Conheça as personalidades que fizeram história durante o
    século 24 a bordo da estação espacial Deep Space Nine aqui.

 









 

 

Kira Nerys

Espécie: Bajoriana

Nascimento: Nascida em 2343 na Província Dahkur, em Bajor. 

Formação: Ex-guerrilheira da Resistência Bajoriana. Oficial da Milícia Bajoriana.

Posição: Oficial de ligação (entre os governos de Bajor e da Federação) e primeiro oficial da estação Deep Space Nine. 

Patente: Major, sendo promovida a tenente coronel em 2375. Supostamente promovida a coronel ao final daquele ano. Recebeu uma patente de campo de comandante da frota Estelar, ativa por um breve período de tempo, por ocasião da campanha final da guerra do Dominion em Cardassia.

Paradeiro: Permaneceu como oficial comandante de DS9 após o desaparecimento do capitão Sisko nas cavernas de fogo em 2375.

 

Laços familiares e afetivos

Pais: Kira Taban (pai, falecido) e Kira Meru (mãe, falecida). Taban apreciava a jardinagem, enquanto Meru era uma pintora de ícones. Nerys e sua família passaram um bom tempo no campo de refugiados Singha. Quando ela tinha três anos de idade, lhe foi contado que sua mãe morrera no campo por desnutrição. Anos depois (em 2374), Nerys descobriu que Meru fora levada para Terok Nor para servir como mulher de conforto aos Cardassianos baseados na Estação, então recém construída (e ainda não completamente operacional). Ela caiu nos olhos de Dukat, e acabou tornando-se sua amante. Dessa forma, seu pai Taban passou a receber comida extra e remédios, o que possibilitou de certa forma a sobrevivência de Nerys e seus irmãos. Meru morreu sete anos depois, num hospital Cardassiano. Taban sempre dizia que Meru era a pessoa mais forte que ele já encontrara, e mesmo sentindo sua falta, acreditava que o sacrifício de sua esposa salvara suas vidas. Foi durante a Ocupação que Taban, foi morto. Ele foi ferido durante um ataque Cardassiano à sua vila, pela Unidade de Armas Pesadas, Terceiro Grupo de Assalto, Nona Ordem. Ele tentou conversar com os soldados, mas eles acabaram por queimar seu jardim e casa, por fim ferindo-o fatalmente. 

Irmãos: Kira Reon e Kira Pohl (irmãos mais jovens, ambos falecidos). 

Marido: Nenhum

Filhos: Apesar de não possuir filhos biológicos, Nerys levou a termo a gravidez do segundo filho de Miles O'Brien com Keiko (Kirayoshi O'Brien). 

Relacionamentos amorosos: o falecido vedek Bareil (2370-2371), Shakaar Edon (2372-2373) e Odo (2374-2375). Teve um breve caso com o Bareil do universo do espelho em 2374.

Maiores amigos: Odo, Jadzia Dax (falecida), Shakaar Edon, Lupaza (falecida), Furrel (falecido), Trentin Fala (falecido) e Tora Zyial (falecida filha bastarda de gul Dukat). E também o legado Cardassiano Tekeny Ghemor (falecido).

 

Curiosidades

Kira adora jogar springball, (uma jogo com raquetes que se assemelha ao nosso squash), que ela pratica desde criança, quando jogava com seus irmãos e sempre acompanha os resultados dos campeonatos. Suas qualidades como jogadora são tantas, que os habitantes da Estação comparecem para assistir aos seus jogos. 

Nerys aprecia um bom Spring Wine (Vinho Bajoriano), café quente, raktajinos (uma espécie de "café Klingon"), chás de gengibre e de jumja (erva nativa de Bajor), stardrifters (bebida verde intoxicante), além de considerar chocolates Rigelianos sua guloseima predileta. 

Kira gosta de música, mas seu conhecimento musical limita-se a compositores Bajorianos, sendo Tor Jolan um dos seus favoritos. E ainda Sonata Verani, que além de ser seu amigo, é um dos músicos que mais gosta. 

Kira considera holosuites uma completa perda de tempo, que qualquer coisa é melhor ser feita na vida real do que numa holosuite. 

Normalmente Kira não gosta de flores, mas nos aniversários de sua mãe, ela sempre compra um buquê de lilacs, a flor favorita de sua progenitora, segundo seu pai. 

Também não aprecia pirulitos de jumja, pratica meditação silenciosa regularmente, é uma completa negação para as artes (ao contrário de sua falecida mãe, mas curiosamente tem algum talento para leitura labial) e seu código de autorização é Kira-1-5-7-alpha.

 

Biografia

Kira Nerys nasceu na província de Dahkur em 2343 e cresceu no campo de refugiados de Singha, em Bajor. 

Órfã de mãe, em 2355, começou a lutar contra os Cardassianos. Ela foi recrutada por Lorit Akrem para integrar o Grupo de Resistência Shakaar, aos 12 anos de idade. 

No início ela somente limpava as armas, mas em 2356, aos 13 anos de idade, numa noite faltou um homem para participar de uma emboscada. Nerys queria ir, mas todos achavam que ela era muito nova e pequena. No entanto, uma das integrantes da Resistência, Lupaza, apoiou-a. Mas era de Shakaar a decisão final de incluí-la ou não na emboscada. Durante a operação, Kira disparou seu rifle e só parou quando a carga acabou. Lupaza fez um brinco para Nerys com parte do metal que eles pegaram na emboscada. 

Durante a Ocupação, Nerys participou de diversas ações contra os Cardassianos. Em 2357, ajudou na liberação do campo de trabalhos forçados de Gallitepp e em outra ocasião de um atentado a bomba em um depósito de armas em Hathon. 

Em um certo momento de sua participação no grupo de Shakaar, seu pai foi mortalmente ferido quando Cardassianos queimaram a vila onde ele vivia. Nerys partiu em uma missão ao invés de velar os últimos momentos do seu pai, algo que ela lamentou amargamente tempos depois.

Kira aprendeu a pilotar caças de sub-impulso, usando-os na época da Ocupação e passou quase 10 anos escondendo-se dos Cardassianos nas montanhas da província de Dahkur junto com seu Grupo de Resistência Shakaar, incluindo particularmente um inverno extremamente rigoroso entre os anos de 2160 e 2161 onde não tinham energia para os feiser, pouca comida e tendo que se esconder nas cavernas para não serem detectados pelos sensores Cardassianos. 

Em 2365 Nerys foi recrutada para descobrir uma listagem com nomes de Bajorianos que eram colaboradores dos Cardassianos. Isso a levou para Terok Nor, onde foi atrás de Vaatrick, um Bajoriano dono de uma pequena loja na Estação. Após ser surpreendida pelo próprio Vaatrick em sua loja, enquanto procurava pela lista, acabou tendo de matá-lo. Foi ai que conheceu Odo, que fora designado por gul Dukat para investigar o assassinato. Nerys era a principal suspeita, mas acabou por convencer Odo que ela não tinha nada a ver com o ocorrido (ela admitiu ser uma terrorista sim, mas designada para uma outra missão na estação). Somente anos depois (em 2370), Odo descobriu a verdade. 

Somente uma vez Kira foi capturada pelos Cardassianos, juntamente com Shakaar e Lupaza, tendo sido levados para um centro de interrogação. Felizmente eles foram resgatados por Furrel, um companheiro de grupo de Resistência (que perdeu um dos braços na operação de resgate). 

2369:

Após a retirada Cardassiana de Bajor e o fim da ocupação, Nerys acabou sendo incorporada na Milícia Bajoriana com o posto de Major. A Estação Espacial de processamento de minério Terok Nor foi abandonada pelos Cardassianos e tornou-se propriedade de Bajor. Necessitando de ajuda para se fortalecer, o Governo Provisório convidou a Federação para ajudar na administração da Estação, agora chamada de Deep Space Nine. Kira é designada para ser a oficial de ligação entre Bajor e a Federação e também Primeira Oficial do Comandante Benjamin Sisko. Num primeiro momento esse não era o lugar onde gostaria de estar, e inclusive não concordava com o Governo Provisório em convidar a Federação para ajudá-los. Quando a Fenda Espacial/Templo Celestial foi descoberto, Sisko é declarado como sendo o Emissário dos Profetas por kai Opaka. Nerys acaba aceitando-o como o Emissário, e o respeito por seu comandante começa a crescer. A importância do Sistema Bajoriano cresce a cada dia devido a Fenda Espacial, assim como o risco da volta dos Cardassianos, é quando Nerys passa a aceitar a presença da Federação como necessária para a proteção de Bajor. 

A atuação de Nerys em diversas questões foi de fundamental importância, seja para a segurança da Estação ou para a realização de missões vitais. 

Nerys ajudou a impedir que um velho amigo seu. Um compatriota e terrorista do Kohn-Ma (um grupo terrorista radical Bajoriano), Tahna Los, destruísse a entrada da Fenda Espacial com um explosivo. O Kohn-Ma acreditava que o fechamento da Fenda Espacial diminuiria a importância da área, fazendo com que a Federação bem como os Cardassianos deixassem Bajor somente para os Bajorianos. 

Kira esteve presente no acidente que levou ao desaparecimento de kai Opaka. E ficou profundamente afetada por tal perda.

Também no início de sua carreira na Estação, sua lealdade ao trabalho foi novamente posta a prova. Quando na evacuação da lua Jeraddo um dos habitantes recusava-se a ser realocado. Mullibok não queria deixar aquela que era sua casa, e preferia morrer a ter de sair dali. Kira simpatiza-se com Mullibok, mas no fim acaba fazendo o que devia fazer, queimando a casa do velho Bajoriano e realocando Mullibok contra a sua vontade. 

Sob o controle de uma matriz telepática alienígena, tramou contra Sisko pelo controle da estação.

Quando um Cardassiano aparece na Estação dizendo ser Gul Darhell, comandante de Gallitepp e responsável pela morte de milhares de Bajorianos, Kira acaba por confrontá-lo. Mais do que isso, Kira acaba tendo que avaliar seus sentimentos com relação aos Cardassianos, principalmente quando se descobre que Darhell realmente já estava morto há muito tempo, e que aquele Cardassiano era apenas Aamin Marritza (na realidade o arquivista de Darhell). Ele queria passar-se por Darhell para que fosse condenado pelos seus crimes contra Bajor, pois se sentia envergonhado pelo o que seus compatriotas fizeram com o Planeta. Nerys acaba por não deixá-lo sacrificar-se por atos que não cometeu, e quando ele estava sendo solto, Marritza é morto por um Bajoriano. Diante disso, Nerys percebe que o fato de alguém ser um Cardassiano não é motivo para querer matá-lo, indo de encontro com o que sempre pensou. 

Após Sisko ter salvado a vida de Bareil de um atentado e com grandes suspeitas pairando sobre vedek Winn, Kira se mostra cada vez mais próxima do comandante.

2370:

Nerys organizou uma missão de resgate para libertar um campo de prisioneiros em Cardassia IV que não deveria existir desde o fim da Ocupação. Dentre os resgatados estava Li Nalas, considerado um herói durante a Ocupação, e que estava desaparecido há muitos anos. Temporariamente Nalas acaba sendo designado para o lugar de Kira. Durante esse tempo, Nerys ajuda a revelar o envolvimento de Cardassianos no fornecimento de armas, via Kressaris, para um grupo radical Bajoriano denominado O Círculo. Ministro Jaro Essa liderava O Círculo e pretendia tomar o poder através de um golpe de estado. Com a informação de Nerys sobre o envolvimento dos Cardassianos no fornecimento de armas, os planos de Jaro acabaram não dando certo, e o Governo Provisório continua no poder. 

Vedek Bareil Antos (uma espécie de padre ou sacerdote da religião Bajoriana) foi pela primeira vez à Estação ao final do ano anterior, para tentar solucionar os problemas entre vedek Winn e a professora das crianças da Estação, Keiko O'Brien. No entanto, somente quando Nerys foi substituída por Li Nalas, que ela e Bareil acabaram se aproximando. Ela passou um tempo em seu monastério (tendo uma experiência com um Orb, que já sugeria o seu envolvimento na resolução da presente crise com Jaro e cia. e sua aproximação amorosa do religioso) e acabou recebendo ajuda dele para combater O Círculo. 

Finalmente Kira contou a Odo sobre o seu real envolvimento no caso Vaatrik, quando Odo reabre as investigações após um atentado a vida de Quark. Um fato que ambos temiam que pudesse terminar com a amizade deles.

Teve que lidar com a chegada de refugiados Skrreeans (do quadrante gama) a Bajor e a forte reação de sua líder Haneek quando a major concordou com o governo provisório que Bajor não poderia acolher os alienígenas.

Quando Bareil foi convidado por Prylar Rit, um monge do templo religioso da estação, a ir até lá, Nerys e Antos tiveram a oportunidade de passar algum tempo juntos, inclusive jogando springball. Acabaram por começar um relacionamento amoroso. 

Kira Nerys apóia a campanha do Vedek Bareil para Kai (para preencher o espaço deixado por Opaka), mas acaba se vendo com um sério problema nas mãos, quando Vedek Winn (outra concorrente ao cargo) lhe pede para investigar o possível envolvimento de seu amado com um acontecimento do passado. Bareil é acusado de ter sido o responsável por ordenar Prylar Bek a contar a localização de um Grupo de Resistência. Apesar da insistência de Nerys em ajudar Bareil a desvendar a verdade, ele desiste de sua candidatura. Winn é eleita a nova Kai, e somente mais tarde Nerys descobre os verdadeiros motivos de Bareil. Na realidade ele estava protegendo Opaka. Ela fora a responsável por dizer a localização da Resistência, causando a morte de 43 Bajorianos, incluindo seu próprio filho. Esse acontecimento foi chamado de massacre do vale Kendra. Bareil sabia que Opaka era a responsável pela informação. Mesmo sacrificando a vida de seu próprio filho, Opaka não teve escolha, do contrário os Cardassianos teriam matado cada Bajoriano daquele vale até encontrar os terroristas. 

Quando Kira e o Doutor Bashir estavam retornando de uma visita a uma nova colônia Bajoriana no Quadrante Gama, um vazamento no injetor de plasma acaba por transportá-los para o Universo do Espelho, assim que entram na Fenda Espacial. Durante sua aventura no Universo Espelho, Nerys encontra-se consigo mesma, uma outra Kira Nerys que atende pela alcunha de Intendente e comanda uma outra Terok Nor em órbita de um outro Bajor. Nerys e Julian ajudam os escravos terráqueos a começarem uma rebelião (comandada por ninguém menos que a versão alternativa do comandante Sisko) contra a Aliança Klingon/Cardassiana/Bajoriana. 

2371:

Fez parte da primeira missão da Defiant para localizar os Fundadores do Dominion e esteve com Odo quando ele encontrou o seu povo pela primeira vez.

O segundo confronto de Nerys com seus sentimentos perante os Cardassianos aconteceu quando ela foi raptada e sofreu uma cirurgia para se parecer como uma Cardassiana, Iliana Ghemor. Isso fazia parte de um plano da Ordem Obsidiana para expor seu suposto pai, legado Tekeny Ghemor como sendo um membro dissidente do Comando Central. Nerys acaba por ver que ele é um bom homem, que só estava querendo o melhor para seu planeta. Eles são resgatados por Sisko, Odo e Garak. Nerys e Ghemor permanecem amigos, pois para ele, Nerys é o que ele tem mais perto de uma família, já que sua filha está desaparecida a tanto tempo. 

Foi instrumental para fazer o líder Maquis Tom Riker desistir de sua missão (após ter roubado a Defiant de DS9) e se entregar às autoridades Cardassianas. 

Mais tarde, o Vedek Bareil ajuda Kai Winn nas negociações de paz entre Cardassia e Bajor. Quando eles estavam indo para a Estação, devido a um problema no transporte, Bareil fica entre a vida e a morte. O Dr. Bashir consegue mantê-lo vivo, mas as custas de drogas e implantes substituindo diversos órgãos, além de partes do próprio cérebro. Bashir é totalmente contra o que está sendo feito, mas por pressão de Winn, e pela própria vontade de Bareil, o médico faz o possível para mantê-lo vivo durante as negociações de paz, já que sem a ajuda de Bareil, Winn não conseguiria finalizar o tratado a ser assinado. Bareil acaba não resistindo e morre, mas vive o suficiente para ajudar Winn. Kira fica ao seu lado até o último momento. 

Em seguida, Odo e Kira estavam perseguindo em cavernas um fugitivo Maquis nas Badlands quando a major é tornada inconsciente sem que Odo note o fato. Mais tarde Odo retira Kira de uma cápsula de animação suspensa e diz que tudo não passou de um plano da Fundadora para testar as lealdades do comissário. Porém Odo omite da major que a Fundadora tomou a forma de Kira para testar os sentimentos dele pela major. Nerys nada soube a respeito disto naquela ocasião. 

Esteve presente quando o comandante Sisko começou a aceitar o seu papel de Emissário dos Profetas, segundo a mitologia Bajoriana. Pela primeira vez admitiu ao seu oficial comandante que sempre o considerou o avatar da sua religião. 

Nerys nega seu dever como Major, quando acaba se envolvendo numa disputa entre fazendeiros, incluindo seus antigos amigos de Resistência, Shakaar, Lupaza e Furrel, contra Kai Winn. A pedido de Winn, Kira foi conversar com os fazendeiros e acabou por descobrir que era ela quem estava abusando de seu poder, inclusive agindo como se fosse a Primeira Ministra (desde a morte do Primeiro Ministro anterior), exigindo que eles devolvessem alguns equipamentos. Assim como Nerys, o líder da Milícia Bajoriana que estava comandando a ação de busca e captura de Shakaar e dos demais, Lenares, tinha grande admiração por Shakaar, e acaba ficando do lado deles. Lenares leva Shakaar e Kira até Winn. Ele diz que vai concorrer para a eleição de Primeiro Ministro, e ela não fará nada, inclusive tendo que abdicar de seu desejo de participar das eleições. Do contrário, eles iriam expor ao povo os verdadeiros motivos de Winn (e de como ela arriscou a possibilidade uma guerra civil por alguns itens de equipamento agrícola). Ela não tem outra opção, a não ser concordar com Shakaar. 

2372:

Nerys recebe notícias que podem levar ao transporte Cardassiano Ravinok, desaparecido pouco antes da retirada dos Cardassianos de Bajor, que levava um amigo seu além de outros prisioneiros Bajorianos. Ela resolve ir atrás, mas para isso tem que aceitar a presença de Gul Dukat. A razão para Dukat ir com ela era a de que o transporte estava sob seu comando quando desapareceu. Somente mais tarde, fica-se sabendo que na realidade ele queria saber se a Bajoriana Tora Naprem, sua amante, e Tora Ziyal, sua filha mestiça bastarda, ainda estavam vivas. Nerys e Dukat acham os destroços do Ravinok, e um campo de trabalhos forçados liderados pelos Breen, onde estão os sobreviventes do Ravinok. O amigo de Nerys, Lorit Akrem está morto, assim como Tora Naprem, mas Ziyal ainda está viva. Dukat pretendia matá-la, e Nerys estava disposta a não permitir que ele fizesse isso. Dukat acaba por aceitar sua filha, e resolve levá-la para Cardassia. Ele e Nerys realizaram uma missão de resgate ao campo de concentração dos Breens. 

Quando o capitão Sisko foi seriamente ferido na ponte da Defiant após um ataque dos Jem'Hadars, e Worf partiu para a engenharia para tentar controlar a situação, Nerys ficou com o capitão e fez de tudo par que ele não perdesse a consciência, inclusive rezar e contar histórias.

Durante uma visita de Shakaar, agora Primeiro Ministro, à Estação para participar de negociações da entrada de Bajor para a Federação, Nerys e o Ministro acabam se envolvendo romanticamente. Nerys nunca imaginou que isso pudesse ocorrer, principalmente porque sempre viu Shakaar como amigo, e o admirava como um herói. Além disso, durante todo o tempo quando estiveram na Resistência nunca surgiu nada entre eles. Kira continua sem saber dos sentimentos que Odo nutre por ela, o comissário fica devastado por saber do ocorrido entre os dois.

Em seguida, Shakaar convence Nerys a ir a uma conferência com os Cardassianos para falar sobre os Klingons. Para sua surpresa, é Dukat (tendo Damar pela primeira vez como primeiro oficial) que a levará. Quando chegam ao local, descobrem que os Klingons atacaram o local, matando as delegações Cardassianas e Bajorianas. Nerys acaba aliando-se a Dukat e ajuda-o a pegar os Klingons responsáveis pelo atentado. Ele tenta de tudo para convencê-la a continuar a lutar com ele, pois eles formam uma grande equipe. Logicamente Nerys se recusa, mas pede que Dukat deixe Ziyal aos seus cuidados, pois desde que a levou para Cardassia, Dukat só tem tido problemas, embora não se arrependa. Devido a sua indiscrição em ter tido uma filha de uma Bajoriana, sua família o abnega, e ainda por cima foi rebaixado de posto. Ele aceita a proposta de Kira, e deixa sua filha aos seus cuidados na Estação. E parte para combater os Klingons a bordo da Ave de Rapina conseguida na escaramuça ao lado de Kira (nada mal para quem estava comandando um cargueiro de última categoria inicialmente). Apesar da desaprovação de Kira, Zyial se aproxima cada vez mais de Garak com o passar do tempo.

Quando Sisko declina da sua posição de Emissário dos Profetas em favor de Akorem Laan, Kira pensa seriamente em renunciar a sua patente na milícia Bajoriana, para honrar a tradição de artes da sua casta (D'Jarra), como indicado pelo novo "Emissário". Apesar dela não possuir o menor dom artístico. Tal atitude alerta Sisko que acaba por aceitar finalmente o seu papel de Emissário no curso de todo este incidente. 

Um asteróide danifica o explorador que trazia Nerys, Bashir e Keiko de uma expedição ao Quadrante Gama de volta a DS9. Keiko, que estava grávida (do seu segundo filho) é ferida. Para salvar o bebê, a única solução imaginada por Bashir é um transplante fetal, para o útero de Nerys, que acaba por levar a gestação adiante até o nascimento. Para ficar mais perto do bebê, e para cuidar de Nerys, O'Brien e Keiko a convidam para morar em seus aposentos. "Tia" Nerys (segundo Molly O'Brien) acaba por aceitar o convite. 

2373:

O arranjo com a família O'Brien obviamente não funciona de forma tão suave assim e Miles e Nerys acabam demonstrando atração um pelo outro, mas sem maiores conseqüências posteriores.

Ainda quando estava grávida Nerys começa a receber diversas mensagens, e a cada uma, um antigo colega de Resistência acaba por morrer. Depois de Latha Mabrin, Mobara e Trentin Fala serem assassinados, Lupaza e Furrel aparecem na Estação com o intuito de descobrir o responsável pelas mortes. Só que eles mesmos acabam sendo assassinados. Essa é a gota d'água para Nerys, que via em Lupaza e Furrel dois dos seus maiores amigos. A partir de uma listagem feita por Odo de possíveis suspeitos, Nerys rouba um Explorador e vai atrás do culpado. Acaba por descobrir Silaran Prin, um Cardassiano que trabalhava no depósito de armas Hathon, sob o comando de Gul Pirak. Nerys participou da ação que matou a família de Pirak, e acabou por ferir outras pessoas, inocentes, no ponto de vista de Silaran. Ele mesmo foi ferido, e teve seu rosto desfigurado. Ele acaba por capturá-la, e pretendia matá-la, salvando o bebê, por considerá-lo inocente. Nerys sabia que as ervas de Macara (que estava tomando para a gravidez) inibem os efeitos de sedativos. Por isso pede a Silaran que tivesse pena dela e ministrasse sedativos, antes de tirar o bebê de sua barriga. Silaran assim o faz, e quando ele se distrai, Nerys acaba por matá-lo.

Poucas semanas após esse incidente. Nerys dá a luz a Kirayoshi, um saudável garoto. Na mesma época em que Odo recupera os seus poderes metamórficos.

Depois de dois anos, Tekeny Ghemor, o "pai cardassiano" de Kira volta à Estação. Ele tem uma doença fatal, síndrome de Yaram Falls. Nerys esperava que ele pudesse ajudar na oposição a aliança Cardassiana com o Dominion, mas ele está muito fraco, e pede que ela o acompanhe no ritual conhecido por Shrital. Esse ritual consiste em passar os segredos para alguém da família, para que possam ser usados contra seus inimigos. Gul Dukat chega a Estação, pois quer impedir que Ghemor conte seus segredos para Nerys. Inclusive informa-a da participação de Ghemor no massacre do monastério de Kiasa. Nerys fica magoada com Ghemor, pois não esperava isso dele, recusando-se a ficar do seu lado. No fim, ela acaba por voltar atrás, lembrando-se de suas próprias frustrações por não ter ficado ao lado de seu pai na hora de sua morte. Nerys decide ajudar Ghemor a morrer em paz, e enterra-o ao lado de seu pai biológico. 

Certa vez, quando Kira Nerys estava em Bajor, ela e o primeiro ministro Shakaar visitaram o santuário Kendra para perguntar aos Profetas se eles estavam fadados a seguir o mesmo caminho. Como eles descobriram que não estavam, Nerys preferiu terminar seu relacionamento, mas ainda permanecendo a amizade. 

Pouco tempo depois, Kira esteve na missão, a bordo da Defiant, em que a tripulação da nave encontra os seus próprios descendentes de um acidente de centenas de anos atrás. Ela descobre sobre os sentimentos de Odo por ela, da boca de uma versão mais velha do comissário. Descobre também que a sua versão do planeta Gaia morreu devido a um acidente sofrido na ponte da Defiant (uma condição que Bashir só pode curar se eles voltarem logo para estação) e anda sobre o próprio túmulo com o outro Odo. Nerys estava disposta a se sacrificar para que a comunidade de Gaia pudesse continuar existindo, mas o outro Odo muda o plano de vôo da Defiant que parte, eliminando assim da existência toda a comunidade de Gaia. Odo diz a Kira que se ligou a sua outra versão e que ele fez o que fez pelo seu amor por ela. Algo que a deixa bastante perturbada.

Como previsto pelas visões de Sisko, se inicia a guerra com Dominion. Forças comandadas por Dukat tomam Terok Nor e Kira dá as boas vindas a ele e a Weyoum, uma vez que Bajor assinou um pacto de não agressão com o povo de Odo. Todo o pessoal da Frota Estelar pôde ser evacuado.

2374:

Nerys acaba ficando na Estação, e parece que todos os seus pesadelos da época da Ocupação estão de volta, só que desta vez ela sente-se como se fosse uma colaboradora, por estar trabalhando com os Cardassianos e o Dominion (e mesmo tentou fazer o melhor da sua relação com Dukat pelo seu carinho por Zyial). Quando Vedek Yassim se enforca no Promenade em protesto contra a presença do Dominion, Nerys sabe que tem que fazer alguma coisa. Ela resolve lutar contra o Dominion, e monta em conjunto com Odo, Jake, Rom e Leeta um pequeno grupo de resistência.

Nerys ficou furiosa com Odo quando o comissário se viu ocupado se "linkando" seguidamente com a Fundadora, não dando cobertura e permitindo a captura de Rom, que tentava sabotar o defletor da estação. Kira acaba sendo detida (aguardando execução) junto com Rom, Jake e Leeta. Eles acabam sendo libertados por Quark e Zyial com uma ajuda de última hora de Odo (devastadoramente arrependido e se sentindo infinitamente culpado pelo ocorrido).

Eles tentam de qualquer maneira impedir que o Dominion consiga remover/destruir as minas que não permitem que mais naves venham do Quadrante Gama através da Fenda Espacial. Apesar de Damar conseguir destruir as minas, Sisko (chegando na Defiant) consegue chegar a tempo, e entrando na Fenda Espacial, convence os Profetas a ajudarem-no. Mais nenhuma nave Dominion poderá passar para o Quadrante Alfa, e a aliança Dominion/Cardassiana se vê obrigada a abandonar a Estação, quando mais naves da força tarefa da Federação estão chegando ao sistema Bajoriano.

Zyial é morta por Damar como traidora. Com a sua segunda perda de Terok Nor e agora de sua filha, Dukat cai no abismo da loucura.

Durante a festa de despedida de solteira de Jadzia Dax (que se casaria em seguida com Worf), Kira e Odo passaram a noite dentro de um armário colocando a sua amizade novamente nos trilhos.

Após um breve envolvimento com o Bareil do universo espelho, Kira recebeu uma mensagem de Dukat na data de aniversário de sua mãe, dizendo que ele e Kira Meru foram amantes. Ela voltou no tempo (com a ajuda do Orb do tempo) para investigar e descobre que Dukat dissera de fato a verdade. Quase matou sua mãe e Dukat, mas recuou no último momento.

Algum tempo depois, Odo ainda sente muita dificuldade em expressar seus sentimentos para Kira, até, com a ajuda de um holo-programa com consciência própria, um cantor da Las Vegas dos anos 1960 chamado Vic Fontaine, ele finalmente dá o primeiro passo. Ele aceita jantar com um holograma de Kira, que se mostra como a verdadeira Kira, cortesia de um subterfúgio de Fontaine. O encontro não acaba bem, mas serve para dar a Nerys um "momento de iluminação". Que no dia seguinte acaba confrontando Odo sobre o ocorrido e os dois acabam se beijando em pleno Promenade, iniciando finalmente o seu relacionamento definitivo.

Odo apoiou Kira quando a major se ofereceu voluntariamente como hospedeira para que um Profeta pudesse enfrentar um Pagh-Wraith que se apoderara do corpo de Jake Sisko. Ao final daquele ano, durante as comemorações do "Festival da Gratidão". Kira e Odo tiveram a sua primeira discussão, mas acabaram fazendo as pazes.

Em seguida, Kira assumiu o comando da Defiant, durante a missão em Chin'toka, quando Sisko ficou incapacitado (quando os Profetas foram seriamente atingidos). De volta a estação, inúmeras tragédias. Jadzia está morta, os Orbs perderam o seu brilho e a entrada da Fenda Espacial se fechou e lá dentro um Pagh-Wraith (que de posse do corpo de Dukat, fora responsável por matar Jadzia e tudo mais) luta ferozmente com os Profetas. 

Um devastado capitão Sisko resolve passar um tempo na Terra com seu filho, para tentar entra em contato com os Profetas e reverter à situação. Kira fica no comando de Deep Space Nine.

2375:

Kira Nerys é promovida a tenente coronel e permanece no comando da Estação durante a ausência de Sisko. Ajuda a senadora Cretak a conseguir permissão para construir um hospital Romulano em Derna (uma das luas de Bajor), mas quando fica claro que os Romulanos estão usando tal instalação para armazenar armas, ela avisa que os Romulanos devem evacuar o "hospital" imediatamente e lidera um bloqueio com naves de impulso frente a uma armada de aves de guerra. Ela conseguiu prolongar o seu blefe até que o próprio almirante Ross intervém e os Romulanos decidem recuar. Quase ao mesmo tempo em que Sisko abre o Orb do Emissário, que restaura a Fenda Espacial. Sisko retorna ao comando da estação.

Ofereceu apoio a Odo quando este descobriu sobre a doença fatal que atingia todos do "grande elo".

Kira foi seqüestrada por um transporte de longa distância do Dominion que a levou para Empok Nor (estação abandonada e gêmea de DS9), onde Dukat tentou de toda foram convence-la a se juntar a sua comunidade de adoradores de Pagh-Wraiths. Ao final do encontro, Nerys expôs a fraude de Dukat aos seus seguidores e foi resgatada pela Defiant.

O amor de Kira por Odo se viu posto a prova quando o comissário se viu tentado a deixar a estação para se juntar a Laas (um dos 100 metamorfos enviados pelos Fundadores ao universo como Odo). E com ele procurar pelos outros do seu grupo e formar um "elo" próprio. Kira deixa Odo decidir por ele mesmo ao libertar Laas de uma cela de segurança indicando a ele um lugar para um encontro com Odo e avisa a Odo sobre o ocorrido. Odo comparece ao encontro, mas somente para se despedir de Laas. Ele volta para Kira e se transforma em uma espécie de aurora boreal que a envolve completamente. Celebrando o "elo" entre eles.

No clímax da guerra entre o Dominion e a Federação, logo após a aliança dos Breen (que imediatamente realizam um ataque surpresa ao QG da Frota Estelar na Terra e massacram uma força tarefa aliada incluindo a Defiant original logo em seguida) com o Dominion, uma luz de esperança se acende em meio às forças do inimigo.

O legado Damar, que agora é o líder de Cardassia no lugar de Dukat, finalmente percebe o mal que o Dominion faz ao seu povo, e resolve lutar contra a formal ocupação da potência comandada pelos Fundadores. A Federação resolve ajudar Damar, e envia para Cardassia, Kira, Odo e Garak (Kira e Garak têm que colocar os seus sentimentos pessoais pela falecida Zyial de lado para poder trabalhar com Damar). A caminho de Cardassia, Odo e cia. descobrem que o comissário está infectado pela "doença dos Fundadores".

Prevendo possíveis problemas entre Kira e os Cardassianos, Sisko e o almirante Ross lhe concedem temporariamente o posto de Comandante da Frota Estelar. Nerys, com sua experiência em grupos de resistência, tenta de qualquer maneira ajudar Damar a criar suas próprias células de atuação. Enquanto tenta parecer ignorar os devastadores efeitos da doença sobre Odo que se esforça ao máximo, uma missão atrás da outra, só piorando o seu estado. Ela o faz para preservar a dignidade do seu amado. 

Essa aliança rende a Frota Estelar uma nave Jem'Hadar com a arma de dissipação energética Breen instalada (responsável pela destruição da Defiant anteriormente). Possibilitando dessa forma a proteção das naves da Federação e Romulanas em posteriores confrontos. Nerys leva Odo (já no estado terminal) de volta para DS9 e retorna a Cardassia para terminar o serviço.

Após serem traídos, Kira, Garak e Damar se refugiam na antiga casa de Enabran Tain na capital Cardassiana. Por sugestão de Kira, eles usam a crescente "lenda de Damar" para fomentar uma completa insurreição popular. Que se inicia. Que rende frutos logo em seguida em que o trio é capturado, mas salvo pelos próprios Cardassianos enviados para executa-los.

Damar se torna um herói, aos olhos do povo Cardassiano, quando morre lutando pela liberdade de seu povo. Somente Kira e Garak conseguem entrar no quartel general do Dominion na capital Cardassiana, e render a Fundadora. Mas é Odo (que consegue ser curado por Bashir e se transporta da nova Defiant) quem a convence (formando um elo e a curando instantaneamente) a acabar com a guerra, ordenando a rendição das naves Jem'Hadar e Breen. 

Logo após o término do conflito e como parte do seu acordo com a Fundadora. Odo decide deixar tudo para voltar ao Grande Elo, numa tentativa de conscientizar e expandir a sabedoria de sua raça em relação às formas de vida sólidas. Nerys e Odo se despedem no planeta dos Fundadores e ela vislumbra Odo desaparecer em meio ao seu povo e curar a todos.

Com o fim da guerra, e a aparente morte de Sisko nas cavernas de fogo, Kira Nerys é designada como comandante da estação Deep Space Nine (e aparentemente promovida a coronel plena).