Gandaia estelar:
Carnaval em grande estilo

por Fernando Rodrigues

 

Todo oficial da Frota Estelar também é filho de Deus (seja qual for a sua religião!). Por isso, nada como aproveitar o carnaval para ter o melhor dos dois mundos e fazer uma pausa entre um conflito com os Borgs e outro com o Dominion. Confira grandes dicas de como passar seu carnaval em grande estilo, nos principais recantos da galáxia conhecida!


1. A melhor opção para o carnaval, sem duvida, é a região de Bajor. Em poucos parsecs, você pode encontrar opções para todos os gostos. Vamos descrever abaixo as principais:

- O Quark’s, na estação Deep Space Nine, organiza seu já tradicional baile de máscaras, aberto a todos os alienígenas da região. A entrada custa uma barra de ouro pára-latinum, e o uso de fantasia é obrigatório. Sugere-se que mulheres não se fantasiem de Ferengis, pois serão obrigadas a permanecer nuas. Haverá uma banda musical ao vivo, e um show ao estilo de Carmem Miranda.

- Para algo mais exótico, tente uma entrada para o baile de carnaval a bordo da Defiant. A nave permanecerá as cinco noites dentro da Fenda Espacial, e o show de luzes a bordo será espetacular. O acesso não será permitido a Bajorianos, que podem achar a festa ofensiva para sua religião.

- O império Cardassiano, ainda sob a tutela dos Dominion, concordou em estabelecer uma trégua de cinco dias, durante a qual realizarão uma grande festa em Cardássia Prime. A intenção é seguir à risca a expressão "changeling", e todos realizarem suas fantasias. O festejo pode sofrer um boicote dos militares, que temem que seus soldados soltem a franga e não voltem a seus postos.

- Para os que preferem paz e sossego, os monastérios de Bajor estão organizando sessões de retiro espiritual. Segundo kai Winn, festejar o carnaval pode despertar a fúria dos Pagh Wraiths, assim, se você segue a religião Bajoriana, é melhor evitar a folia!


2. Um problema pode estragar a folia no quadrante Delta, a bordo da USS Voyager. Rumores dão conta de que a tripulação se recusa a participar do baile principal, organizando diversos eventos paralelos. Nossos informantes não puderam nos explicar as razões deste boicote, pois o evento principal tinha tudo para ser um sucesso, com música ao vivo liderada pela bela voz da capitã Janeway...


3. E na nave capitânia da Federação, dois eventos disputam a atenção dos tripulantes. O primeiro, organizado pelo capitão Picard, contará com cinco noites ao som de mambo. O capitão em pessoa pretende liderar grupos de dança. A festança acontece no bar panorâmico. Enquanto isso, no Holodeck 3, o comandante Riker organiza uma festa ao som de Dixieland. Entrevistado por nossos repórteres, Riker diz que, apesar da música pouco ortodoxa para a folia, conta com o sucesso de seu baile. "As mulheres preferirão vir à minha festa a ir no baile de um capitão idoso e careca", afirmou.


4. O Império Klingon organiza seu 15.961.616º Campeonato dos Campeões. O evento é aberto a qualquer guerreiro, e todos os estilos de luta e armas são permitidos. A embaixada Klingon anunciou que espera cerca de 1.500 mortos no torneio. Segundo o embaixador, "para os Klingons, o Carnaval é uma boa semana para morrer!" Para os mais pacíficos, haverá um festival de ópera em Qo'noS, e, ao mesmo tempo, um festival de obras de Shakespeare, onde, segundo o embaixador Klingon, você terá "a oportunidade única de ver Shakespeare no idioma original".


5. Em Vulcano, os homens que neste período estão entrando no Pon Farr organizam o Baile dos Solteiros. O objetivo é encontrar uma esposa antes que seus hormônios os deixem loucos, ou pelo menos aliviar a tensão com alguém durante a folia. É uma boa pedida para mulheres que sentem atração pelos Vulcanos. Os outros 99% da população Vulcana devem passar a folia em retiros espirituais.

6. E, finalmente, Q convida a todos para sua grande folia de Carnaval. Os foliões mais animados podem ganhar o direito de realizar seu maior desejo. Porém, Q deixa claro desde já que foliões briguentos serão enviados a uma dimensão paralela, onde serão torturados por uma raça conhecida como "Shadows".


Enquete: onde você vai passar seu carnaval?

Comissário Odo: "No último mês, não consegui capturar um Andoriano que trapaceava no Dabo, além de roubar todo o caixa do Quark. Como fiquei com uma dívida com Quark, ele me convenceu a participar de seu baile de carnaval. Me transfomarei em Carmem Miranda e animarei a festa. Acho que esta é uma boa época para estudar o comportamento dos sólidos."

Major Kira Nerys: "Eu pretendia ir para um encontro dos antigos guerrilheiros do Shakaar em Bajor. É muito divertido, nós nos embriagamos e treinamos tiro ao alvo em bonecos com feições que lembram a de gul Dukat... mas Odo está bastante inseguro com sua atuação como Carmem Miranda no bar do Quark, então, ficarei por aqui para apoiá-lo."

Capitão James T. Kirk: "Fui convidado para ser Rei Momo nas festas de Cestus III. Não entendi muito bem o motivo, deve ser uma homenagem, afinal, meu porte atlético não combina com o de um rei Momo..."

Chefe Miles O’Brien: "Eu e meu amigo Julian vamos festejar em uma holo-suíte, com um programa que reproduz os antigos carnavais do Rio de Janeiro, no século 20. Vamos assistir a desfiles de escola de samba, e, para fechar com chave de ouro, vamos a um baile, um tal de "Scala Gay". Vai ser inesquecível!!!"

Comandante Pavel Chekov: "Em Moscou, é claro. Como todos sabem, o carnaval é uma invenção russa."

Seven of Nine: "Festejar é Inútil. Passarei as noites em minha unidade de regeneração."

Capitão Benjamin Sisko: "Perdi uma aposta para meu filho Jake e, sem outra escolha, serei uma das coristas no show que o Odo vai dar no baile de Quark... espero que os Profetas não me vejam!"

Gul Dukat: "Consegui um salvo conduto, e vou para Deep Space Nine. Não perderei a chance de ver Sisko travestido por nada deste mundo!"

Tenente Uhura: "Como fiz nos últimos 25 anos, vou para Antares, participar de um show de strip-tease."

Comandante Montgomery Scott: "Está louco? É claro que vou com Uhura para Antares!!!"

Capitão Spock: "O carnaval é claramente um passatempo ilógico criado por humanos e difundido pela galáxia. Todos se excedem e bebem demais e se cansam demais. A Federação fica em marcha lenta por cerca de um mês após a folia. Porém, como estou entrando no Pon Farr, devo ir a Vulcano. Espero encontrar uma velha amiga, a tenente Saavik... Sabe como é, minha primeira vez nesta minha segunda vida foi com ela..."