Alfonso Moscato escreveu:
O Leandro, tempos atrás, fez um comentário muito pertinente sobre esse lance das guerras em DS9, que ele,se bem me lembro, via como uma espécie de " muleta dramática". Os roteiristas ficam sem saber o que gazer pra tocar a série...e sacam do bolso uma nova guerra. Não que isso seja necessariamente errado. Afinal, convenhamos que provavelmente não há drama humano maior e mais radical que uma guerra e isso sempre estará presente. Mas o Leandro reclamava justamente que a guerra no universo trek virou um sintoma para " bloqueio criativo" dos roteiristas...
Sim, bem lembrado. E o arco Dominion sempre foi muito superestimado pelo fandom. A boa qualidade deste período de DS9 é resultado das características
gerais da série, e não do arco em si. Quiseram inserir uma guerra nas linhas da 2GM em DS9 de modo a terem uma "Boa Guerra", ou seja, um conflito moralmente justificável para assim a equipe criativa poder brincar de guerra mas sem precisar
reeeealmente entrar de maneira profunda no tema. Só foi o típico "Talks the Talk, but never Walks the Walk".
O resultado só poderia ter sido mesmo uma retratação muito fraca do que supostamente seria sério conflito militar, político, social e econômico. E com uma premissa fraca como foi a Guerra Dominion, mesmo o desenvolvimento de personagens também acabou sofrendo, pois acabou ficando à meia carga e com diversas situações forçadas. Como disse acima, isto em particular só se salvou devido as qualidades em geral de DS9, e não as do arco.
Já sobre as primeiras temporadas de DS9, há
artigo meu no TB Clássico que comenta a respeito de como o velho papo de que "DS9 era ruim no começo" é só lenda urbana do fandom. Aliás, acho que vou migrar este artigo para o novo TB, até. (atualizando: migrado).