Trek Brasilis • Ver Tópico - Deep Space Nine no scifi channel
 Home   Contato   Conteúdo Clássico   Equipe   Fórum   Sobre o TB 
Hoje é 25 Out 2014, 19:45

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 33 Mensagens ]  Ir para a página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 14 Dez 2009, 19:26 
Cônsul Assistente

Data de registro: 28 Jan 2008, 22:26
Ivan Strangelove escreveu:
Oi!

Masch escreveu:
Acho que primeira temporada de DS9 é a mais fraca da série, porque os produtores usaram o ditado "time que está ganhando não se mexe", e tentaram fazer uma Nova Geração mais barata, já que não precisavam construir novos cenários

Mas mesmo assim esta temporada ainda se aguenta, porque diferente de Voyager, em DS9 existiam bons personagens, mesmo perdidos em tramas sub-nova geração, vez por outra eles ainda conseguiam mostrar a cara.

Sem contar que, ao contrário de VOY e ENT, DS9 já apresentou grandes episódios mesmo nessa fase. Ou alguém aí esqueceu de "Duet", "Progress", "In the Name of the Prophets"? Sem contar o piloto, o melhor dentre todas as séries de Jornada.

Ainda estavam "procurando a própria identidade"? Claro. Mas a série estava na direção certa desde o começo.

Vida longa e próspera

Concordo com vc, Ivan, eu só acho que já tinha essa identidade, ainda que de maneira um tanto embrionária.

Eu sinceramente nunca achei DS9 sem rumo, mas acho que foi aprimorando o que já era, ou o que já tinha potencial de ser. Enquanto eu pegava "o papel" e achava a premissa menos atraente que as premissas das outras, DS9 conseguiu fazer seu próprio caminho, houve um desenvolvimento. As outras duas, embora com premissas muito interessantes a princípio, se perderam e tropeçaram pelo caminho.

Muita coisa acho que se deve aos personagens de DS9 e também às histórias que se queriam contar. Principalmente porque acontecia algo numa semana e na outra era lembrado (claro que não fugiu de uns reset bottoms aqui e ali, mas no geral, foi a que menos se esqueceu do caminho percorrido).

MensagemEnviado: 14 Dez 2009, 21:43 
Secretário Regional

Data de registro: 30 Jan 2008, 23:36
Claro que "Duet " foi um grande momento de DS9...Mas não dá pra julgar uma temporada inteira de vinte ou vinte e dois episódios apenas por três ou quatro episódios muito bons.

Acho que DS9, por mais que se queira evitar, será sempre comparada à Baylon 5 e vice versa. Como acompanhei as duas séries posso dizer isso com absoluta segurança.

Mas, se fosse dado a mim a opção de ir viver em DS9 ou em Babylon 5, ficaria com a turma do Sisko. No universo trek existe aquela sensação de que seria bom fazer parte daquela sociedade. Não tenho a mesma sensação em relação ao ambiente de B5, embora seja também fascinante ver como as coisas se desenrolam no universo criado por JMS...

Imagem

MensagemEnviado: 15 Dez 2009, 09:56 
Moderador

Data de registro: 25 Jan 2008, 21:14
Não acho que DS9, em suas primeiras temporadas, estivesse sem rumo, mas sim sem achar um rumo definido. É claro que os personagens ainda estavam sendo definidos e moldados pelos atores e roteiristas, mas tive a sensação de que a coisa estava ficando estagnada, com histórias isoladas, e o tema central: a reconstrução de Bajor e a briga com os cardassianos meio no banho maria. Não me lembro mais da 1ª e 2ª temporadas, mas me lembro que fiquei com uma sensação de que a coisa estava muito solta, sem algo que chamasse a atenção, que desse liga ao bolo. A guerra com o Dominium deu aquele interesse que faltava, definiu mais os personagens, criou dilemas, conflitos morais, éticos, coisa que ainda não havia se mostrado antes. Acho os temas de guerra apelativos, mas foi bom nesse sentido.

MensagemEnviado: 15 Dez 2009, 12:23 
Secretário Regional

Data de registro: 30 Jan 2008, 23:36
O Leandro, tempos atrás, fez um comentário muito pertinente sobre esse lance das guerras em DS9, que ele,se bem me lembro, via como uma espécie de " muleta dramática". Os roteiristas ficam sem saber o que gazer pra tocar a série...e sacam do bolso uma nova guerra. Não que isso seja necessariamente errado. Afinal, convenhamos que provavelmente não há drama humano maior e mais radical que uma guerra e isso sempre estará presente. Mas o Leandro reclamava justamente que a guerra no universo trek virou um sintoma para " bloqueio criativo" dos roteiristas...

Imagem

MensagemEnviado: 15 Dez 2009, 16:59 
Secretário Regional

Data de registro: 28 Jan 2008, 22:21
Alfonso Moscato escreveu:
Claro que "Duet " foi um grande momento de DS9...Mas não dá pra julgar uma temporada inteira de vinte ou vinte e dois episódios apenas por três ou quatro episódios muito bons.

Acho que DS9, por mais que se queira evitar, será sempre comparada à Baylon 5 e vice versa. Como acompanhei as duas séries posso dizer isso com absoluta segurança.

Mas, se fosse dado a mim a opção de ir viver em DS9 ou em Babylon 5, ficaria com a turma do Sisko. No universo trek existe aquela sensação de que seria bom fazer parte daquela sociedade. Não tenho a mesma sensação em relação ao ambiente de B5, embora seja também fascinante ver como as coisas se desenrolam no universo criado por JMS...

DS9 e B5 são uma cópia deslavada da outra.

Poderia até ter um cros... deixa queto :D

Mas isso não é necessáriamente ruim, Voyager bem que poderia ter copiado algumas coisa de Farscape.

MensagemEnviado: 15 Dez 2009, 21:38 
Funcionário da Federação

Data de registro: 28 Jan 2008, 21:20
Já tenho as três primeiras temporadas de DS9 em DVD e aguardo o lançamento das próximas... (ainda não saíram, né?)

De tempos em tempos pego um disco e assisto DS9. Gosto muito. Não conheço Babylon 5 e não posso comparar.

Acho ótimo a reexibição da série no Scifi Channel. Divulga a série novamente e nos possibilita dar uma "escapadinha" quando a programação dos outros canais estiver fraca...

MensagemEnviado: 16 Dez 2009, 10:53 
Adido da Frota Estelar

Data de registro: 30 Jan 2008, 08:51
Oi!

Caro Moscato, eu vejo assim: a primeira temporada de DS9 tem 20 episódios, alguns extraordinários, alguns medianos, alguns mais fracos, mas nenhum na categoria do "inassistível" . A primeira da NG tem 25 e só uns 5 são bons (mas não ótimos), os outros variam entre "muito ruim" e "induz ao vômito"... :lol:

Vida longa e próspera

MensagemEnviado: 17 Dez 2009, 09:19 
Administrador

Data de registro: 16 Jan 2008, 16:25
O Leandro, tempos atrás, fez um comentário muito pertinente sobre esse lance das guerras em DS9, que ele,se bem me lembro, via como uma espécie de " muleta dramática". Os roteiristas ficam sem saber o que gazer pra tocar a série...e sacam do bolso uma nova guerra. Não que isso seja necessariamente errado. Afinal, convenhamos que provavelmente não há drama humano maior e mais radical que uma guerra e isso sempre estará presente. Mas o Leandro reclamava justamente que a guerra no universo trek virou um sintoma para " bloqueio criativo" dos roteiristas...

Sim, bem lembrado. E o arco Dominion sempre foi muito superestimado pelo fandom. A boa qualidade deste período de DS9 é resultado das características gerais da série, e não do arco em si. Quiseram inserir uma guerra nas linhas da 2GM em DS9 de modo a terem uma "Boa Guerra", ou seja, um conflito moralmente justificável para assim a equipe criativa poder brincar de guerra mas sem precisar reeeealmente entrar de maneira profunda no tema. Só foi o típico "Talks the Talk, but never Walks the Walk".

O resultado só poderia ter sido mesmo uma retratação muito fraca do que supostamente seria sério conflito militar, político, social e econômico. E com uma premissa fraca como foi a Guerra Dominion, mesmo o desenvolvimento de personagens também acabou sofrendo, pois acabou ficando à meia carga e com diversas situações forçadas. Como disse acima, isto em particular só se salvou devido as qualidades em geral de DS9, e não as do arco.

Já sobre as primeiras temporadas de DS9, há artigo meu no TB Clássico que comenta a respeito de como o velho papo de que "DS9 era ruim no começo" é só lenda urbana do fandom. Aliás, acho que vou migrar este artigo para o novo TB, até. (atualizando: migrado).

MensagemEnviado: 18 Dez 2009, 09:50 
Colaborador

Data de registro: 17 Jan 2008, 11:21
Na realidade, o tempo só me fez gostar ainda mais da série. Eu cito os diálogos de DS9 do mesmo modo que cantarolo Over The Rainbow ou solfejo o Tema de Lara. Mais do que qualquer outra série, talvez com exceção de Picket Fences, me vi em situações que ecoavam algum momento sobre Terok Nor ou vice-versa. No fim do dia... É o único teste que realmente importa.

(E ai Madruga, que tal um crossover entre Benny Russell e Frank the Potato Man?)

MensagemEnviado: 18 Dez 2009, 15:10 
Cônsul Assistente

Data de registro: 28 Jan 2008, 22:26
luiz castanheira escreveu:
Na realidade, o tempo só me fez gostar ainda mais da série. Eu cito os diálogos de DS9 do mesmo modo que cantarolo Over The Rainbow ou solfejo o Tema de Lara. Mais do que qualquer outra série, talvez com exceção de Picket Fences, me vi em situações que ecoavam algum momento sobre Terok Nor ou vice-versa. No fim do dia... É o único teste que realmente importa.

Estou entrando nesse estágio... creio que meus colegas de curso de teatro não aguentam mais me ouvir falar de DS9... rs... principalmente os que já gostam de Jornada. Sempre tenho alguma citação da série... acho que tô ficando maluca.

(Mas melhor isso do que, num exercício de expressão corporal, para me equilibrar, eu estendi meu braço e espalmei minha mão no ar... aí um colega fez uma brincadeira e eu o segui, espalmei a mão, mas fiz a saudação vulcana. Depois vi meu professor olhando pra mim e rindo... é... sei que não é DS9, mas não consigo mais esconder essa minha natureza trekker, tô virando piada... XD)

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 33 Mensagens ]  Ir para a página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas