Clique aqui para visitar o
Acervo de colunas



 









 

Viagens no tempo e no espaço, Parte II

Eis que Enterprise estreou nos EUA, e fomos oficialmente apresentados a mais nova maluquice do Brannon Braga: a "guerra fria temporal". Ou seja, um dos pilares nos quais a nova série está sendo desenvolvida trata justamente de intervenções na linha temporal. Teremos de esperar para ver se essa não é apenas uma estratégia de Berman e Braga para reescreverem a história de Jornada nas Estrelas e depois apertar o reset button. De qualquer modo, Braga já desenvolvia esse seu gosto por anomalias temporais na Nova Geração, o que nos trás de volta à nossa coluna.

Ainda na quinta temporada, um interessante episódio foi apresentado. Trata-se de "Cause and Effect", no qual a Enterprise é pega por uma anomalia que a aprisiona em um loop temporal: uma seqüência de eventos repete-se, culminando sempre na destruição da nave. É interessante notar que tal fenômeno restringe-se apenas àquela região do espaço, pois ao final do episódio descobre-se que, apesar de a tripulação ficar presa em um loop de poucas horas, no restante da Federação o tempo transcorreu normalmente, passando-se 17 dias.

O conceito da anomalia é semelhante ao de "Yesterday's Enterprise", com direito inclusive à chegada de uma nave do passado, no caso a Bozeman. Mas desta vez a chegada da nave à linha temporal da Nova Geração não altera significativamente a história, mas é crível pensar que a colisão da Bozeman com a Enterprise, e a subseqüente explosão, é o que causa o loop temporal. O que significa que, a cada vez que a Enterprise volta algumas horas no tempo, a Bozeman retrocede 90 anos (ou seja, de volta à sua linha temporal de origem).

Ao meu ver, o único ponto falho no episódio é a forma como eles conseguem descobrir que algo está errado: os tripulantes começam a experimentar déjà vu. Como apenas a pequena região do espaço onde a Enterprise se encontra está sujeita ao loop, os sensores da nave poderiam facilmente ter detectado inconsistências com as leituras de regiões mais distantes, seja pela localização de estrelas e constelações, seja por contato de algum tipo com a Federação. Afinal, fora daquela região o tempo continuava a fluir normalmente...

No ultimo episódio da quinta temporada, somos apresentados a um mistério interessante: na Terra, é encontrada em uma escavação a cabeça de Data, e alguns sinais de presença de alienígenas. A Enterprise parte em investigação até o planeta Davidia II, onde Data acaba, acidentalmente, enviado para São Francisco no século 19, onde encontra Guinan.

Enquanto isso, a tripulação tenta encontrar Data, descobrindo que os responsáveis pela incursão do andróide são alienígenas que se alimentam de energia mental humana. A tripulação acaba também indo para o século 19. Acabam encontrando Data, e eventualmente a caverna onde a cabeça de Data foi encontrada. Durante um conflito com os alienígenas, a cabeça do andróide é arrancada, e todos, à exceção de Picard, voltam para o século 24, onde a cabeça de Data (aquela encontrada na caverna), é recolocada no lugar. Eventualmente, eles conseguem trazer Picard de volta e destroem os alienígenas.