Publicado originalmente
como coluna, em 2001


Gênese de um capitão e de um ícone
Veja o processo que levou à criação de Jean-Luc Picard, o capitão da Enterprise-D, durante a pré-produção de A Nova Geração


 









 


por Fernando Penteriche

Na data de 28 de setembro de 1987, em "Encounter at Fairpoint", foi apresentado aquele que seria o sucessor de Kirk --o principal personagem da nova geração de Jornada nas Estrelas e um dos principais de toda a história do franchise. Jean-Luc Picard.



Quando a primeira procura pelos atores que iriam compor o elenco da Nova Geração começou, em 10 de dezembro de 1986, essa foi a descrição do novo capitão que foi enviada às agências de talentos:

"Capitão Julien Picard - Um homem caucasiano com aproximadamente 50 anos, em boa forma física. Nascido em Paris, seu sotaque francês apenas pode ser identificado em momentos de emoções mais fortes. Ele é definitivamente um romântico e acredita fortemente no sentido de dever e honra. Sua voz deve ser rica e forte, pois ele é um bom orador. O capitão Julien comanda a Enterprise."

A história de fundo para Picard, criada antes mesmo do ínicio da pré-produção da Nova Geração, dava à ele a descendência francesa em homenagem ao explorador Jacques Cousteau. O nome foi uma homenagem ao oceanógrafo francês Jacques Piccard. Também o fato de "Julien" Picard ter comandado a USS Stargazer já estava presente.

Seu primeiro nome (assim como o sobrenome de William Riker, que até este ponto era Ryker) tomou a forma definitiva após uma revisão dos roteristas ocorrida entre 4 de fevereiro e 23 de março de 1987. Após mudarem o nome de Picard para Jean-Luc, os roteiristas decidiram que ele teria o apelido de "Luke" durante a série. Felizmente esse conceito foi revisto a tempo de não colidir com outro famoso Luke, o Skywalker.

Patrick Stewart ganhou o papel após forte recomendação de Robert Justman, veterano da Série Clássica e supervisor de produção da Nova Geração até o final do primeiro ano, que conhecia seu trabalho no teatro. O mais interessante é que Roddenberry e outros membros da equipe de produção já conheciam Patrick Stewart, e até cogitavam ele no papel de Data!

Com Patrick Stewart escolhido para interpretar Jean-Luc Picard e com o restante do elenco já escolhido, a Nova Geração estreou em 1987. Nunca uma série de Jornada dependeu tanto de um único personagem como a Nova Geração dependeu de Picard. Ele foi a espinha dorsal da série e de seus três filmes para cinema.

Picard tem alguns detalhes que o identificam. A famosa "manobra Picard", aquela ajeitadinha no uniforme, ou sua bebida preferida, o chá Earl Grey, além de frases como "Engage!" ou "Make it so". Sua personalidade (como já foi exaustivamente comentada) é diferente da de Kirk, sendo Picard um homem de conversa e não de ação. Talvez não de ação como Kirk, mas em episódios como "Starship Mine" o vemos como um legítimo Bruce Willis em "Duro de Matar".

Melhores episódios

Uma listinha rápida de bons episódios nos quais Picard é o foco central. Vou listar apenas do quarto ano para frente, por causa da exibição atual dos episódios da Nova Geração:

4º ano - "The Best of Both Worlds II", "Family", "Reunion" (gosto da presença marcante de Picard com os Klingons)

5º ano - "Darmok", "Unification", "I, Borg" (Picard tendo que lidar novamente com Borgs foi marcante), "The Inner Light" (super-clássico)

6º ano - "Chain of Command" (Talvez a melhor atuação individual de um ator em toda a Nova Geração aconteceu aqui com Patrick Stewart), "Tapestry" (esse talvez o melhor episódio com Q de toda a série), "Starship Mine", "Lessons".

7º ano - "Gambit", "Attached", "All Good Things"

Em uma série com personagens pouco explorados, o Picard de Patrick Stewart sobrou. Talvez apenas Brent Spiner (Data) tenha feito uma pequena sombra, mas, sem dúvida, ao contrário da Série Clássica, onde Kirk e Spock dividiam as atenções, a Nova Geração foi de Picard. E esqueça os filmes "First Contact" e "Insurrection". O verdadeiro Picard está na telinha, e não na telona.