna Torres
Robert Duncan McNeill como Tom Paris
Ethan Phillips
como Neelix
Robert Picardo como Doutor
Tim Russ como Tuvok
Jeri Ryan
como Seven of Nine
Garrett Wang como Harry Kim

Elenco convidado:

Danny Goldring como Hirogen Alpha
Mark Metcalf
como Médico Hirogen
Mark Deakins
como Oficial da SS Hirogen
J. Paul Boehmer
como Kapitan
Paul Eckstein
como Hirogen jovem
Peter Hendrixson
como Klingon

Episódio anterior   |   Próximo episódio