A Nova Geração
Temporada 5

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Enredo permite desenvolvimento para
Spock e examina sociedade Romulana

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 45245.8.

Picard e Data encontram Spock em Romulus. O Vulcano inicialmente é pouco cooperativo quando o capitão o questiona sobre detalhes de sua missão. Entretanto, a tensão é reduzida quando Picard partilha a triste notícia da morte de Sarek e tenta cumprir o último pedido de seu amigo ao revelar seu amor pelo filho. Spock então conta a Picard que o propósito de sua missão é reunificar os Romulanos com os Vulcanos. A revelação assusta Picard, que não acredita nas intenções do governo Romulano. Após conhecer isso, Data volta à nave Klingon que os trouxe a Romulus e tenta acessar a rede de computadores Romulana. 

Na Enterprise, Riker continua a investigar o roubo da nave Vulcana. Ele faz contato com Amarie, a ex-mulher do traficante que comandava a nave destruída pela Enterprise no depósito de Galor II. Enquanto isso, o senador Pardek leva Spock para conversar com Neral, o proconsul Romulano, que diz apoiar a reunificação.

Entretanto, depois que Spock deixa o recinto, a comandante Sela aparece no escritório do político Romulano. Mais tarde, Picard diz a Spock que não acredita que Neral tenha oferecido seu apoio tão rapidamente, indo contra os tradicionalistas Romulanos. Spock também se mostra cético, mas decide que é do melhor interesse da missão que ele continue com seu plano, para descobrir se os Romulanos têm ou não um interesse oculto. 

Logo depois, na nave Klingon, Spock oferece a Data sua ajuda para acessar o sistema Romulano. Ao mesmo tempo, Amarie revela a Riker o sócio de seu marido morto, um traficante de armas Ferengi chamado Omag. Após ser ameaçado pelo comandante, Omag revela que a nave Vulcana foi levada para Galorndon Core, perto da Zona Neutra --o que aponta para um possível envolvimento Romulano.

Riker imediatamente conta a Picard as notícias, e os dois se perguntam como a nave Vulcana roubada se encaixa no cenário. O capitão ordena a Riker que permaneça investigando, indo para Galorndon Core. Enquanto isso, Data finalmente consegue acesso ao sistema Romulano, e ele e Picard voltam para a superfície para informar Spock de suas descobertas.

Eles são emboscados nas cavernas e Spock conclui que Pardek e Neral os traíram, um fato que fica ainda mais claro quando Sela aparece e leva o grupo como prisioneiro, informando que os planos Romulanos não são sobre reunificação, mas sim sobre a conquista de Vulcano. 

Na Enterprise, Riker estranha quando não consegue fazer contato com Picard. Enquanto isso, Sela revela seu plano de forçar Spock a fazer um discurso, em que ele anunciaria a chegada das naves Vulcanas roubadas. As naves, disfarçadas como portadoras de um enviado de paz Romulano, estão na verdade ocupadas por tropas de ataque enviadas para dominar Vulcano.

Quando Spock se recusa a cooperar, Sela mostra uma imagem holográfica do Vulcano, que será usada no lugar dele para o discurso. Quando Sela deixa a sala, Data usa o terminal para recriar no local falsas paredes holográficas, dando a impressão de que eles teriam fugido. Eles também enviam uma mensagem subespacial, narrada por Spock, sobre a real intenção das naves Vulcanas. Os três escapam, após renderem Sela e um par de soldados, mas Spock decide permanecer em Romulus para continuar trabalhando pela reunificação. As três naves Vulcanas são destruídas por uma ave de guerra Romulana, para evitar a captura de seus soldados.

 

Comentários:

A conclusão de "Unification" é tão redonda que parece até ter sido escrita por um frio e calculista Romulano. Felizmente, o que não falta é calor humano nessa bonita história que traz à tona tanto um dos mais fascinantes elementos históricos de Jornada --a cisão entre Romulanos e Vulcanos-- e um dos mais envolventes relacionamentos familiares da série --entre Spock e seu pai, Sarek.

Se na primeira parte, Patrick Stewart fez uma bela dobradinha com Mark Lenard para mostrar o relacionamento entre Picard e Sarek, o mesmo efeito aqui é obtido com o mesmo Stewart e Leonard Nimoy. A interação entre o capitão da Enterprise e Spock é, para parafrasear o Vulcano, fascinante.

As discussões que os dois compartilham soam extremamente reais e compatíveis com o histórico dos dois. Spock, agora já maduro e em paz com seu lado humano, é obrigado a enfrentar a morte de seu pai, claramente tentando esconder (sem sucesso) sua perturbação com o evento. Picard, por outro lado, tenta convencer o Vulcano de que os tempos de "diplomacia de caubói" já foram, e que há métodos melhores para buscar a reunificação do que abandonar a Federação e partir para uma missão secreta no coração de seu inimigo.

Durante esses diálogos, não faltam referências históricas ao passado de Jornada. Mais notável é a menção de um "outro capitão da Enterprise" e do "pequeno papel" que Spock teve nas conversações de paz com os Klingons. A referência é ao filme "Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida", que foi lançado na mesma época do episódio. A idéia, compartilhada por Leonard Nimoy (produtor-executivo do filme) e Rick Berman (produtor-executivo da Nova Geração), era um usar o terreno do outro para fazer uma promoção cruzada dos dois. E ninguém pode dizer que isso não foi feito de forma genial. E genuína.

O diálogo travado por Spock e Data na nave Klingon também serve a um propósito muito nobre --mostrar que os dois personagens não são a cópia carbono um do outro. Em poucas linhas, fica muito claro que eles correm na direção oposta um do outro. Além de ser um diálogo interessante, que mais uma vez mostra Spock em paz consigo mesmo e com suas emoções, ele também traz paz para o andróide, que era perseguido pelo fantasma do Vulcano desde o início da Nova Geração.

A turma da Enterprise cumpre seu papel, sem mais destaques a fazer. A ação toda está mesmo em Romulus, e a magia que nasceu do encontro de gerações é inegável. Desde Spock mostrando seu lado humano ao dizer que não tem remorsos, até Data derrubar Sela com um legítimo toque neural Vulcano, tudo funciona perfeitamente.

Além de trazer fechamento para alguns personagens, e refletir uma grande aventura, "Unification" é a primeira boa olhada na sociedade Romulana. Percebemos do episódio que trata-se de um ambiente completamente autoritário, uma falsa democracia (com um senado pouco afeito às vozes do povo), em que as minorias não têm direito a voz ou livre expressão. Por outro lado, vemos que essas minorias ainda são muito fracas e pouco coordenadas para ganhar algum apoio no cenário político local. Os tradicionalistas ainda estão muito na frente.

A paranóia sobre o poder do Estado e o permanente estado de sítio vigente é clara. Na primeira parte, vemos o medo da dona do bar em que Picard e Data tomam uma sopa, temerosa de que os dois fossem agentes do governo disfarçados. Teoria da conspiração para fã de "Arquivo-X" nenhum botar defeito.

Entretanto, a história ainda deixa algumas lacunas a serem preenchidas. Spock permanece na luta pela reunificação. Será que ele vai conseguir? Quando? As perguntas permanecem sem resposta até hoje.

Análises à parte, o que fala mais alto em "Unification" é o coração. A cena final do episódio, em que Spock e Picard compartilham um elo mental, e o Vulcano chora ao finalmente poder tocar (ao menos em parte) a mente de seu falecido pai, é simplesmente sensacional. Vale pelo episódio. Um clássico inesquecível, cortesia de Rick Berman, Michael Piller e Leonard Nimoy.

 

Citações:

Sela - "Excuse me, I am just finishing up a speech. For you, mr. Spock. I rather enjoy writing, I don't get to do it very often in this job."
("Perdão, estou terminando um discurso. É para você, sr. Spock. Eu gosto de escrever, mas não tenho muita chance nesse serviço.")
Data - "Perhaps you would be happier in another job."
("Talvez você fosse mais feliz em outro serviço.")

Trivia:

As naves Vulcanas que aparecem aqui foram contruídas por Greg Jein, e o design é de Rick Sternbach. É a primeira vez que naves desse tipo aparecem na Nova Geração.

A filmagem da parte dois de "Unification" foi feita antes que a parte um fosse gravada. Isso foi feito para que não atrapalhar a agenda de Leonard Nimoy. Durante os cinco dias de trabalho, o set de filmagem foi fechado para visitantes, ficando restrito ao pessoal da produção.

Presença de Leonard Nimoy, como Spock, e Malachi Throne, como Pardek.

 

Ficha técnica:

História de Rick Berman & Michael Piller
Roteiro de Michael Piller
Direção de Cliff Bole

Exibido em 11/11/1991
Produção: 107

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Leonard Nimoy como Spock
Denise Crosby como Sela
Stephen D. Root como capitão K'Vada
Malachi Throne como senador Pardek
Norman Large como proconsul Neral
Daniel Roebuck como Romulano
Harriet Leider como Amarie
Vidal Peterson como D'Tan
Mimi Cozzens como mulher Romulana da sopa
William Bastiani como Omag

Episódio anterior   |   Próximo episódio