Publicado originalmente
como coluna, em 2001


Abrindo as portas do passado
Conheça como a produção de Jornada decidiu reunir a Série Clássica e A Nova Geração através do personagem Sarek


 









 


por Fernando Penteriche

Fiquei sabendo, através da revista SET em 1992 ou 1993 (se não me engano), que a CIC Vídeo estaria lançando no mercado nacional uma fita com o episódio duplo da Nova Geração, "Unification", em que apareceriam Spock e Sarek junto com Picard & cia.

Enfim a chance de assistir um episódio super-recente da Nova Geração, legendado, e ainda com a participação de Leonard Nimoy, como Spock! Só de pensar que eu veria a nova (na época) abertura da série, com planetas mais detalhados, e tudo mais que aquele episódio tinha a oferecer, eu fiquei muito ansioso para consegui-lo logo. Afinal, eu, na época com 16 ou 17 anos, nunca havia visto nada de Nova Geração além da primeira temporada, e lido os quadrinhos que a Abril lançou no final de 1991 (e que duraram até meados de 1992).

Já tinha tudo preparado. Um amigo me emprestaria o seu vídeo para fazer uma cópia quando eu alugasse a tão sonhada fita. Comecei então o que chamei na época de "The Search for Spock". Morava (e ainda moro) em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. E São Bernardo é uma cidade grande, muito grande. "Existem muitas vídeo-locadoras", pensei. Se não achasse nas locadoras perto de casa procuraria nos bairros próximos, não seria difícil.

Mas foi. Foi muito difícil. Passei cerca de três meses atrás da tal fita. Simplesmente nenhuma vídeo-locadora tinha. E nem sabiam do que se tratava. Será que a CIC voltou atrás e não lançou? Como não achei mesmo, para diminuir a frustração da procura inútil, adotei esta tese: a CIC teria voltado atrás e não havia lançado fita alguma.

Em 1994, o impossível aconteceu. Em um shopping de Santo André, descobri uma locadora que tinha a fita! Voltei para casa no ônibus pensando em voltar a Santo André, ficar sócio da locadora, alugar a fita, copiar em casa, voltar a Santo André e devolver a fita no dia seguinte. Seria complicado, pois na época eu não tinha carro nem carta de motorista. Também não tinha mais quem me emprestasse um videocassete para a viabilização da cópia. E ir a outra cidade para ficar sócio de uma locadora, alugar uma fita e depois, no dia seguinte, voltar à mesma cidade apenas para devolvê-la me pareceu meio cansativo... Resumindo, encontrei a fita no local errado, no momento errado. Acabei desistindo.

Anos mais tarde, em 1997, acabei encontrando a fita do "Unification" para venda em um sebo de fitas usadas. E comprei, claro. Vi o episódio pela primeira vez e adorei.

O tempo passa e no mês passado em um evento de Jornada que ocorreu na mesma cidade de Santo André, conversando com um amigo fã de longa data, fiquei sabendo que ele também procurou pela fita em sua cidade, Ribeirão Pires (SP) e a achou apenas na mesma locadora que encontrei, em Santo André. O mais incrível é que ele fez o que eu não tive a paciência de executar. Saiu de Ribeirão Pires e foi até Santo André, ficou sócio da locadora, alugou a fita, assistiu e a devolveu no dia seguinte. Claro, ele tinha um carro disponível para a façanha, o que sem dúvida me ajudaria muito na época.

E há uns dois anos a própria CIC Vídeo relançou esta fita no mercado de venda direta, e de bônus veio o episódio "Sarek", além do "Unification". E foi com esse episódio que os produtores da Nova Geração resolveram abrir as portas do passado, e começar a trazer de volta os ícones da Série Clássica de Jornada.

A Nova Geração começava a encontrar seu caminho durante a terceira temporada (1990), e os produtores acharam que seria suficientemente seguro dar uma grande passo reintroduzindo o pai de Spock, Sarek (novamente interpretado por Mark Lenard, falecido em 1996) na mitologia da série.

Seria um passo importante para que a Nova Geração se firmasse ainda mais, mesmo com um uma bomba durante as filmagens de "The Most Toys", o episódio imediatamente anterior ao da aparição de Mark Lenard: no terceiro dia das filmagens deste episódio, o ator convidado Michael Rappaport tentou o suicídio, porém sem sucesso, e foi parar no hospital. Isso abalou o restante da equipe de produção. Rappaport, que faria o personagem Kivas Fajo foi substituído por Saul Rubinek. E Rappaport acabaria morrendo meses depois, em uma nova tentativa de suícidio, desta vez com êxito.

Mark Lenard reapareceria como Sarek em um episódio que leva o próprio nome do pai de Spock. De acordo com Michael Piller, a história original seria focada em um embaixador da Federação com alguma doença que afetava a mente, impedindo-o de exercer suas funções. Então a equipe de escritores teve a idéia de substituir este embaixador genérico do século 24 por Sarek, com uma doença Vulcana que afeta os idosos, fazendo-os perder o controle de suas emoções e de sua racionalidade.

Porém, graças a Gene Roddenberry, um grande debate interno ocorreu. Gene não queria, de maneira alguma, que o nome "Spock" fosse incluído no roteiro.

Gene sempre quis que a Nova Geração seguisse um rumo próprio, e durante a primeira e segunda temporadas os produtores evitaram menções à Série Clássica de Jornada, com a exceção do nome do capitão Kirk, lido por Riker no episódio "The Naked Now", da primeira temporada --sendo que o episódio em si era uma refilmagem de um segmento da série anterior--, e, claro, da aparição do almirante McCoy no episódio-piloto da série. Na verdade, Sarek deveria aparecer no episódio "Yesterday's Enterprise", mas o roteiro foi reescrito e ele foi retirado.

Michael Piller concordava com esse diretriz de independência. A estratégia "era muito, muito esperta", segundo ele. "É o que tínhamos que fazer para que a série se sustentasse independentemente do passado de Jornada."

"Fomos forçado a ser originais", prossegue Piller. "Nós fomos forçados a criar novas soluções, novas formas de contar histórias, e após provarmos a nós mesmos e ao mundo que tínhamos nossa própria Jornada, poderíamos experimentar novas coisas."

Quase ao final da terceira temporada, a Nova Geração estava caminhando para conseguir aquilo que os produtores desejavam. E junto com a decisão de basear um episódio inteiro no personagem de Sarek, vinha a dúvida: era a melhor hora de abrir as portas da história de Jornada, e colocar as duas gerações na mesma tela e ainda mencionar um ícone da série original, Spock?

A decisão final foi positiva. No episódio, Picard menciona que serviu na guarda do casamento do "filho de Sarek". Segundo Michael Piller, "a menção de Spock foi decisiva e nos permitiu abrir as portas do passado e começar a abraçá-lo". E esse era um sinal que Roddenberry estava começando a perder o comando da série.

"Naquela época, Gene estava declinando", diz Piller. "Ele não estava incomunicável, mas estava claro que ele não era mais o mesmo homem que costumava ser, devido à idade e o que isso acarretava. Todos nós ainda o respeitávamos muito, ele era importante, um grande líder na história do franchise de Jornada, o criador. Mas assim como acontecerá com todos, ele já estava caminhando para o fim da vida, ele estava em declínio, e eu rapidamente percebi uma estreita conexão com a premissa do episódio 'Sarek'. Um grande homem, no final da vida, com todos os problemas que cercam esse período. Se você olhar para trás e analisar 'Sarek' atentamente, verá que o personagem de Mark Lenard na verdade era Gene."

Para quem não se lembra ou não viu, em "Sarek", o renomado embaixador Vulcano Sarek tem uma nova missão diplomática, provavelmente a última de sua extensa carreira: o estabelecimento de relações entre a Federação e os Legarans. Porém, a bordo da Enterprise-D, Sarek apresenta indícios de que está com a síndrome Bendii, uma espécie de mal de Alzheimer Vulcano, que faz com que Vulcanos idosos percam o controle emocional.

Picard se oferece para fazer uma união de mentes com o Vulcano, passando assim a ele um pouco de auto-controle, e recebendo em troca as emoções descontroladas de Sarek, por algumas horas. Com a ajuda da dra. Crusher, Picard consegue suportar (a duras custas) as memórias de Sarek --uma vida de emoções reprimidas--, e o embaixador consegue completar a missão.

Após esse episódio, os fãs se indagavam se um dia veriam Sarek novamente na Nova Geração. Após a estréia do sexto filme de cinema com os tripulantes originais, que contava com a presença do embaixador Vulcano, todos ganhariam um presente com o episódio duplo "Unification".

Além de ter uma história relacionada com o novo filme, o que faria com que a ansiedade dos fãs para ver logo a missão final de Kirk & cia. na tela grande aumentasse ainda mais, o episódio trazia como elo de ligação entre o filme e a Nova Geração o personagem de Spock, com o bônus da última participação de Sarek na saga de Jornada nas Estrelas.