Uma Breve História dos Filmes 

Após o cancelamento, em 1969, a série Jornada nas Estrelas se tornou uma verdadeira febre nos EUA. Não demorou muito para a Paramount descobrir que poderia fazer muito dinheiro com novas produções baseadas na velha criação de Gene Roddenberry.

Depois de uma pequena série de desenhos animados, o estúdio decidiu que somente uma produção 'live-action' poderia satisfazer realmente ao mercado. Começou com a idéia de fazer um filme de baixo orçamento, depois passou a uma série de TV (a abortada Fase 2). O piloto dessa série cancelada na última hora acabou sendo a base para uma super-produção cinematográfica, "Jornada nas Estrelas: O Filme".

Apesar da qualidade questionável, dos estouros no orçamento e nas confusões internas à produção, o filme foi um sucesso de bilheteria. Com isso, a Paramount decidiu investir numa sequência, também com o elenco original. Mas desta vez afastou Gene Roddenberry e deixou a produção a cargo de Haver Bennett.

Com ele, quatro outros filmes foram produzidos. O sexto da série, e despedida do elenco clássico dos cinemas, foi "Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida", produzido por Leonard Nimoy. A partir daí, o bastão seria passado ao elenco de A Nova Geração, e a produção cinematográfica seria unificada à unidade televisiva, sob o comando de Rick Berman.

Depois do filme de transição "Generations", que mostra a morte do capitão James T. Kirk, A Nova Geração ainda teve três filmes na telona: "Primeiro Contato", "Insurreição" e "Nêmesis". Depois dessa última produção, em 2002, a franquia está num clima de indefinição, mas poucos duvidam que haverá outro filme com a marca Jornada nas Estrelas.

 

Elenco:

William Shatner - James Kirk
Leonard Nimoy - Spock
DeForest Kelley - Leonard McCoy
Nichelle Nichols - Uhura
George Takei - Hikaru Sulu
Walter Koenig - Pavel Chekov
James Doohan - Montgomery Scott
Majel Barrett - Christine Chapel
Patrick Stewart - Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes - William T. Riker
Brent Spiner - Data
Michael Dorn - Worf
Marina Sirtis - Deanna Troi
Gates McFadden - Beverly Crusher
LeVar Burton -
Geordi La Forge
Whoopi Goldbert - Guinan