Voyager
Temporada 4

Análise do episódio por
Daniel Sasaki



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Voyager muda a História de um planeta

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: Desconhecida

A USS Voyager e sua tripulação são destaque em um museu Kyrian, cerca de 700 anos no futuro. São responsabilizados por uma terrível guerra civil que quase eliminou a raça. Embora as simulações holográficas sejam imprecisas, os oficiais também são mostrados como pessoas violentas que não hesitavam em destruir o que ou quem se pusesse em seu caminho para o Quadrante Alfa. Em certo trecho da narrativa, Janeway supostamente extermina milhões de indivíduos inocentes em troca de informações sobre uma fenda espacial.

O curador do museu, Quarren, trabalha na simulação da Engenharia para acessar um bloco de dados contido num dispositivo recentemente descoberto em ruínas Kyrians. Quando percebe que se trata de um holograma, ele ativa o programa do Doutor e explica o que houve. O médico a princípio se recusa a aceitar que 700 anos tenham se passado, mas logo vê os artefatos da Voyager no museu e passa a encarar a realidade.

Aterrorizado com a recriação dos colegas como seres frios e assassinos, ele tenta desesperadamente descrever a versão da Voyager para a história. Diz que os Kyrians atacaram a nave sem provocação, pouco depois de Janeway ter negociado um acordo de comércio com os Vaskans. Quarren rejeita a idéia de que seu povo foi o agressor. Quando o Doutor descreve como Janeway e sua tripulação tentaram sair do conflito entre as duas espécies rivais, seu programa é desligado.

Depois de algum tempo refletindo sobre o que o médico holográfico disse, Quarren o reativa e permite que recrie o cenário como o testemunhou. A simulação mostra que Tedran, o líder dos Kyrians, invadiu a Voyager. Janeway explicou que estava apenas negociando com os Vaskans, mas o invasor não recuou. Foi o embaixador Vaskan quem o matou. A última coisa de que o Doutor lembra é das naves Kyrians atacando a Voyager. Enquanto o médico trabalha para reativar seu tricorder e fornecer provas da veracidade de sua história, um grupo de Vaskans irritados invade o museu e começa a destruir as peças em exposição.

Quando a guerra entre os dois povos ameaça eclodir de novo, o Doutor acredita que seu programa deve ser apagado. Embora quisesse limpar o nome da Voyager, ele percebe que não vale a pena causar mais disputas entre as duas espécies. Anos mais tarde, ao assistir a outra simulação, visitantes podem ver o Doutor fornecendo a Quarren seu testemunho. O conflito finalmente era recriado com precisão. A harmonia entre as duas partes estava restaurada. Uma curadora do museu explica que depois de corrigir os dados, o médico holográfico partiu em uma nave auxiliar em direção ao Quadrante Alfa.

 

Comentários:

"Living Witness" é um caso à parte em Voyager. Traz uma abordagem inteiramente nova para a série. E esse "laboratório" dá certo. Não apenas pelo formato inovador, mas pela profundidade de sua mensagem. Poucas vezes um roteiro prendeu tanto a atenção. Não que seja perfeito, mas consegue entreter e reunir elementos inteligentes. A história se passa 700 anos no futuro, em um planeta povoado por duas raças: os Kyrians e os Vaskans. O personagem central é um Kyrian chamado Quarren, que trabalha em um museu sobre a "nave de guerra" Voyager.

Nas simulações holográficas da exposiçõe, a tripulação é retratada como vilã em uma trama política. Segundo Quarren, a Voyager atacou um planeta Kyrian e destruiu suas cidades, abrindo caminho para os Vaskans vencerem uma guerra de repercussões que ainda se fazem sentir, séculos depois. Janeway é irracional, vingativa e assassina. Chakotay, violento. E daí para pior. Nos corredores, vê-se Kazons, Talaxianos e até zangões Borgs - raças assimiladas pela capitã para servir de tropa. As cenas, a princípio, chegam a ser divertidas para o telespectador, por causa dos absurdos e excessos.

Mas quando se torna claro o revisionismo histórico, "Living Witness" diz a que realmente vem. O twist da história acontece quando se descobre um novo artefato em ruínas antigas, com dados ativos que podem revelar uma versão completamente diferente dos eventos do passado. A peça nada mais é do que um backup do programa do Doutor. Quando o holograma é reativado e descobre que o envolvimento da tripulação na História Kyrian foi drasticamente deturpado, passa a fornecer dados mais precisos a Quarren. É claro que se suscita um conflito. A noção de verdade é contrastante entre os dois. O pesquisador inicialmente enfrenta dificuldades em aceitar as novas informações; precisa negá-las a si próprio. E o telespectador consegue entender muito bem por quê.

Neste ponto, o segmento traça paralelos com a nossa própria história, sejam as pessoais ou universais. Ninguém abandona facilmente suas crenças, ou fatos em que baseia toda a sua existência. Mesmo que as evidências e as respostas estejam ao alcance dos olhos, a auto-censura de mediato fala mais alto. É quase como uma defesa. No caso de Quarren, um único achado arqueológico abala toda a estrutura da História de seu povo. Ele pessoalmente carrega nas costas o peso de repensar tudo em que acredita e, ao mesmo tempo, a responsabilidade de transmitir as descobertas a todos os outros. É muito parecido com o que passou Gegen em "Distant Origin", da terceira temporada. Segmentos assim, que provocam o fã, são pontos altos Voyager. É uma pena que não sejam tão recorrentes.

A reação dos "fanáticos", que destróem o museu, também é transferível à nossa realidade. Já aconteceu e ainda acontece. Isso faz com que o roteiro seja verossímil e o drama legítimo. Também é muito válida a resolução do episódio. Quarren e o Doutor, com o passar de mais alguns séculos, são vistos como heróis que lançaram uma nova era de luz e paz. A resposta não vem de imediato. Eles não colhem o fruto de sua coragem. Mas, as novas gerações, sim. 

Talvez o único furo na história seja essa idéia de um backup do Doutor. É claro, não poderiam usar o médico original, ou então a série desandava. Mas em diversas ocasiões foi claramente dito que o programa dele era complexo demais para ser copiado e impossível de ser substituído. Vale lembrar o recentíssimo "Message in a Bottle" e o drama de Paris ao constatar que poderia vir a se tornar médico em tempo integral, caso o Doutor se perdesse. Agora, aprende-se que não apenas existia esse backup, como ele foi coincidentemente roubado na batalha dos Kyrians. Quais as chances disso? É seguro dizer: ínfimas. Mas são problemas recorrentes no Quadrante Delta de Voyager. Dentro dessa nova possibilidade súbita, pode-se inferir que novos backups existirão, certo? Errado. Infelizmente, a premissa voltará a ser reescrita no futuro, quando a nave enfrentar novas situações em que o Doutor correrá o risco de se perder e não haverá o benefício de uma cópia. Total falta de credibilidade...

Mas, de uma forma geral, "Living Witness" é uma gostosa surpresa. Seus méritos destacam-se sobre as falhas no roteiro. Certamente,e stá entre os melhores segmentos da temporada e da série.

 

Citações:

Doutor - "What's going to happen to me now? Will you put me on display? The holographic Rip van Winkle?"
("O que acontecerá comigo agora? Você vai me colocar em exibição? O Rip van Winkle holográfico?")

Doutor - "Somewhere, halfway across the galaxy I hope, Captain Janeway is spinning in her grave. You've portrayed us as monsters."
("Em algum lugar, eu espero que do outro lado da galáxia, a capitã Janeway está rolando em seu túmulo. Você nos retratou como monstros!")

Quarren - "You're lying!"
("Você está mentindo!")
Doutor - "I was there."
("Eu estava lá!")
Quarren - "You're trying to protect yourself."
("Está tentando se proteger.")
Doutor - "And so are you. From the truth. Isn't it a coincidence that the Kyrians are being portrayed in the best possible light? Martyrs, heroes, saviours. Obviously, events have been reinterpreted to make your people feel better about themselves. Revisionist history. It's such a comfort."
("Você também. Da verdade. Não é uma coincidência que os Kyrians são retratados na melhor luz possível? Mártires, heróis, salvadores. Obviamente, os eventos foram reinterpretados para fazer o seu povo se sentir melhor consigo mesmo. História revisionista. Que conforto!")

Quarren - "Try to understand my point of view. All my life, I thought I knew the truth. There was never any doubt."
("Tente entender o meu ponto de vista. Toda a minha vida eu pensei que sabia da verdade. Nunca houve dúvidas.")
Doutor - "I never meant to throw your beliefs into doubt, but I can't deny what I know to be true."

("Eu nunca pretendi transformar suas crenças em dúvidas, mas não posso negar o que sei que foi verdade.")

 

Trivia:

Tecnicamente, este pode ser considerado o primeiro episódio de Jornada em que nenhum dos personagens regulares aparece. Todos são simulações holográficas criadas por Quarren, à exceção do Doutor, que na verdade é um backup do programa do médico original.

O episódio foi dirigido por Tim Russ.

Henry Woronicz interpretou J'Dan, em "The Drumhead", de A Nova Geração. Em Voyager, fez Gegen, de "Distant Origin", com uma curiosidade: o personagem tinha um histórico parecido com o de Quarren.

Rod Arrants participou de A Nova Geração, como Rex, em "Manhunt".

Craig Richard Nelson fez o inspetor Krag, em "A Matter of Perspective", de A Nova Geração.

Morgan H. Margolis foi o tripulante Baird, em "Vanishing Point", de Enterprise.

 

Ficha técnica:

Direção de Tim Russ
Roteiro de Brannon Braga
Adaptação por Bryan Fuller
Exibido em 29/04/1998
Produção: 091

Elenco:

Kate Mulgrew como Kathryn Janeway
Robert Beltran como Chakotay
Roxann Biggs-Dawson como B'Elanna Torres
Robert Duncan McNeill como Tom Paris
Ethan Phillips
como Neelix
Robert Picardo como Doutor
Tim Russ como Tuvok
Jeri Ryan
como Seven of Nine
Garrett Wang como Harry Kim

Elenco convidado:

Henry Woronicz como Quarren
Rod Arrants
como Daleth
Craig Richard Nelson
como árbitro Vaskan
Marie Chambers
como árbitro Kyrian
Brian Fitzpatrick
como Tedran
Morgan H. Margolis
como visitante Vaskan

Episódio anterior   |   Próximo episódio