Roteirista comenta sobre filme Star Trek de Tarantino

Em 2017, surgiu a notícia de que o produtor Quentin Tarantino havia apresentado um projeto de filme Star Trek para JJ Abrams.

Inicialmente, a ideia era que Tarantino iria escrever e dirigir o seu próprio projeto. Mas com o passar do tempo, ficou cada vez menos claro o quão envolvido o cineasta ainda estaria neste filme. Então, o roteirista Mark L. Smith (The Revenant) foi escolhido para escrever uma história baseada na ideia de Tarantino.

Mark não tinha experiência em ficção científica e nunca havia trabalhado com Tarantino, que costuma escrever seus próprios filmes. Como convidado em um episódio de abril do podcast Bulletproof Screenwriting, Smith explicou como tudo aconteceu e, ao fazê-lo, também confirmou a suposta conexão do enredo com o episódio clássico de Star Trek:

A coisa toda foi através de JJ Abrams, e da Bad Robot. Fiz alguns trabalhos com eles. E, então, eles sempre me trazem coisas … Mas Tarantino, queria fazer isso. Desse modo, todos nós nos reunimos em uma sala e conversamos sobre as maneiras de entrar na história. Depois disso, eles apenas me ligaram e disseram: “Ei, você está pronto para isso? Você quer ir? Quentin quer fazer”. E eu disse que sim. E aquele foi o primeiro dia que conheci Quentin. Na sala, ele estava lendo uma cena que escreveu e foi uma cena de gangster incrível e legal, e ele está indo de um lado para outro. Eu disse a ele que fiquei com muita raiva de não ter gravado no meu celular a cena. Seria muito valioso. Foi fantástico. Então, começamos a trabalhar. Eu fui à casa dele uma noite e assistimos a filmes antigos de gângster. Ficamos lá por horas … Estávamos apenas relaxando assistindo filmes de gângster, rindo do diálogo ruim.

Um episódio clássico da série original, no qual traz o tema sobre gângsteres é A Piece of the Action, onde a USS Enterprise visita um planeta de alienígenas que formaram sua sociedade em torno dos gângsteres de Chicago.

Smith já havia confirmado que Kirk estaria no filme, mas durante o podcast ele indicou que incluiria personagens familiares adicionais, mas o filme não necessariamente se conectaria com o universo de Star Trek.

Kirk está nisso, nós o pegamos. Todos os personagens estão lá. Eu acho que você iria olhar para isso como se todos os episódios da série realmente não se conectassem. Portanto, este seria quase seu próprio episódio. Um episódio muito legal. Há um pouco de viagem no tempo acontecendo. É realmente selvagem.

Durante o podcast, Smith disse que teve a colaboração de Tarantino em escrever diálogos e que o cineasta era o responsável pelos elementos de ficção científica:

Eu sempre fiquei meio longe da ficção científica. Eu não amo escrever tecnologia. Sempre descobri que, se trago isso para a história, uso isso como uma trapaça. Eu quero que as pessoas tenham que lidar com suas próprias emoções e seus próprios conflitos e suas próprias coisas e eu não quero ter que ser capaz de usar a tecnologia para entrar e sair das coisas. Eu sei que outros grandes escritores mais espertos do que eu podem usá-la bem. Como até em Star Trek, sempre que eu dizia a Quentin, não sou um cara de Star Trek, não sou um grande cara de ficção científica. Eu conheço os personagens, gosto dos relacionamentos e sei disso. Mas ele disse: “Não se preocupe com isso. Eu cuidarei de todas as grandes coisas de ficção científica e tudo mais”. Então você meio que encontra o que sabe e escreve o que sabe.

Apesar de outros roteiristas terem sido anunciados pelo estúdio para escreverem uma nova história para Star Trek, Smith não perdeu as esperanças em seu filme e diz que tudo se resume a Tarantino, revelando uma brecha para seu limite de dez filmes:

Dou-lhe uma chance de dez por cento se algum dia for feito. É uma daquelas coisas que é tão difícil para ele fazer, mas se ele realmente quiser. Ele tem esse limite definido que impõe. Ele vai me dizer: “Bem, posso dizer que não é um original, então não vai contar contra os meus dez”. Eu adoraria que acontecesse. Meu Deus, eu ficaria emocionado se isso acontecesse … Dedos cruzados que ele vai ficar tão entediado que vai fazer isso.

Apesar dos filmes de Tarantino serem violentos e para maiores de idade, Smith ainda acha que a Paramount pode se voltar para o projeto por ser algo diferente:

Caras como Quentin podem fazer coisas que o resto de nós não pode. Então, eles vão confiar nele porque sabem que o que vão conseguir será algo sobre o qual se falará durante anos. E foi. O roteiro é muito Tarantino, difícil de reprovar e violento. Tem todos esses ótimos elementos. E eu acho que a Paramount fez coisas diferentes e meio que voltou para Star Trek. Eles provavelmente acham que Tarantino vale a pena ser capaz de desviar do caminho e sempre voltar.

Por enquanto, o filme Star Trek de Tarantino está arquivado. O que sabemos, até o momento, é que o novo filme tem um dupla de roteiristas: Lindsey Beer e Geneva Robertson-Dworet, e um diretor Matt Shakman. Tudo sob a coordenação de JJ Abrams e sua empresa a Bad Robot. Não há informação sobre a história ou os personagens, mas sua data de lançado foi anunciada para 9 de junho de 2023.

Fonte: TrekMovie.