Gold Key Comics:
A era de ouro dos quadrinhos de Jornada?

por Fernando Rodrigues

Durante 12 anos, o universo de Jornada nas Estrelas foi transportado para os quadrinhos por uma editora chamada Gold Key Comics. Para os brasileiros, acostumados a nomes de editoras como Marvel, DC, e uma meia dúzia de editoras menores, o nome pode parecer desconhecido. Mas a Gold Key tornou-se popular durante os anos 60 ao se especializar na publicação de adaptações de séries televisivas. Sua proprietária, a Western Printing and Lithographing Co., através de uma parceria com a Dell Comics, desde 1938 publicava quadrinhos, tendo sido a primeira a obter os direitos para publicar revistas com personagens da Walt Disney. Com o término da parceria com a Dell, a Gold Key foi criada em 1962, dando continuidade às licenças de propriedade da Western.

Os quadrinhos publicados pela Gold Key a partir de 1962 incluem: A Família Adams, Andy Panda, Formiga Atômica, Acredite se Quiser, Buck Rogers, Pernalonga, Patolino, Pato Donald, Flash Gordon, Os Flintstones, Pateta, Os Jetsons, Jonny Quest, Luluzinha, Perdidos no Espaço, Mickey Mouse, Super Mouse, Peanuts, Pantera Cor-de-Rosa, Pluto, Popeye, Papa-Léguas, Scooby Doo, Shazzan, Space Ghost, Tom & Jerry, Manda-Chuva, Piu-Piu, Pica-Pau, Zé Colméia, entre outros. E isso só para citar os mais conhecidos pelos brasileiros.

Assim, não causou nenhuma surpresa no mercado editorial quando, em 1967, a Gold Key adquiriu junto à Desilu os direitos de publicação de quadrinhos baseados em Jornada. E esses quadrinhos acabaram por entrar na história do franchise, por dois motivos: primeiro, por ser a estréia de Jornada neste veículo de comunicação; segundo, pela qualidade incrivelmente baixa do material publicado. Aliás, essa falta de qualidade acabou, com o tempo, conferindo uma fama particular aos quadrinhos. Hoje, os raros exemplares existentes chegam a ser comercializados por, no mínimo, US$ 500,00.

O principal problema, em especial nos primeiros 37 números, era que a responsabilidade pela revista estava a cargo de Alberto Giolitti e Nevio Zaccara, dois italianos que claramente nunca assistiram aos episódios de Jornada. Trabalhando a partir de fotos da produção, a dupla conseguiu desenhar de modo apropriado alguns rostos e equipamentos. Mas ainda é desconcertante ver chamas saindo das naceles da Enterprise em vôo, grupos de descida usando mochilas, o interior da nave parecido com o de um submarino, Klingons de pele rosada e carecas,  a Enterprise pousando em planetas. Toda a tripulação utilizava uniformes verde-limão, à exceção de Spock, que vestia sua tradicional camisa azul.

A primeira edição, com roteirista  não creditado, foi um show à parte. A tripulação utilizava-se de um “sensor de espaço (a tela da ponte) para encontrar planetas “férteis” (Classe M), quando o “grupo de exploração” (grupo de descida) se dirigia à “câmara de transporte” (sala de transporte) para se encaminhar ao planeta. Esses “espaçonautas” (tripulantes) se comunicavam com a nave através de "radio-TV" (comunicadores) e usavam “raios laser destruidores” (feisers), que carregavam em coldres similares aos usados no velho oeste.

Mais estranho ainda era ver o Capitão Kirk chamar todas as tripulantes femininas de “querida” ou acompanhar o procedimento da tripulação ao encontrar um planeta habitado por vida vegetal hostil. Nesse caso, o “raio laser destruidor” da nave para eliminar essa forma de vida! "Nós devemos orbitar este terrível pequeno globo até que todas as folhas sejam dizimadas por nossos raios laser”, declara um emotivo Spock para um indeciso Kirk.

As primeiras edições traziam na capa montagens de fotos da produção. Apenas a partir da edição número 10 é que as capas passaram a ser desenhadas a cada número. Porém, a maior característica desses quadrinhos continuava a ser a forte tendência a histórias com mais apelo ao público infanto-juvenil, apresentando monstros espaciais e fenômenos sem qualquer fundamento científico.

Com o passar do tempo, esses quadrinhos foram lentamente qanhando uma qualidade maior, à medida que escritores como um jovem Len Wein (que mais tarde seria co-criador do “Monstro do Pântano), Arnold Drake e John Warner assumiram o controle sobre a publicação. A arte da revista também melhorarou com a entrada de Al McWilliams a partir da edição número 38.

 

Os personagens

Os quadrinhos de Jornada publicados pela Gold Key mostravam as aventuras da tripulação da USS Enterprise, que operava sob os auspícios da Frota Estelar, parte integrante da Federação Unida de Planetas. A tripulação da nave era exatamente a mesma vista na série de TV.

James T. Kirk
Posto: capitão.
Posição: oficial comandante da nave estelar Enterprise.
Kirk apareceu em todas as edições publicadas pela Gold Key. Assim como na TV, era a personagem central de todas as histórias.

Senhor Spock
Posto: tenente-comandante. Posição: primeiro-oficial e oficial de ciências da nave estelar Enterprise.
Assim como Kirk, Spock aparece em todas as edições publicadas pela Gold Key.

Doutor Leonard McCoy
Posto: tenente-comandante. Posição: oficial médico-chefe a bordo da nave estelar Enterprise.

 

Montgomery Scott
Posto: tenente-comandante. Posição: engenheiro-chefe da nave estelar Enterprise.

 

Piloto Sulu
Posto: tenente. Posição: piloto e oficial de armas a bordo da nave estelar Enterprise.

 

Uhura
Posto: tenente. Posição: oficial de comunicações da nave estelar Enterprise.
Uhura apareceu em poucas edições, e em nenhuma foi parte importante da trama.

Pavel Chekov
Posto: alferes. Posição: navegador a bordo da nave estelar Enterprise.
Chekov apareceu em poucas edições, e em nenhuma foi parte importante da trama.

Janice Rand
Posição: ordenança pessoal do Capitão Kirk a bordo da nave estelar Enterprise.
Rand aparece apenas na primeira edição.

 

Christine Chapel
Posto: Tenente. Posição: Enfermeira-Chefe a bordo da nave estelar Enterprise.
Chapel apareceu em poucas edições, e em nenhuma foi parte importante da trama.

 

Inimigos

Klingons
Apesar de serem os inimigos que mais vezes apareceram ao longo da Série Clássica, foram mostrados nos quadrinhos em poucas ocasiões. Se na televisão os Klingons eram morenos e possuíam bastante cabelo, nos quadrinhos tinham pele clara e eram freqüentemente carecas. Seu uniforme nos quadrinhos também era diferente. Ao invés de serem pretos com uma faixa diagonal dourada, tornaram-se verdes, sem mangas e com uma faixa vermelha.

Romulanos
Assim como os Klingons, apareceram poucas vezes nos quadrinhos, e, quando surgiam, raramente eram os personagens mais marcantes. A linha editorial se concentrava em mostrar vilões novos a cada história.

 

Naves e equipamentos

USS Enterprise
Nave da Federação, da classe Constitution, comandada por James Kirk.
A Enterprise era uma das doze naves com velocidade maior que a da luz lançadas pela Frota Estelar em 2260. Notem, na imagem ao lado, os já citados jatos de fogo deixados pelas nacelas da nave.

Nave auxiliar Galileo
Nave auxiliar padrão da Federação, era lançada a partir do hangar existente na Enterprise. Usada para pousar em planetas e em viagens entre naves e bases estelares.

Nave auxiliar Variant
Outro modelo de nave auxiliar usado pela Frota Estelar. Mostrada apenas na edição número 14.

 

Pod utilitário
Pequeno veículo para três ocupantes, usado pela Federação para realizar reparos em naves e bases estelares. Mostrado na edição número 13.

 

Cruzador de batalha Klingon
Cruzador de batalha da classe D-7 usado pelo Império Klingon. Comparável em velocidade e armas à própria Enterprise. Mostrado apenas na edição 61.

Nave Romulana
Nave padrão usada pelo Império Romulano na década de 2260, para patrulha da zona neutra entre seu território e o da Federação. Notem o design, diferente do visto ao longo da série de TV. Mostrada apenas na edição número 12.

Windjammer Pirate Starship
Nave estelar usada por piratas liderados pelo Capitão Black Jack Nova. (Edição #12 "The Flight of the Buccaneer")

 

 

 

Windjammer Pirate Shuttlecraft
Nave auxiliar utilizada pelos piratas, lançada a partir da Windjammer. Estas naves eram usadas pelos piratas para aterrissar em planetas. (Edição #12 "The Flight of the Buccaneer")

Space Transport
Pequena nave usada por Kirk, Spock e McCoy quando embarcaram em uma missão disfarçados como piratas. A Enterprise perseguiu esta nave com a equipe de Kirk a bordo para convencer observadores de que eles eram procurados pela Federação. (Edição #12 "The Flight of the Buccaneer")

Federation Transport
Nave de transporte pessoal usada pelo investigador especial da  Federação Jay Nordyke. (Edição #19 "The Haunted Asteroid")

Earth Transport Craft
Pequena nave de baixa altitude usada na Terra durante a década de 2260 para transporte intracontinental. (Edição #39 "Prophet of Peace")

Earth Security Police Craft
Nave usada pelas forças de segurança da Terra na década de 2260. (Edição #40 "Furlough to Fury")

 

Federation Personal Transport
Usada na data estelar 19:26:03 para levar a consultora técnica da Frota Estelar Barbara McCoy para a  USS Enterprise. (Edição #43 "World Beneath the Waves")

 

Federation Shuttlecraft
Usada por Kirk e Spock para pegar o professor Patrick Moore no planeta M317 e transportá-lo para uma conferência científica em Beta Aurigae.
(Edição #48 "Sweet Smell of Evil")

 

 

Experimental Starfleet Hyperwarp Ship
Novo design criado para testar um dispositivo de hyperwarp drive capaz de impulsionar naves à velocidade de dobra 13. (Edição #49 "A Warp in Space")

 

Special Federation Missile
Míssil especial da Federação usado pela tripulação da Enterprise para demonstrar aos Sanoorans os meios químicos usados pela Federação para eliminar radiação de solos contaminados. (Edição #50 "The Planet of No Life")

Federation Transport Spaceship
Nave de transporte de médio porte. Kirk, Spock e Scotty a usaram para descobrir atividades de tráfico de animais no planeta Grotus.  (Edição #54 "Sport of Knaves")

Harry Mudd's Spaceship
Pequena nave usada por Harry Mudd em meados de 2260, quando vendeu a Klingons dilítiun instável. (Edição #61 "Operation Con Game")

 

Agradecimentos especiais a Curt Danhauser, que gentilmente autorizou o autor a utilizar o material de seu site: http://curtdanhauser.com/Main.html