Um Cânon, Várias Cronologias

daniels.jpgObservando toda a celeuma que está surgindo em torno do aspecto “cânon” do vindouro filme de Jornada nas Estrelas, eu acredito que é importante deixar claro um fator que o fandom não está considerando muito a respeito do “reboot” que o novo filme parece preparar: é perfeitamente possível existirem várias linhas de cronologia dentro do mesmo cânon. Desta forma, o reboot pode de fato ser no estilo “guardar o bolo e o comer também”.

Em um reboot tradicional, sem Spock velho e estes aspectos da trama proposta, seria tudo do zero total: o novo filme seria tanto uma cronologia nova como também um cânon completamente novo. Mas no reboot proposto, usando Nero e o Spock velho para criar uma linha temporal diferente, o cânon continua válido mas com uma nova linha temporal em adição as várias já existentes.

thevisitor.jpgQual a diferença? Muita, na realidade. Para entendermos a razão, precisamos considerar que todos os  eventos de tradicionais linhas temporais alternativas, como dos episódios Yesterday Enterprise, The Visitor, Children of Time e vários outros são cânon. Não são como TAS ou o material do Universo Expandido; estes episódios ocorreram em linhas temporais alternativas, modificadas, diferentes da principal, mas são produções válidas pelas regras de cânon estabelecidas pela Paramount.

tasha.jpgAssim, na primeira opção de reboot, todas estas linhas temporais alternativas cânones teriam que ser desconsiderados por completo juntamente com qualquer elemento regular do cânon. Mas na segunda opção, estes tradicionais eventos de linhas temporais alternativas continuam perfeitamente válidos enquanto elementos do cânon — já que ocorreram em tela em episódios válidos — mas são suas próprias linhas de cronologias alternativas em contraste à atual linha terminando em Jornada nas Estrelas: Nemesis. Com o novo filme, a atual linha cronológia principal passa a ter a categoria das demais alternativas, com o novo filme se estabelecendo como a linha cronológica principal.

Esta é a chave para se encarar as mudanças como um todo do filme: cânon e cronologia não são a mesma coisa. Isto é o que faz todos os episódios de linhas temporais alternativas feitos até hoje serem parte integrante do cânon de Jornada nas Estrelas — apenas seus eventos é que existem em cronologias próprias dentro do todo sem interferirem na principal. O novo filme vai estabelecer uma nova linha principal, colocando a atual na categoria das demais: cânone, mas diferente cronologia.

temporal.jpgUma ironia final é que isto tudo torna a especulação de Dulmur, o agente temporal visto no final de Trials and Tribble-ations, válida: após o novo filme de Jornada nas Estrelas, eles realmente estão em uma linha temporal alternativa, não mais a principal. Não a alternativa que eles pensam, mas alternativa, ainda assim.