Voyager
Temporada 3

Análise do episódio por
Daniel Sasaki



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Raça de piratas espaciais seqüestra 
a Voyager e aprisiona a tripulação

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 50912.4.

Um Nyrian chamado Dammar subitamente aparece na USS Voyager, perguntando por que foi abduzido. A tripulação não é responsável por sua vinda a bordo e descobre que Kes desapareceu da nave no mesmo instante em que o alienígena veio. Pouco tempo depois, Kim some quando outro Nyrian aparece. Em seguida, é a vez de Tuvok. Depois que 22 Nyrians tomam o lugar de tripulantes, Janeway percebe que estão substituindo sua equipe inteira em intervalos de nove minutos.

Doze horas mais tarde, a estranha troca levou metade da tripulação. Rislan, um astrofísico Nyrian, trabalha com Torres para encontrar a causa do problema. Mas quando a tenente descobre que os Nyrians são os responsáveis, Rislan a envia para uma colônia de prisioneiros, onde ela encontra os colegas desaparecidos.

Na Voyager, Chakotay chega à tardia conclusão de que os Nyrians estão tentando tomar o controle da nave, pouco antes de ser transportado para a colônia. Taleen, uma porta-voz Nyrian, explica que seu povo rouba naves e estações espaciais gradualmente substituindo as tripulações; é algo menos violento que a guerra. Os prisioneiros são então relocados em lugares que se parecem com o ambiente nativo.

Enquanto os oficiais tentam encontrar uma saída daquele local, eles conhecem Jarlath, um outro prisioneiro, que revela que as diferentes áreas da colônia são conectadas por portais disfarçados. Torres re-configura os sensores ópticos do Doutor para que ele possa detectar as passagens. O médico encontra um portal que leva a uma rede de túneis de acesso, cada um conduzindo a uma biosfera diferente. Depois, Janeway descobre um painel de controle que fornece acesso ao sistema de translocação que os trouxe à colônia.

Os Nyrians detectam os tripulantes nas passagens e enviam guardas para capturá-los. Torres e Paris se escondem em um ambiente polar, crendo que a sensibilidade dos inimigos ao frio os incapacitaria. Ao mesmo tempo, Janeway toma o controle do sistema de translocação e transporta Dammar e Rislan para a biosfera congelada. Surpreendidos pela baixa temperatura, os Nyrians entregam a Voyager. De volta à sua nave, a capitã deixa os alienígenas em uma área de sua própria prisão enquanto ajuda os outros prisioneiros a retornar para seus lares.

 

Comentários:

Depois de uma seqüência de episódios respeitáveis, Voyager volta a trazer um roteiro pobre. "Displaced" é o tipo de história que contribui para a construção da má fama da série perante o resto da franquia: um amontoado de tramas desconexas de aventura, que nada têm a ver com as dificuldades de uma nave perdida do outro lado da galáxia.

O problema aqui não é um roteiro implausível. Muitas vezes, o seriado adota uma linguagem totalmente fantasiosa, mas que convence pela mensagem ou pela coerência narrativa, como é o caso de "Distant Origin". Mas em "Displaced", ao final da história, o telespectador não consegue identificar o que os roteiristas quiseram passar. Nada de relevante é acrescentado, não há desenvolvimento dos personagens e nem mesmo os apelos estéticos da série conseguem prender a atenção.

A crítica também não tem nada a ver com o fato de a história se sustentar no velho formato "mocinhos versus bandidos". Em parte, é disso que Jornada sobrevive. Mas o inimigo da semana é medíocre e pouco original, e, apesar de suas intenções serem óbvias desde o começo, a tripulação cai direitinho na "armadilha". Mais uma vez fica em xeque a competência da capitã e de seus oficiais. O público, novamente, deve se perguntar como aquela nave ainda está inteira e a tripulação viva. 

Um dos poucos aspectos positivos que se pode ressaltar: Chakotay faz alguma coisa útil. Ele corre pelos corredores e tubos Jeffries, sabota os sistemas e, antes de se render, baixa o programa do Doutor para o holo-emissor portátil. Muitos devem ter se perguntado por que ele não acionou a auto-destruição, tendo percebido que a situação estava fora do controle. Mas nem vale a pena entrar nesse mérito.

Sobre os personagens, quem brilha na história é o Doutor, com sua nova carreira como tricorder, e Tom e B'Elanna. O médico holográfico dispensa comentários adicionais, está sensacional como sempre. Quanto à dupla, o relacionamento dos dois vem sendo desenvolvido de forma mais consistente nos últimos episódios. O público deve ficar atento neste aspecto da série daqui para frente. Destaque, mesmo que menor, para a participação de Harry Kim, na cena de conversa com B'Elanna na Engenharia.

O aspecto mais ridículo da história: por que os Nyrians se dão ao trabalho de roubar naves para integrar a sua frota de guerra? Afinal, eles claramente têm tecnologia e recursos para construir frotas inteiras. Ridículo também o fato de construírem aquelas prisões. Mas, é claro, se exterminassem os prisioneiros, não haveria mais uma Jornada nas Estrelas: Voyager, não é mesmo?

Só que nem dá para torcer muito pela vitória da tripulação. O mérito pela resolução não vai para os tripulantes, mas para os Nyrians. Não foi a capitã que conseguiu salvar seus oficiais. Os inimigos é que não tinham sistemas de defesa ou guardas eficientes, além de cometerem uma série de erros que alguém na posição deles nunca faria. Entediante, "Displaced" está entre os piores da série.

 

Citações:

Torres - "I am not hostile!" 
("Eu não sou hostil!")

Torres - "You don't think I'm hostile, do you?"
("Você não acha que eu sou hostil, acha?")
Kim - "I... wouldn't describe you that way..."
("Eu.. não a descreveria dessa forma...")
Torres - "Then why do you look like you're afraid for your life"?
("Então por que parece que você está com medo de morrer?")

Doutor - "Welcome to Sickbay. Take a number." 
("Bem-vindos à Enfermaria. Peguem uma senha.")

Doutor - "Then I can begin my new career as a tricorder."
("Então eu posso começar a minha carreira como um tricorder.")

Trivia:

Mark L. Taylor já havia aparecido em A Nova Geração, como Haritath, do episódio "The Ensigns of Command" (terceiro ano).

Nancy Youngblut também participou da sétima temporada de Deep Space Nine, como Kolana, no episódio "Once More Unto the Breach".

Deborah Levin participou três vezes de Voyager. Ela aparece como a alferes Lang nos episódios "Blood Fever", "Displaced" e "Year of Hell, Part I".

Bom exemplo de continuidade. Os Nyrians transportam 148 pessoas da Voyager, número consistente com o informado em "Distant Origin".

 

Ficha técnica:

Roteiro de Lisa Klink
Direção de Allan Kroeker
Exibido em 14/05/1997
Produção: 067

Elenco:

Kate Mulgrew como Kathryn Janeway
Robert Beltran como Chakotay
Roxann Biggs-Dawson como B'Elanna Torres
Robert Duncan McNeill como Tom Paris
Jennifer Lien como Kes
Ethan Phillips como Neelix
Robert Picardo como Doutor
Tim Russ como Tuvok
Garrett Wang como Harry Kim

Elenco convidado:

Deborah Levin como Lang
Mark L. Taylor como Jarlath
James Noah como Rislan
Kenneth Tigar como Dammar
Nancy Youngblut como Taleen

Episódio anterior   |   Próximo episódio