VOY 3×21: Before and After

Episódio consistente centrado em Kes sinaliza para o que vem no futuro

Sinopse

Data estelar: 50973

Kes acorda e se vê como uma mulher idosa, no leito de morte, cercada por filhos e netos. O Doutor ativa algo que chama de câmara bio-temporal e Kes experimenta uma mudança na percepção. Ela agora se vê com um garoto – aparentemente seu neto Andrew – que lhe entrega um presente de aniversário atrasado. O Doutor diz que colocará a Ocampa na câmara para prolongar sua vida. Ela está no Morilogium, a fase final do ciclo de vida da raça.

De repente, Kes acorda em seus aposentos, onde Andrew ainda está trabalhando no presente que já tinha lhe dado. Kes conhece Linnis, sua filha, que é esposa de Harry Kim. O pai de Linnis é Tom Paris. Antes de conseguir compreender o que está acontecendo, ela se encontra celebrando o nono aniversário com a família e amigos. Andrew lhe diz que não teve a chance de começar a fazer o presente. Confusa, ela diz ao Doutor que parece estar seguindo sua vida em reverso. Consultando seus registros médicos, Kes descobre que sofreu de envenenamento por radiação de cronotons quando a Voyager sofreu um ataque dos Krenim.

Enquanto questiona se a exposição à radiação pode explicar o seu estado, ela sofre outro salto. Desta vez, vai imediatamente ao Doutor, que confirma que as partículas de cronotons, reativadas no futuro pela câmara bio-temporal, estão causando os pulos no tempo. Para impedir os saltos, eles têm de livrá-la da radiação – e o único modo de fazer isso é encontrar a variação temporal do torpedo Krenim que a contaminou.

Kes continua voltando no tempo, agora ao nascimento de Linnis, época em que foi exposta à radiação. Ao encontrar o torpedo, ela registra a variação temporal. Logo depois, salta novamente, um ano antes, alertando Janeway a evitar os Krenim a qualquer custo. Ela também dá ao Doutor informações para programar a câmara bio-temporal para curá-la do envenenamento. À medida que os níveis de cronotons começam a cair, Kes experimenta uma série de outros pulos no tempo, chegando ao momento da concepção. Quando deixa de existir, seu corpo é limpo da radiação e ela acorda no período em que estavam usando a câmara para eliminar as partículas.

Comentários

O episódio da semana volta a enfocar Kes, o que é curioso. A essa altura a equipe de produção já sabia que ela deixaria a Voyager. Nos episódios mais recentes (“Warlord”, “Darkling”), a personagem foi mais desenvolvida do que em três anos de série. Parece que “Before and After” vem apenas como uma tentativa desesperada de criar um legado para Kes, ou algum tipo de redenção pelo seu abandono temporada após temporada.

Apesar disso, é um grande episódio. Há desenvolvimento de personagens, apelo ao emocional e apresentação de novas premissas.

Aqui não é só Kes que é trabalhada. O relacionamento de Tom e B’Elanna obviamente já está em outro patamar. Os dois agora se beijam em público, isto é, finalmente assumiram o namoro. O Doutor, mesmo que em um futuro alternativo, ganha um nome… e cabelos. Também temos uma pincelada de uma realidade tenebrosa para a USS Voyager; a capitã morre e a situação fica tão complicada que Chakotay vira capitão e Neelix um oficial de segurança! O índio não convence como capitão e ver o Talaxiano no uniforme foi um pouco chocante.

Chocante também descobrir que Harry casa-se com uma criança, a filha de Tom e Kes. Como é que ele pode se casar com uma moça que há tão pouco tempo viu nascer?! Se o Elogium costuma acontecer entre os quatro e cinco anos de idade, conforme estabelecido na primeira temporada , como é que Linnis já é mãe de um garoto de um ano? E o que ela está fazendo no uniforme da Frota? Tudo isso é muito estranho. Harry ainda é o personagem mais deslocado da série e é incrível como todas as coisas estranhas acontecem com ele.

Para muita gente o casamento de Tom e Kes não colou. Mas uma coisa ninguém pode negar: esse episódio é em alguns aspectos o que melhor inspira realismo na série. Pela primeira vez sentimos a idéia de família em Voyager. A tripulação de certa forma parece mais humana. Tem criança correndo pelos corredores. O público também consegue sentir a dor da perda dos oficiais, coisa que costuma ser ignorada. Vê-se na prática que a nave tem suas limitações. Desde a primeira semana de viagem fala-se sobre o racionamento de energia e de comida, mas o que o público via de fato eram os holodecks são usados incessantemente. Aqui a Voyager está realmente vulnerável, com os mais básicos sistemas desativados. O trekker tem em “Before and After” uma noção mais apurada do que seria a vida no quadrante Delta.

Vale destacar algumas peculiaridades de Kes no episódio. Vê-se que ela não sofre um impacto grande com as mortes de Janeway e Torres. Afinal, tinha conhecido a capitã poucos minutos antes e, quanto a B’Elanna, esta não passava de uma rival. A essa altura, Kes não tem memórias de sua amizade com a tenente. Ela a vê apenas como uma mulher cuja morte tornará possível seu casamento. Mas ninguém pode culpá-la por pensar assim. Ela tem razões para pensar assim.

Outra questão é a aparência de Kes ao longo dos anos. Parece que o processo de envelhecimento acontece muito rapidamente. A Kes posando com o neto recém-nascido na foto estava a cerca de seis meses de completar nove anos, e parecia muito com sua contraparte atual. Nos seis meses seguintes, no entanto, transformou-se em uma mulher idosa. E aparenta ser ainda mais velha nas semanas que se seguem. Isso traz à pergunta de quando a ela começará a mostrar sua idade na série. Até agora, apenas suas roupas mudaram. Seu penteado foi o mesmo durante quase três anos. Não dá para saber quando tempo se passou entre o episódio passado e este, mas aparentemente os cabelos Ocampas também crescem mais rapidamente que os humanos…

Comentando sobre a história em si, em um dos múltiplos universos, um certo doutor holográfico de nome Van Gogh tenta prolongar a vida de sua melhor amiga (aos nove anos e as portas da morte para uma Ocampa) com uma infame “Câmara bio-temporal” (TM). Mas o doutor desconhecia que radiação residual no corpo de Kes, proveniente do confronto anterior de Voyager com uma raça capaz de manipular o tempo, teria que ser levada em consideração em seu experimento.

A “câmara” não funciona e Kes morre, mas de alguma forma a sua “consciência” (por falta de melhor termo e movida por “radiação temporal”) permanece viva e saltando por diversos universos alternativos, sempre de forma contrária ao fluxo temporal. Seu predicamento é que ela perdeu totalmente a sua memória ao final da vida e vai acumulando conhecimento no caminho de volta, vislumbrando eventos do futuro da Voyager.

A cada parada ela interage com os tripulantes da nave explicando da melhor forma que pode a sua situação vez após vez, descobrindo de fato segredos sobre ela própria e mostrando detalhes do futuro da série, até entrar em contato com aquele que parece ser o “universo certo” no presente da série. Então ela é posta em uma “Câmara” para tentar anular os efeitos da “radiação temporal” e terminar o seu martírio. De fato o doutor deixa ela escapulir um pouco e ela chega ao momento anterior a sua concepção, como se sofrendo os efeitos de uma HILÁRIA “Inércia Temporal” (TM). Mas o doutor pega a “consciência” de Kes pela rabo (no bom sentido é claro) e a traz de volta.

Provavelmente a consciência original de Kes foi parar em algum outro lugar e substituída por esta nova de um universo alternativo.

Boa parte do que Kes presenciou se tornou de fato verdade e isto merece um certo crédito: Tuvok foi promovido a comandante, Paris e Torres se casam e constituem uma família e a ameaça dos Krenim é apresentada em cores vivas. Um óbvio “Nit” é por que Janeway não sabia dos Krenim no duplo “Year of Hell” (que seria o cliff-hanger da terceira temporada mais acabou ficando para os sweeps de novembro, cedendo o lugar para “Scorpion”). Mas isso será comentado mais à frente.

Outro crédito do episódio é que existe mais continuidade nesta história, para os dois lados do fluxo temporal, que em toda a temporada até agora. “Before and After” é o melhor roteiro com Kes na série e também o que melhor captura o que é ser Ocampa: o nascimento, forma de encarar a vida, relações familiares etc. Aqui, o Elogium é visto na prática e o espectador descobre o que acontece na fase final do ciclo de vida da raça.

Avaliação

Citações

“I haven’t made one of these since… well, since I became security officer.”
“Perhaps you would care to relinquish your commission and return to the scene of your former triumphs.”
(Eu não faço um destes desde… bem, desde que virei oficial de segurança.)
(Talvez você devesse abandonar a sua comissão e retornar ao cenário de seus antigos triunfos.)
Neelix e Tuvok

“You may have lost your memories, but you certainly haven’t lost your determination.”
(Você pode ter perdido as suas memórias, mas certamente não perdeu sua determinação.)
Doutor

“So how does it feel to be a grandfather?”
“A lot better than it does to have you as a son-in-law.”
(Como se sente sendo avô?)
(Muito melhor do que me sinto tendo você como genro.)
Harry e Tom

“You must be B’Elanna.”
“Well, the last time I checked…”
(Você deve ser B’Elanna.)
B’Elanna – “Well, the last time I checked”…
(Bom, eu era da última vez que chequei…)
Kes e B’Elanna

“Doctor, you’ve lost your hair.”
“I beg your pardon?”
(Doutor, você perdeu o seu cabelo.)
(Desculpe?)
Kes e Doutor

Trivia

  • O episódio introduz os Krenim, raça que na quarta temporada representará uma das maiores ameaças à Voyager
  • Os cabelos de Kes, que se mantiveram no mesmo penteado por quase três anos, aparecem compridos aqui. Note que as orelhas Ocampas dela não estão mais à mostra, agora cobertas pelos cabelos. A atriz vinha mostrando crescente desconforto com a maquiagem.
  • O telespectador pode ter uma visão concreta de como é a concepção Ocampa. As cenas do trabalho de parto já haviam sido descritas em “Elogium”, mas nunca tinham sido mostradas.

Ficha Técnica

Escrito por Kenneth Biller
Dirigido por Allan Kroeker

Exibido em 9 de abril de 1997

Título em português: “Antes e Depois”

Elenco

Kate Mulgrew como Kathryn Janeway
Robert Beltran como Chakotay
Roxann Biggs-Dawson como B’Elanna Torres
Robert Duncan McNeill como Tom Paris
Jennifer Lien como Kes
Ethan Phillips como Neelix
Robert Picardo como Doutor
Tim Russ como Tuvok
Garret Wang como Harry Kim

Elenco convidado

Jessica Collins como Linnis
Michael L. Maguire como Benaren
Christopher Aguilar como Andrew
Janna Michaels como Kes jovem
Rachel Harris como Martis

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Ricardo Delfin

Episódio anterior | Próximo episódio