Clique aqui para visitar o
Acervo de colunas



 









 

Reviravoltas no início do fim

A produção da sexta temporada da Nova Geração foi marcada por uma série de mudanças. A principal foi a promoção de Jeri Taylor ao posto de co-produtora executiva, uma vez que Rick Berman e Michael Piller estavam aterefados com a criação de Deep Space Nine. Com o afastamento de Piller, Taylor ficou encarregada da tarefa de conduzir criativamente a série. Houve mudanças significativas também no restante da equipe. René Echevarria e Naren Shankar foram incluídos na equipe de roteiristas fixos da série; vários integrantes da equipe técnica foram relocados para trabalhar na produção de Deep Space Nine, ocasionando uma série de remanejamentos.

O resultado de todas essas reviravoltas foi uma temporada atribulada, com dois períodos distintos no que tange ao tipo de histórias contadas, e uma grande experimentação por parte dos roteiristas... experimentação que quase alterou profundamente alguns dos personagens da série. Mas vamos por partes.

Jeri Taylor assumiu o comando da equipe sem saber ao certo os rumos que a temporada tomaria. De início, havia o problema de se encerrar a trama iniciada em "Time's Arrow, Part I", na qual a cabeça de Data é encontrada em uma caverna de São Francisco. Histórias sobre viagem no tempo sempre acabam sendo confusas, e muitos fãs haviam manifestado essa confusão após o término da primeira parte.

Taylor tomou para si a responsabilidade de concluir a trama, com o peso de fechar todas as pontas. Uma de suas escolhas foi tentar eliminar a tecnobaboseira que caracterizou a primeira parte do episódio, e se concentrar nos personagens. Em especial, no relacionamento entre Guinan e Picard, que recebe uma explicação surpreendente ao final do episódio.

Após este episódio de estréia, vieram uma série de episódios baseados em bizarrices pseudocientíficas. "Realm of Fear" mostra Reginald Barclay acreditando ter sido atacado por uma criatura no teletransporte. Em "Man of the People" um embaizador Lumeriano deposita em Deanna todas as suas emoções negativas enquanto media uma disputa. "Relics" é uma pequena pérola que mostra como Scotty da Série Clássica se manteve vivo com auxílio de um loop do teletransporte. "Schisms" apresenta um novo sistema de análise de Geordi que acaba abduzindo os tripulantes, levando-os ao subespaço, onde sofrem experimentos de uma estranha espécie alienígena. "True Q" marca a primeira presença de Q na temporada, revelando que uma tripulante da nave é na verdade integrante do Q Continnuum. "Rascals" mostra Picard, Guinan, Ro e Keiko se transformando em crianças após um acidente em uma nave auxiliar. "A Fistful of Datas" é mais um episódio da série "Holodeck com defeitos". E "The Quality of Life" mostra um experimento que leva Data a concluir que se trata de uma nova forma de vida.

Nessa lista em que a tecnobaboseira atinge picos jamais atingidos anteriormente, há altos e baixos. "Relics" se destaca, mostrando o retorno de Scotty de uma forma singela, e que agradou em cheio os fãs. "True Q", apesar de não ser uma participação tão notável de Q, se enquadra entre os melhores da temporada, de certa forma revendo com mais sucesso a premissa já explorada no episódio na primeira temporada "Hide and Q".

Mas, é só. Os demais episódios, destes nove primeiros, acabam se enquadrando entre os piores da temporada. "Man of the People" com certeza é o pior de todos.

Tudo começou a mudar com a produção do episódio em duas partes "Chain of Command", no qual Picard, ao longo de uma missão secreta em território Cardassiano, é capturado e torturado, enquanto a Enterprise é colocada sob o comando de outro capitão. Praticamente tudo funciona no episódio, que abandona quase que totalmente a tecnobaboseira. A dinâmica entre os personagens é perfeita. Ronny Cox como o capitão Jellico, que assume o comando da nave quando Picard parte para sua missão, está incrível no papel, e seu personagem gera uma série de conflitos na nave, principalmente por seguir uma conduta muito distinta da de Picard. E a dinâmica entre Picard e David Warner (no papel de Gul Madred, o carrasco de Picard) é empolgante. Mais do que isso, o episódios aborda um tema sério, a tortura, sob um enfoque bem diferente da postura heróica observada em muitos filmes, e a experiência marca Picard de forma mais intensa que o normal, dosando toda sua postura com relação aos Cardassianos no decorrer da série (incluindo sua participação no episódio piloto de DS9).

A partir de "Chain of Command", a série começa a buscar novos rumos. Umas das causas é que a dinâmica de Jeri Taylor com os roteiristas é bem distinta da que havia com Piller. Enquanto Piller toma as rédeas e determina o curso dos episódios, Taylor dá mais especo para a equipe encontrar por si só as soluções. Essa dinâmica acaba por permitir que os roteiristas sintam-se livres para buscar novos rumos criativos.

Essa alternativa rendeu alguns momentos memoráveis na temporada, ainda que não tenha produzido nenhuma obra-prima como "The Inner Light", da temporada anterior. O melhor exemplo é "Tapestry", uma pequena obra-prima na qual Q da a Picard a chance de reviver toda a sua vida, "mandando-o" de volta aos seus anos de Academia. Melhor episódio da temporada, e está entre os melhores de toda a série.

Outro bom exemplo é "Ship in a Bottle", que traz de volta o professor Moriarty, que havia sido criado pelo computador da nave no episódio da segunda temporada "Elementary, Dear Data". Ótimo desenvolvimento de personagens, e de certa forma compensa a participação de Barclay em um episódio mais digno que "Realm of Fear". Talvez o grande defeito do episódio seja omitir qualquer citação à dra. Pulaski, que havia participado do primeiro episódio com Moriarty de forma marcante.

Um episódio que marca bem as diferenças criativas nesta temporada é "Face of the Enemy", no qual Deanna acorda em uma nave Romulana, e descobre ter sido alterada cirurgicamente para se parecer com seus colegas de nave, de modo a tomar parte em uma conspiração do Tal Shiar, a força de segurança Romulana. Ótima interpretação de Marina Sirtis como uma oficial ao estilo Gestapo, provavelmente sua melhor em toda a série.

Nem tudo são flores, porém. Apesar da nova abordagem, alguns acidentes de percurso aconteceram. "Aquiel", por exemplo, um dos piores da temporada, no qual Geordi acaba se apaixonando pela principal suspeita de um assassinato. O que poderia ser a grande chance de vermos Geordi em uma história romântica séria decepciona pelas soluções encontradas e pelo uso de tecnobaboseira. Outro exemplo é "Suspicions", no qual a dra. Crusher coloca sua carreira em risco ao tentar limpar o nome de um cientista Ferengi assassinado, cuja invenção poderia permitir que naves atravessassem a coroa solar.

Esta tendência em buscar novos rumos para a série colocou em risco dois personagens queridos do público. O primeiro, Geordi, descobria que na verdade é meio-alienígena. Essa história, felizmente, nem chegou a ser filmada. Sorte pior teria Riker, que descobiu possuir um alter-ego criado em um defeito do teletransporte, e que ficara preso em um planeta por oito anos. O episódio em si não é ruim, mas a idéia original era matar o comandante Riker, mantendo vivo --e como parte da tripulação-- seu alter ego, o tenente Riker. Felizmente isso não foi feito.

No todo, a sexta temporada da Nova Geração marca uma tentativa de se recriar a série, mudando a dinâmica dos episódios, com sucesso limitado. A tecnobaboseira foi usada ao extremo, apesar das tentativas iniciais de Taylor, e os conceitos baseados em "bizarrices científicas" surgiram mais do que o desejável. Uma temporada um pouco confusa, com momentos brilhantes e terríveis decepções.

NÃO PERCAM: "Tapestry", "Relics", "Chain of Command, Parts I & II", "Face of the Enemy".

ESQUECÍVEIS: "Man of the People", "Rascals", "Suspicions", "Aquiel"



A TEMPORADA, EPISÓDIO A EPISÓDIO



01 - Time's Arrow, Part II - A tripulação investiga a influência de uma raça alienígena no século XIX. Nota: 3,5

02 - Realm of Fear - Barclay acredita ter sido atacado por uma criatura durante o teletransporte. Nota: 4.5

03 - Man of the People - um embaizador Lumeriano deposita em Deanna todas as suas emoções negativas enquanto media uma disputa. Nota: 0.0

04 - Relics - A tripulação da Enterprise encontra Scotty, mantido vivo em um loop do teletransporte de uma nave acidentada. Nota: 10.0

05 - Schisms - A tripulação é abduzida para o subespaço, onde sofrem bizarras experiências. Nota: 4.5

06 - True Q - Q volta à Enterprise quando uma jovem estagiária começa a desenvolver poderes similares aos seus. Nota: 8.0

07 - Rascals - Picard, Guinan, Ro e Keikon são transformados em crianças por um acidente na nave auxiliar. Nota: 2.0

08 - A Fistful of Datas - Worf e seu filho, Alexander, se vêem presos no holodeck durante uma recriação do velho oeste, tendo de enfrentar vilões que se assemelham fisicamente e possuem as habilidades de Data. Nota: 6.0

09 - The Quality of Life - Data acredita que o Exocomp, cérebro eletrônico com capacidade de aprendizagem, é um ser vivo, e se recusa a utiliza-lo. Nota: 7.0

10 - Chain of Command, Part I - Picard é substituído no comando da Enterprise, de modo a liderar uma missão secreta em território Cardassiano. Nota: 9.0

11 - Chain of Command, Part II - Picard é preso e torturado pelos Cardassianos, enquanto Riker tenta impedir que a Federação declare guerra à Cardássia. Nota: 10.0

12 - Ship in a Bottle - Barclay acidentalmente aciona o programa de Moriarty no Holodeck, e este coloca a nave em perigo. Nota: 9.5

13 - Aquiel - Geordi se apaixona pela principal suspeita de um assassinato. Nota: 1.0

14 - Face of the Enemy - Deanna acorda em uma nave romulada, e descobre ter sido alterada cirurgicamente para se parecer com uma Romulana, de modo a tomar parte em uma conspiração do Tal Shiar, a força de segurança Romulana. Nota: 9.5

15 - Tapestry - Q da a Picard a chance de reviver toda a sua vida, "mandando-o" de volta aos seus anos de academia. Nota: 10.0

16 - Birthright, Part I - Em uma visita à Deep Space Nine, Worf descobre que seu pai ainda está vivo, sendo mantido preso em uma prisão romulana secreta. Nota: 8.0

17 - Birthright, Part II - Worf é preso por romulanos, e descobre porque os outros presos não tentaram fugir anteriormente. Nota: 3.5

18 - Starship Mine - Durante uma evacuação da nave para manutenção, Picard descobre que terroristas pretendem destruir a nave. Nota: 6.0

19 - Lessons - Picard se vê em uma situação onde é obrigado a decidir se envia a mulher que ama para uma missão de alto risco. Nota: 9.0

20 - The Chase - O velho professor de arqueologia de Picard é morto, e a tripulação tenta concluir seu trabalho, até surgirem Klingons, Romulanos e Cardassianos. Nota: 6.5

21 - Frame of Mind - Riker começa a char que está louco, quando vê sua realidade se alternar entre um hospício alienígena e uma peça que está representando com a tripulação. Nota: 9.0

22 - Suspicions - Dra. Crusher coloca sua carreira em risco ao tentar limpar o nome de um cientista Ferengi assassinado cuja invenção poderia permitir que naves atravessassem a coroa solar. Nota: 2.0

23 - Rightful Heir - Worf começa a questionar sua fé quando Kahless resurge dos mortos para liderar o império. Nota: 8.0

24 - Second Chances - Riker descobre que, há 8 anos, uma cópia de si foi criada em um acidente do teletransporte. Nota: 8.5

25 - Timescape - Picard, Troi, Geordi e Data, ao voltar de uma conferência na Federação, encontram a Enterprise congelada no tempo, sob ataque de uma ave-de-guerra Romulana. Nota: 8.0

26 - Descent, Part I - Os Borgs ressurgem sob o comando de Lore. Nota: 9.0

Fernando Rodrigues é editor do boletim Base News e escreve regularmente sobre a Nova Geração para o Trek Brasilis