Clique aqui para visitar o
Acervo de colunas



 









 

Jornadas literárias

O último episódio inédito da Nova Geração foi exibido nos EUA há mais de sete anos. Para muitos, isso significou o fim de uma saga --novas histórias seriam vistas apenas nos cinemas. Mas, para felicidade dos americanos e tristeza dos brasileiros, as coisas não são tão simples.

A editora Pocket Books, uma divisão da Simon & Schuster, é responsável pela publicação de todos os livros do universo de Jornada nas Estrelas aprovados pela Paramount, ou seja, com selo de "oficial". Até o presente momento, foram publicados 89 livros da Nova Geração, a maioria com histórias inéditas. No Brasil, apenas uma pequena fração destes títulos veio a ser traduzida e publicada, principalmente pela editora Aleph.

Muitos podem perguntar: "Tudo bem, mas não é um episódio novo da Nova Geração, certo?" Realmente, não é. Aliás, muitos dos livros são histórias simples, que poderiam ter rendido um episódio mediano. Alguns são meras novelizações de episódios filmados. Outros, porém, são verdadeiras jóias, com tramas empolgantes, que muitas vezes me fizeram pensar que dariam ótimos filmes no cinema.

Mas quais são estes livros?

Com certeza, a melhor aventura da Nova Geração já escrita é "Imzadi" (felizmente, já publicada no Brasil), escrita por Peter David. David é, sem dúvida, um dos melhores escritores da esfera trekker e um grande escritor de ficção científica como um todo, já tendo colaborado, por exemplo, com a série "Babylon 5". "Imzadi" foi um estrondoso sucesso, ficando algumas semanas na lista dos livros mais vendidos do "The New York Times". Na trama, um maravilhoso turbilhão de idas e voltas no tempo, descobrimos que Deanna Troi morreu durante uma missão diplomática na Enterprise, e o comandante Riker, anos após sua morte, ainda não superou sua perda, planejando obsessivamente um modo de alterar os fatos. De quebra, descobrimos como Deanna e Riker se conheceram, e qual foi sua história de amor antes de se reencontrarem na Enterprise. Um livro que poderia muito bem render um ótimo filme.

Mas não é só. David ainda escreveu outros dois livros que figuram entre os favoritos dos fãs da Nova Geração. O primeiro deles, "Q-in-Law", é uma divertidíssima história que reúne na Enterprise dois personagens que Picard "adora": Lwaxana Troi e Q. Ao mesmo tempo, duas famílias mercadoras rivais, da raça Tizarin, decidem se unir através do casamento de seus filhos, e a Enterprise é escolhida como local da cerimônia. A embaixadora Troi obviamente empolga-se com o clima e acentua suas cantadas no capitão Picard. Para piorar as coisas, Q surge em meio às festividades, disposto a desafiar o conceito humanóide de "amor". Com a cerimônia em risco, e os Tizarin à beira de uma guerra, Lwaxana decide dar uma lição de amor a Q... uma de que ele nunca irá se esquecer.

O segundo é a novela "Q-Squared", na qual finalmente vemos o retorno de um personagem querido entre muitos trekkers, e que sempre acreditou-se ser a inspiração para a criação do personagem Q: Trelane, do episódio da Série Clássica "The Squire of Gothos". E, sim, no livro é revelado que Trelane faz parte do Q Continuum. Aliás, não apenas faz parte, como também ameaça toda a existência do Continuum (e, por conseqüência, a nossa também), ao colocar as mãos em uma fonte de incrível poder, maior que todas as forças combinadas do Q. E quem Q vai procurar em busca de ajuda? Picard, obviamente! Junte Q, Picard e Trelane numa mesma trama... e vocês já podem imaginar o resultado!

Claro que ainda há muitos autores de qualidade no universo trekker, e alguns ótimos livros foram escritos. Por exemplo, Michael Jan Friedman, que escreveu o ótimo livro "Reunion" e que por muitos anos foi o responsável pelos quadrinhos da Nova Geração. Em "Reunion", Picard se encontra com a tripulação de sua antiga nave, a USS Stargazer, enquanto rumam ao encontro de seu antigo primeiro-oficial, agora governando o Império Daa'Vit. Porém, um a um os antigos tripulantes da Stargazer são assasinados a bordo da Enterprise, e cabe a Picard descobrir o assassino, antes que mais amigos sejam mortos... ou mesmo ele.

Aqueles que sempre se perguntaram o que aconteceria se Picard tivesse de enfrentar a si mesmo em batalha puderam ver esta pergunta respondida no ótimo "Dark Mirror", de Diane Duane (outra fantástica escritora). Como o título sugere, a trama mostra mais uma vez o universo do Espelho, visitado pela primeira vez pela tripulação da Enterprise original, no episódio "Mirror, Mirror". Na história, cientistas do Império (o equivalente da Federação no universo do Espelho) descobrem um meio de vir ao nosso universo, e decidem conquistá-lo. Para tanto, pretendem capturar a USS Enterprise-D, enviando as contrapartes de toda a tripulação. Para vencer o desafio, Picard e sua equipe devem vencer a si mesmos! Outra ótima história, que com certeza ficaria bem na tela grande!

Claro que esta é apenas a nata dos livros da Nova Geração. Há muitos outros livros bons, mas eu levaria alguns dias para comentar todos (sem contar que alguns deles eu ainda não li!). Infelizmente, pouquíssimos livros foram publicados no Brasil. É, trekker brasileiro sofre...

Uma nota importante: os acontecimentos relatados nos livros não são considerados "canônicos" pela Paramount, ou seja, não são parte da história oficial, e qualquer produto feito pelo estúdio para cinema ou TV ignora completamente os livros já escritos. Isso gera alguns conflitos de informação interessantes... mas isso é tema para a próxima coluna!

Fernando Rodrigues é editor do boletim Base News e escreve regularmente sobre a Nova Geração para o Trek Brasilis