É OFICIAL! Strange New Worlds ganha terceira temporada, e Lower Decks terá a quinta

Após o susto com o anúncio de que Discovery terá sua quinta e última temporada em 2024, os fãs podem respirar mais aliviados: a Paramount acaba de confirmar que Strange New Worlds e Lower Decks foram renovadas para, respectivamente, a terceira e a quinta temporadas.

O estúdio também anunciou nesta terça-feira (28) a chegada dos episódios da segunda temporada da série do capitão Pike, que foram filmados no ano passado: a estreia deve acontecer em 15 de junho, globalmente, no Paramount+.

A animação Lower Decks está concluindo a produção de sua quarta temporada, e a promessa é de que ela chegue no fim do verão norte-americano (inverno no Brasil). Por fim, o Paramount+ também confirmou novos episódios de Prodigy para o fim do ano (inverno no hemisfério Norte), mas nada falou sobre renovação para uma terceira temporada (vale lembrar que a animação 3D dos irmãos Hageman é coprodução com o canal Nickelodeon e tem temporadas de 20 episódios).

A expectativa é a de que um primeiro bloco de dez episódios da segunda temporada comece a ser veiculado ainda em 2023, restando ainda outros dez para exibição em algum ponto de 2024 — o que retarda um pouco a necessidade de anúncio para uma nova temporada.

Com isso, o Paramount+ parece estabelecer um novo ritmo para o lançamento de temporadas de Star Trek, abrindo hiatos de algumas semanas entre elas. Picard deve terminar em 20 de abril, e então teremos .sete semanas sem episódios até a retomada de Strange New Worlds.

Faz sentido como medida de equilíbrio entre a estratégia original de manter novos episódios de Star Trek o ano inteiro, para reter o público aficcionado como assinante o tempo todo, e reduzir gastos — algo que todos os streamings começaram a fazer, depois que Netflix e Disney+ atingiram um teto, para não falar em serviços que estão “repensando a vida”, como o HBO Max.

As renovações, em particular de Strange New Worlds, não vieram como total surpresa. No início do mês, o showrunner Akiva Goldsman participou de um evento no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e comentou que uma data para a estreia da segunda temporada viria rapidamente, e que a terceira temporada estaria começando sua produção.

Com o anúncio, em tese o Paramount+ já tem cardápio trekker para todo o ano de 2024: a temporada 3 de Strange New Worlds, a temporada 5 de Discovery, a temporada 5 de Lower Decks e pelo menos o segundo bloco da segunda temporada de Prodigy, somando 40 novos episódios de Star Trek.

A partir de 2025, o terreno está, até o momento, totalmente livre, mas Alex Kurtzman, produtor executivo e gerente da franquia para o Paramount+, comentou em entrevista à revista SFX que anúncios de novas inclusões ao cardápio trekker devem ser feitos em breve. De fato, será preciso dar luz verde para alguma coisa nova ainda em 2023, se a ideia for manter um balanço de dois blocos live-action e dois blocos animados de episódios por ano. Afinal de contas, PicardDiscovery estão oficialmente encerradas.

Kurtzman diz ainda estar muito interessado em uma série da Seção 31, veículo para a recém-oscarizada Michelle Yeoh, que viveu duas versões de Philippa Georgiou em Discovery. Em outros tempos, o produtor também falou do interesse em desenvolver uma série da Academia da Frota Estelar. E na entrevista com a SFX ele falou na possibilidade de explorar outros formatos, como minisséries e telefilmes centrados em personagens específicos. Vamos ver o que vem por aí, mas uma coisa é certa: a despeito da puxada no freio para conter despesas, o Paramount+ ainda tem bastante interesse em Star Trek.

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok