Texto de
Susana Lopes de Alexandria


Quem afinal foi o Tio Sam?


 









 

 

 

Numa cena de "The Last Outpost", os Ferengis, então uma raça praticamente desconhecida da Federação, são comparados a comerciantes ianques (yankees) --gíria usada nos Estados Unidos para designar os nascidos na Nova Inglaterra, principalmente os descendentes de colonos. No sul dos Estados Unidos, o termo refere-se aos habitantes do norte do país, uma tradição que se originou na Guerra de Secessão americana.

O comandante Riker gostou da comparação, já que ele próprio era descendente de ianques. O andróide Data, entretanto, é mais cauteloso, e diz ao comandante: "Duvido que eles estejam vestidos de vermelho, branco e azul, ou tenham alguma semelhança com o Tio Sam". Worf, ao ouvir isso, indaga: "Tio quem?". Tasha Yar também demonstra ignorar a história americana e pergunta: "O que as cores primárias têm a ver com isso?"

A figura de Tio Sam tornou-se símbolo dos Estados Unidos, mas os historiadores até hoje não sabem ao certo se o personagem foi inventado ou se foi baseado numa figura histórica real. A teoria prevalecente é que o Tio Sam recebeu esse nome em homenagem a Samuel Wilson.

Samuel nasceu em Arlington, Massachusetts, em 1766. Durante a guerra de 1812 contra a Inglaterra, Samuel Wilson negociava com carne --tinha um matadouro e embalava o produto. Fornecia grandes carregamentos de carne ao exército americano, em barris onde se liam as iniciais "U.S.". Supostamente, as iniciais referiam-se ao "Uncle Sam" (Tio Sam). A brincadeira de que os carregamentos vinham de "Uncle Sam" levou à idéia de que o Tio Sam simbolizava o governo federal. Samuel Wilson morreu em 1854.

A aparência tradicional de Tio Sam, com uma barbicha branca e um terno com a bandeira americana, é uma invenção de artistas e cartunistas. Samuel Wilson não se parecia com a figura moderna de Tio Sam --ele nem sequer usava barba. 

O retrato mais famoso de Tio Sam é o pôster utilizado pelo exército americano durante a Primeira Guerra Mundial para recrutar os soldados. O pôster mostra o Tio Sam apontando para o observador, com os dizeres: "Eu quero você para o exército dos EUA" (veja ilustração). O pôster foi pintado por James Montgomery Flagg em 1916-1917.