Lwaxana, Dukat e a ex-mulher do Guardião estão no USA

O fim-de-semana de inéditos do USA está cheio de celebridades. Se você está com saudade da inconveniente Lwaxana Troi, mãe da conselheira Deanna Troi, pode se preparar para “Half a Life”, da Nova Geração. Agora, se o seu interesse for por uma bela trama de ação, recheada de suspense e tons de cinza, gul Dukat o espera em “Maquis, Part I”, de Deep Space Nine. Finalmente, se o seu negócio é mistério e exploração do desconhecido, fique com “Cold Fire”, de Voyager.

Episódios para todos os gostos. Saiba mais sobre o que você vai encontrar (sem estragar surpresas), em mais uma edição do Jornadas Inéditas.

 

 

“Half a Life”
(“Meia Vida”)

A Nova Geração
4ª temporada

Episódio 096
Exibição nos EUA: 06/05/1991
Data Estelar: 44805.3.

sábado, 16h; domingo, 13h

Sinopse:

Lwaxana Troi, mãe de Deanna Troi, está de volta à Enterprise, para desespero de Picard. Porém, desta vez Lwaxana está interessada no dr. Timicin, um cientista que está na nave para testar suas teoria de ignição estelar, que pode fazer com que ele ajude seu povo a ser salvo de uma estrela agonizante.

A Betazóide, entretanto, está mais uma vez pronta para interferir, quando descobre que se o dr. Timicin não encontrar a solução para o problema de seu povo em breve, jamais poderá tentar novamente, pois como já está prestes a completar 60 anos, deverá cometer o suicídio, para cumprir um tradicional ritual de seu povo.

Notas:

Após “Ménage a Troi”, Majel Barrett volta a interpretar a mãe da conselheira Troi, Lwaxana. Majel interpretou na Série Clássica a enfermeira Chapel, e no episódio-piloto “The Cage”, que nunca foi ao ar, a primeira-oficial do capitão Christopher Pike, conhecida como “Number One”. O verdadeiro nome desta personagem nunca foi revelado, mas em histórias em quadrinhos “não-canônicas”, ela foi chamada pelo capitão Pike de “tenente-comandante Robbins”. Majel é creditada em “The Cage” com o pseudônimo M. Leigh Hudec.

Majel Barret participou ao todo de seis episódios da Nova Geraçãocomo Lwaxana Troi e fez a voz do computador da Enterprise incontáveis vezes, sendo creditada como “computer voice” em 35 delas. Majel ainda interpretou Lwaxana algumas vezes em Deep Space Nine, além de fazer a voz do computador nas demais séries de Jornada.

David Ogden Stiers, que faz o Dr. Timicin neste episódio, é mais conhecido do público por sua participação no seriado “Mash”.

Michelle Forbes, que a partir do excelente episódio da quinta temporada “Ensign Ro” seria efetivada como a personagem Bajoriana recorrente “alferes Ro”, faz uma pequena participação neste episódio como Dara. Como Ro, Michelle atuou em oito episódios da Nova Geração.

Neste episódio é citado o planeta Rigel IV, uma referência ao planeta-natal do personagem Hengist, do episódio da Série Clássica “Wolf in the Fold”.

Elenco convidado:

Majel Barrett-Roddenberry como Lwaxana Troi
David Ogden Stiers como Dr. Timicin
Michelle Forbes como Dara
Colm Meaney como Miles Edward O’Brien
Terrence E. McNally como B’Tardat
Caryl Struyken como Sr. Homn

História de Ted Roberts Peter Allan Fields
Roteiro de Peter Allan Fields
Direção de Les Landau

 

“The Maquis, Part I”
(“Os Maquis, Parte I”)

Deep Space Nine
2ª temporada

Episódio 040
Exibição nos EUA: 25/04/1994
Data Estelar: desconhecida.

sábado, 17h; domingo, 14h

Sinopse:

Após a destruição de uma nave de suprimentos Cardassiana (o Bok’Nor) por ação terrorista, logo após deixar as docas de DS9, cresce a expectativa de uma retaliação por parte dos Cardassianos. Ben Sisko chama um antigo amigo a estação, tenente comandante Cal Hudson, o oficial responsável pelas colônias da Federação na Zona Desmilitarizada, estabelecida entre os governos da Federação e de Cardássia por um recente tratado, de forma que os dois possam estudar uma possível reação Cardassiana.

Mais tarde chega a DS9 gul Dukat. Ele promete a Sisko apresentar os culpados sobre a destruição do Bok’Nor. Em seguida, Ben Sisko e Dukat, a bordo de um explorador, observam em primeira-mão escaramuças entre colonos Cardassianos e da Federação no interior da Zona Desmilitarizada.

Notas:

Primeiro episódio de Jornada a mostrar o grupo terrorista conhecido como Maquis. O episódio foi escrito para criar background para a estréia da série Voyager.

Presença de Marc Alaimo (como gul Dukat), nascido em 5 de maio de 1942, em Milwaukee, Wisconsin, EUA. Marc já participou de filmes como “Naked Gun 33 1/3: The Final Insult” (1994), “Total Recall” (1990) e “Tango & Cash” (1989). Também já participou de inúmeras séries de TV como: “Hill Street Blues”, “T.J.Hooker”, “Quantum Leap” e “Knight Rider”. Na Nova Geração ele interpretou: Badar N’D’D (no episódio “Lonely Among Us”), comandante Tebok (no episódio “The Neutral Zone”), gul Macet (no episódio “The Wounded”) e Frederick LaRouque (no episódio“Time’s Arrow, Part I”). Em Deep Space Nine, além de ter interpretado Dukat em um sem-número de episódios (“Emissary”“Duet”“The Homecoming”“Cardassians”“Necessary Evil”,“The Maquis, Part I”“The Maquis, Part II”“Civil Defense”“Defiant”“Explorers”“The Way of the Warrior”“Indiscretion”“Return to Grace”“Apocalypse Rising”,“Things Past”“In Purgatory’s Shadow”“By Inferno’s Light”,“Ties of Blood and Water”“Call to Arms”“A Time to Stand”,“Sons and Daughters”“Behind the Lines”“Favor the Bold”,“Sacrifice of Angels”“Waltz”“Far Beyond the Stars”,“Wrongs Darker Than Death or Night”“Tears of the Prophets”“Covenant”“Penumbra”“‘Til Death Do Us Part”“Strange Bedfellows”“The Changing Face of Evil”“When It Rains…”,“What You Leave Behind”), ele também fez o policial Ryan, em“Far Beyond the Stars”, e Anjohl (a versão Bajoriana de Dukat) nos episódios “Till Death do Us Part”“Strange Bedfellows”,“The Changing Face Of Evil”“When It Rains…” e “What You Leave Behind”.

Participação de Tony Plana como Amaros.

Participação de Bernie Casey como Cal Hudson. Bernie Casey (nascido Bernard Terry Casey a 08/06/1939 em Wyco, West Virginia, EUA), já participou de filmes como “Revenge of the Nerds IV: Nerds in Love”, “Under Siege” e “Bill & Ted’s Excellent Adventure”, bem como séries de TV tais como “Babylon 5”, “L.A. Law” e “Time Trax”, entre muitos outro papéis.

Participação de Richard Poe como gul Evek. Richard Poe já participou de séries como “Frasier” e “Law and Order” e de filmes como “The Peacemaker”. Participou dos seguintes episódios de A Nova Geração“Journey’s End” e “Preemptive Strike”. Participou dos seguintes episódios de Deep Space Nine“Playing God”“The Maquis, Part I” e “Tribunal”. Participou também do piloto de Voyager“Caretaker”. Em todos os episódios fazendo o papel de gul Evek.

Neste episódio foi citado pela primeira vez o infame capitão Boday, um Gallamite com crânio transparente. Ele nunca foi mostrado em cena, mas acabou se tornando uma piada recorrente durante o curso da série, sendo lembrado como um dos amantes de Dax.

A roupa de Sakonna foi a mais sensual para uma Vulcana já vista até aquele momento em Jornada nas Estrelas.

Elenco convidado:

Tony Plana como Amaros
Bertila Damas como Sakonna
Richard Poe como gul Evek
Michael A. Krawic como Samuels
Amanda Carlin como Kobb
Marc Alaimo como gul Dukat
Bernie Casey como Cal Hudson
Michael Rose como Niles
Steven John Evans como um guarda

História de Rick Berman & Michael Piller & Jery Taylor e James Crocker
Roteiro de James Crocker
Direção de David Livingston

 

“Cold Fire”
(“Fogo Frio”)

Voyager
2ª temporada

Episódio 026
Exibição nos EUA: 13/11/1995
Data Estelar: 49164.8.

sábado, 18h; domingo, 15h

Sinopse:

Enquanto trabalham na enfermaria, Kes e o Doutor percebem mudanças nos restos mortais do Guardião, a entidade alienígena responsável pelo aprisionamento da Voyager no quadrante Delta. Os restos aparentam estar ressonando em resposta a uma fonte de energia exterior, uma outra forma de vida.

Seguindo o curso para a fonte das emissões energéticas, a nave descobre uma estação tripulada por Ocampas, o povo de Kes, e eles dizem que um outro membro da espécie do Guardião está nas imediações. Todas essas descobertas despertam as esperanças da tripulação de que possa finalmente ter encontrado um meio de voltar para casa… ou não?

Notas:

Gary Graham, que interpreta Tanis em “Cold Fire”, já é veterano em ficção científica. O ator esteve no elenco fixo de “Alien Nation”.

Além de episódios de Voyager, o diretor Cliff Bole também dirigiu episódios das séries “O Homem de Seis Milhões de Dólares”, “O Homem-Aranha”, “Carro Comando”, “V”, “MacGiver”, A Nova GeraçãoDeep Space Nine, “Baywatch”, “Arquivo-X” e “Millennium”.

Elenco convidado:

Gary Graham como Tanis
Lindsay Ridgeway como Suspiria
Norman Large como Ocampa

Escrito por Anthony Williams
Direção de Cliff Bole