Voyager
Temporada 1

Análise do episódio por
Daniel Sasaki



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Melhor episódio da temporada apela 
para espécie popular do quadrante Alfa

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 48579.4.

Harry sonda a região buscando anomalias espaciais e detecta uma fenda espacial (o conceito conhecido pelos cientistas como "buraco de verme"), o que faz Janeway alterar o curso da Voyager para investigar.

Embora uma sonda tenha sido capaz de determinar que a fenda leva ao quadrante Alfa, onde ficam os territórios da Federação, o "buraco de verme" é muito pequeno para a passagem da Voyager.

Quando a sonda enviada é detectada por uma nave do outro lado, a tripulação começa a utilizá-la como um satélite e consegue comunicar-se com uma nave Romulana. O capitão Romulano desconfia da história que Janeway contou sobre a Voyager estar perdida no quadrante Delta, mas eventualmente acaba descobrindo que é verdade. Ele oferece ajuda para transmitir mensagens para casa.

Mais tarde, B'Elanna descobre um modo de transportar para a nave Romulana através da fenda, mas o método de retorno ao quadrante Alfa é impedido por um pequeno problema: a fenda não é só uma passagem no espaço como também no tempo. Os Romulanos encontrados estão ainda em 2351, vinte anos antes da Voyager se perder no quadrante Delta!

Diante da impossibilidade de voltar, Janeway decide pedir ao capitão Romulano que entregue, em 20 anos, uma mensagem para a Frota Estelar. Entretanto, depois ficamos sabendo que o capitão Romulano morreu quatro anos antes de transmitir os dados à Federação. A Voyager não sabe se ele providenciou para que outro enviasse a mensagem.

 

Comentários:

"Eye of the Needle" é a primeira grande oportunidade da Voyager de voltar para casa. E é com muito esforço que aceitamos a idéia de que eles não poderiam ter resolvido seu problema e retornado ao quadrante Alfa neste episódio. Mesmo assim, trata-se de uma boa história, que apela ao carisma de uma das mais tradicionais e prestigiadas espécies de Jornada: os Romulanos.

Os produtores acertam na mosca quando escrevem que o "buraco de verme" pode ligar não só dois pontos distantes do espaço como também diferentes pontos do tempo. Por incrível que pareça, é teoricamente possível. Agora, muito mais simples seria fazer os 20 anos que separavam a atualidade de Voyager e a da nave romulana passarem num piscar de olhos. Um pouquinho de Einstein não vai mal a ninguém.

A teoria da relatividade mostra que quanto mais rápido nos movemos, mais devagar o tempo passa para nós --o que quer dizer que ele passa mais depressa para os outros! Coloque a tripulação em uma nave próxima da velocidade da luz (sem usar o truque da dobra espacial, que convenientemente estraga o efeito relativístico) por alguns minutos e voilà! Vinte anos no futuro!

Janeway, com formação em ciência, com certeza deveria saber disso. Ou ela matou a aula que explicou relatividade na Academia...

Uma curiosidade cronológica que surge no episódio: segundo o que vimos em A Nova Geração, a Federação havia passado quase 80 anos sem contato com os Romulanos antes de 2364. Mas agora descobrimos que o primeiro contato com eles no século 24 foi feito pela Voyager em 2351!

Para um primeiro contato após tantos anos, até que os Romulanos se mostram simpáticos. Podemos atribuir isso ao fato de ser uma nave científica, menos afetada pelas desavenças militares entre o Império Romulano e a Federação, somado ao interesse de saber o que uma nave da Frota Estelar fazia do outro lado da singularidade.

Justamente por unir tantos elementos (de cronologia, familiaridade e ciência) em uma chance potencial de se atingir o quadrante Alfa é que "Eye of the Needle" obtém sucesso, apesar da ocasional tecnobaboseira e do ritmo moderado do episódio.

 

Citações:

Doutor - "If there’s one thing you can count on, it’s that I am the last to be told about anything that happens on this ship."
("Se há alguma coisa com o qual você pode contar, é com o fato de que eu sou o último a ser comunicado sobre qualquer coisa que aconteça nesta nave.")


Trivia:

int.jpg (476 bytes) Este episódio estabelece que a primeira temporada de Voyager se passa em 2371.

int.jpg (476 bytes) O ano 2351, que na cronologia de Jornada vem 13 anos antes do início da Nova Geração e 19 anos antes da série Deep Space Nine, é marcado por um acontecimento importante: nesse ano foi concluída a construção de uma estação espacial Cardassiana chamada Terok Nor, em órbita do planeta Bajor. Posteriormente, conheceríamos esta estação como Deep Space Nine.

int.jpg (476 bytes) Neste episódio inicia-se a procura de um nome para o Doutor holográfico.

Ficha técnica:

História de Hilary J. Bader
Roteiro de Bill Dial e Jeri Taylor
Dirigido por Winrich Kolbe
Exibido em 20/02/1995
Produção: 007

Elenco:

Kate Mulgrew como Kathryn Janeway
Robert Beltran como Chakotay
Roxann Biggs-Dawson como B'Elanna Torres
Robert Duncan McNeill como Tom Paris
Jennifer Lien como Kes
Ethan Phillips como Neelix
Robert Picardo como Doutor
Tim Russ como Tuvok
Garrett Wang como Harry Kim

Elenco convidado:

Vaughn Armstrong como o romulano Telek
Tom Virtue como Baxter

Episódio anterior   |   Próximo episódio