Clique aqui para visitar o
Acervo de colunas



 









 

Jornadas literárias

Escrever um livro não é trabalho fácil. Escrever um livro baseando-se num universo ficcional rico e famoso, e cujos direitos pertence a uma poderosa instituição, é mais difícil ainda. Há regras a cumprir, se o autor deseja ver sua obra publicada. Por exemplo:

1. As histórias não devem ter como astros nenhum personagem novo ou de outro universo ficcional. Ou seja, a história deve ser sempre sobre Kirk e cia., Picard e cia. etc.

2. Não se pode matar um personagem das séries, ou provocar uma mudança definitiva em personagens ou no universo de Jornada nas Estrelas. É explicitamente proibido, por exemplo, que os personagens tenham filhos, ou que se casem. É primordial que o status quo seja restabelecido ao final do livro.

3. Relações sexuais descritas de forma explícita são proibidas.

4. Não se pode misturar as tripulações de várias séries em uma única trama.

E por aí vai...

Uma vez que o escritor resolva assumir esse desafio, sobre o que escrever? A meu ver existem, no universo literário de Jornada nas Estrelas, poucas possibilidades. A primeira é escrever uma trama que se passa simultaneamente às aventuras mostradas nas séries. Ou seja, o livro seria como um novo episódio, mostrando uma aventura ocorrida, por exemplo, entre o episódio "Encounter at Farpoint" e "The Naked Time" (é o caso do livro "Navio Fantasma", já lançado no Brasil pela editora Aleph).

Pode-se também escrever histórias envolvendo realidades alternativas, ou linhas temporais diferentes da exibida na televisão. A Paramount não costuma olhar com bons olhos esse tipo de abordagem, que, apesar disso, já rendeu ótimos livros, como "Tempo Assassino" e "Imzadi".

A última opção é usar como pano de fundo eventos ocorridos na cronologia oficial, mas mostrá-los sob uma perspectiva diferente. Por exemplo, um livro narrando o que Janeway fazia quando houve a batalha de Wolf 359, ou o que Kirk fez em sua aposentadoria após o sexto filme, antes de ser visto novamente em "Generations". Esse último livro existe, o sensacional "The Ashes of Eden".

O que nos trás ao tema dessa coluna. Quem acompanhava a série Deep Space Nine, nos Estados Unidos, sempre se perguntava: "o que Picard estará fazendo durante a guerra contra o Dominion?" Se a Federação está em guerra contra o Dominion, e perdendo, por que a Enterprise nunca é vista nas batalhas? Afinal, no filme "Primeiro Contato" a Enterprise-E é descrita como a melhor nave da Frota; nada mais natural que estivesse envolvida na guerra. A resposta a essa pergunta veio, na forma de livro, em "Star Trek: The Dominion War".

"The Dominion War" foi uma série especial de quatro livros lançada nos EUA pela Pocket Books, a editora oficial dos livros de Jornada nas Estrelas. A série consiste de quatro volumes, dois estrelados pela tripulação da Enterprise-E (os volumes um e três, escritos por John Vornholt) e dois sendo novelizações do último episódio da quinta temporada de Deep Space Nine e dos seis primeiros episódios da sexta (os volumes dois e quatro, novelizações de Diane Carey).

No primeiro livro, vemos a Enterprise mais que envolvida na guerra. A nave sofreu sérias avarias em sua última batalha contra a aliança Dominion-Cardássia e volta para Base Estelar 209 para reparos. Enquanto isso, nas Badlands, Ro Laren é obrigada a abandonar o mundo habitado pelos Maquis em razão da chegada de tropas Cardassianas.

Antes de partir, porém, Laren acaba descobrindo que os Dominion estão desenvolvendo um projeto audacioso em espaço Cardassiano: a construção de um buraco de minhoca (ou fenda espacial, como traduzido na dublagem de DS9 no Brasil) artificial, ligando o quadrante Alfa ao quadrante Gama e possibilitando que novas naves Dominion reforcem as tropas na guerra. O buraco de minhoca Bajoriano fora minado pelo Capitão Sisko, pouco antes de os Cardassianos conquistarem DS9.

De posse dessa informação, Laren parte para espaço da Federação, disposta a divulgá-la para a Frota Estelar. Acaba encontrando Jean-Luc Picard que, alarmado, entra em contato com o Comando da Frota e recebe uma perigosa missão: disfarçado de Bajoriano, e a bordo da pequena e indefesa nave de Ro Laren (a Orb of Peace), Picard deve entrar em espaço inimigo, localizar o buraco de minhoca artificial e destruí-lo. Em poucas palavras, uma missão suicida.

Junto com Geordi La Forge (também disfarçado de Bajoriano) e Ro Laren, partem na perigosa missão, deixando Data em uma nave auxiliar pronto para detectar um sinal subespacial em caso de perigo, e a Enterprise na Base Estelar 209, sob reparos.

O livro é eletrizante, escrito com maestria por Vornholt, o que ajuda a encobrir alguns defeitos da trama. É frustrante ver a Enterprise em doca seca ao longo da história. Com certeza merecíamos um livro que realmente descrevesse seu envolvimento na guerra. Além disso, há pouco aproveitamento dos personagens da Nova Geração.

O livro é uma aventura do capitão Picard. Vemos uma presença muito pequena de Deanna e da doutora Crusher, Riker tem um caso amoroso com uma almirante e é só. Além disso, a própria Pocket Books lançou, também em 1998, um livro com tema muito parecido (o volume dois da série "The Captain's Table", que também mostra Picard disfarçado em uma nave com poucas defesas, em uma missão de alto risco).

Problemas de criatividade à parte, o livro nos prende a atenção do começo ao fim. Tudo dá errado ao longo da viagem da Orb of Peace em espaço Cardassiano, e eles são obrigados a enfrentar desde naves de patrulha até uma invasão de piratas. Picard usa de toda sua astúcia para completar sua missão, que parece ser cada vez mais suicida pois, como o passar do tempo, a Orb of Peace fica cada vez mais danificada e indefesa. 

A segunda parte da trama, narrada no terceiro volume da série, infelizmente, é uma decepção. Ao contrário da primeira parte, a história não funciona, o ritmo é lento, e a solução insatisfatória. Não é minha intenção estragar a surpresa de possíveis leitores da obra, mas é difícil de acreditar que uma história que se desenrola por dois livros, num total de 538 páginas, seja concluída às pressas, em apenas 40 páginas. Afinal, a missão suicida que Picard tinha de concluir a qualquer preço deveria ser o clímax da trama. O resultado, narrado em meras 30 páginas, soa mais como um anticlímax.

O mais gritante, porém, é que o autor aparentemente esqueceu que dezenas de oficiais da Frota estavam trabalhando como escravos no projeto do Dominion. Esses oficiais são simplesmente deixados para trás, condenados a morte certa. Culpo o autor, sim, por deixar de lado uma das principais qualidades de Jornada --a preocupação com a vida, em todas as suas formas. Nunca se viu, em nenhuma das séries ou filmes, um capitão sacrificar algumas pessoas para o benefício de bilhões. Qualquer um deles teria encontrado um meio de salvar os oficiais. Porém, isso nem chega a ser discutido durante a história. Picard aparentemente se esqueceu dos prisioneiros, e isso, penso eu, não respeita a integridade do personagem.

Mas, afinal, toda essa história não é considerada como parte da cronologia oficial de Jornada nas Estrelas, então nosso amado capitão deve escapar da corte marcial!

Fernando Rodrigues é editor do boletim Base News e escreve regularmente sobre a Nova Geração para o Trek Brasilis