Confira os easter eggs da Estação Daystrom

O 6º episódio da 3ª temporada de Star Trek: Picard, intitulado “The Bounty” incluiu muitas referências e chamadas à franquia de Star Trek.

Depois de citar a Estação Daystrom a partir do 1º episódio, Raffi, Worf e Riker visitaram as instalações que abrigam a tecnologia mais desconhecida da Frota Estelar, armas experimentais e contrabando alienígena, incluindo as sobras mais nefastas da seção 31. O objetivo era entrar no cofre e obter o manifesto para descobrir o que os metamorfos roubaram, e lá eles encontraram uma nova versão do Data, depois de serem confrontados por um holograma do Professor Moriarty.

No caminho para o cofre, eles passaram por celas contendo alguns elementos familiares da história de Star Trek. Aqui vamos apresentar os easter eggs encontrados na Estação Daystrom.

James T. Kirk

Um dos itens que foram deixados bem claro foi uma exposição de James T. Kirk, capitão da USS Enterprise da Série Clássica. Parece que o corpo de Kirk foi recuperado de Veridian III, onde ele morreu, como visto no filme Jornada nas Estrelas: Generations. É possível que eles quisessem estudar o corpo devido à entrada e saída de Kirk do misterioso Nexus.

Na cela, além do corpo, consta uma biografia de Kirk, cujo texto foi retirado da Enciclopédia Star Trek, que tem sido usado desta forma desde a primeira edição, em 1994. Apenas o ano 2267 foi alterado para 2270 e as duas sentenças finais são novas.

O oficial da Frota Estelar James Tiberius Kirk [SC 937-0176 CEC] foi capitão da USS Enterprise NCC-1701 durante sua histórica missão quinquenal de exploração em 2264-2269. Em 2270, Kirk recebeu uma lista impressionante de elogios da Frota Estelar, incluindo a Folha de Palma da Missão de Paz Axanar, a Ordem Grankite de Táticas (Classe de Excelência) e a Fita de Elogios Preantares (Classes Primeira e Segunda), e o Prêmio Blass para Exploração Espacial. Os prêmios de valor de Kirk incluíram a Medalha de Honra, a Palma de Prata com Aglomerado, a Menção da Frota Estelar pela Galanteria Conspícua, e a Ordem Kragite do Heroísmo. O capitão Kirk foi gravemente ferido enquanto ajudava o capitão Jean-Luc Picard durante uma missão em Veridian III. Seu corpo foi recuperado pelo Projeto Phoenix.

Dispositivo Genesis II

Um grande pedaço da história de Kirk também foi destacado. Daystrom construiu uma segunda versão do Dispositivo Genesis de Jornada nas Estrelas: A Ira de Khan, que pode instantaneamente terraformar corpos planetários sem vida. O Dispositivo Genesis original foi detonado e criou o Planeta Gênesis, mais tarde considerado instável devido ao uso de protomatéria. Ele tem a descrição de “Gênesis II”, provavelmente uma referência ao filme de TV criado por Gene Roddenberry, de 1973, com esse nome.

O diretor de arte Picard Kit Stølen compartilhou uma imagem no Twitter da réplica que eles fizeram.

Pingo (tribble) geneticamente modificado

Os pingos (tribbles) são uma constante em Star Trek, aparecendo pela primeira vez no episódio “The Trouble with Tribbles” da Série Clássica. Geralmente vistos como animais bonitos e peludos, sua criação incessante e o consumo de alimentos os tornaram pragas. O Império Klingon os considerava um inimigo grave (“More Tribbles, More Troubles” da Série Animada ) e por isso era apropriado que o pingo geneticamente modificado de Daystrom (apelidado de pingo de ataque” por Riker) assustasse Worf.

Gerador Thalaron

A primeira coisa pela qual Riker passou em Daystrom foi um gerador Thalaron, o mesmo tipo de dispositivo que Shinzon usou para aniquilar o Senado Romulano em Jornada nas Estrelas: Nemesis.

Vínculo Borg

Daystrom também abrigou um vínculo Borg, que cada nave Borg usa para conectar seus zangões. Foi introduzido pela primeira vez no episódio “Infinite Regress” de Voyager e depois visto em Star Trek: Prodigy, no episódio “Let Sleeping Borg Lie”.

Corpo andróide arretano

O de Kirk não foi o único corpo avistado durante a visita à estação. Daystrom também está apresentando um dos andróides arretanos, usados para abrigar as mentes dos arretanos sobreviventes do episódio “Return to Tomorrow” da Série Clássica.

Rainha Borg

Outro item difícil de ser visto: os restos da Rainha Borg, presumivelmente o crânio metálico e a coluna vertebral que foram deixados depois que ela foi derrotada em Jornada nas Estrelas: Primeiro contato.

Arquivo D’Arsay

A extinta civilização D’Arsay deixou para trás arquivos espaciais que continham sua história, e as embarcações que fazem contato com eles acabam se transformando para recontar a mitologia D’Arsay, como visto no episódio “Masks” de A Nova Geração e novamente em Lower Decks.

Parafuso de haste auto-vedante

Os parafusos de haste auto-vedantes foram uma piada recorrente em Star Trek: Deep Space Nine, mas talvez o que Raffi passou tenha sido único de alguma forma.

O designer de produção Dave Blass compartilhou um vídeo com a exibição do parafuso de haste:

Dispositivo Koinonian

O dispositivo explosivo Koinonian do episódio “The Bonding” de A Nova Geração, pode ser visto durante o interrogatório de Riker.

Duplicador de andróides

O duplicador de andróides no Exo III visto no epísódio “What Are Little Girls Made Of?” da Série Clássica.

Contêineres kemacite

Contêineres kemacite, como vistos no episódio “The Shipment” de Star Trek: Enterprise.

Vistos no Ready Room:

Alguns itens foram apresentados em um vídeo no Ready Room, pelo Paramount+, embora não tenhamos certeza de que apareceram em tela:

  • A sonda Kataan, do episódio “The Inner Light” de A Nova Geração

  • A sonda Pup, do episódio “The Forsaken” de Deep Space Nine

  • Uma forma de vida Sporocystian do episódio “Caretaker” de Voyager.

 

O artista gráfico Joe Relat revelou no Twitter alguns de seus modelos originais usados para criar as telas do cofre e isto incluiu umitem difícil de identificar, a Unidade Multitrônica M-5, que era o computador do episódio “The Ultimate Computer” da Série Clássica. O M5 foi projetado por Richard Daystrom, em homenagema quem o Instituto Daystrom foi nomeado. Apresentou também os já citados Arquivo D´Arsay, a sonda Kataan e o Genesis.

  • Vírus da memória

Este, que não foi visto no episódio, é o vírus da memória do episódio “Flashback” de Voyager.

 

  • Vírus morfogênico

O vírus morfogênico, criado pela seção 31 para matar os metamorfos no episódio “When it Rains” de Deep Space Nine, é outro item da Estação Daystrom que só aparece no episódio do Ready Room e não aparece no episódio.

  • Arma nano-biogênica

Este item da Estação Daystrom só aparece no Ready Room e não no episódio. É a arma nano-biogênica do episódio “Armageddon Game” de Deep Space Nine.

  • Propulsor de oscilação

Este item na estação Daystrom mal pode ser percebido e é visto muito melhor no Ready Room. É o propulsor de oscilação do filme Buckaroo Banzai, um filme americano de ficção científica de 1984, cujo nome completo é The Adventures of Buckaroo Banzai Across the 8th Dimension. O propulsor de oscilação é um dispositivo localizado no módulo do sistema primário (tronco) dos androides do tipo Soong.

Fonte: Jörg Hillebrand @gaghyogi49 no Twitter e Trekmovie

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok