Uma Breve História de Enterprise 

Com a conclusão de Voyager, a franquia Jornada nas Estrelas amargurava uma curva descendente em seus níveis de audiência. E, para piorar as coisas, a equipe criativa estava totalmente desanimada com as perspectivas de novas histórias no século 24. Era preciso uma troca de ares, e foi exatamente isso que Rick Berman e Brannon Braga ofertaram ao criar Enterprise.

Ambientada no século 22, a série trouxe novo fôlego para os artistas visuais envolvidos com o programa, obrigando-os a buscar soluções criativas para desenvolver a estética daquela época, nunca antes mostrada em Jornada. Além disso, a dupla de criadores trouxe diversos novos roteiristas para a série, na esperança de restaurar o vigor de outrora.

Em setembro de 2001, a série estreou nos EUA pela rede UPN, ligada à Paramount Pictures, obtendo bons índices de audiência. O programa permitiu que a UPN batesse a rival WB nessa primeira temporada, recuperando parte do prestígio perdido durante os últimos anos de Voyager.

Após a estréia, a audiência começou a cair, mas acabou num patamar que garantiu a produção de uma segunda temporada e além. A expectativa é que a série, como suas predecessoras, dure sete anos completos.

O programa conta a história da Enterprise (NX-01), nave comandada pelo capitão Jonathan Archer a serviço do planeta Terra, antes mesmo da formação da Federação Unida de Planetas. Trata-se da primeira aventura humana em viagens de longa distância pelo espaço, após anos de enclausuramento em razão do extremo paternalismo exercido pelos Vulcanos após o primeiro contato, em 2063.

A série começa em 2151 e deve retratar os eventos que culminaram com a guerra entre a Terra e os Romulanos e a fundação da Federação. Adicionalmente, os produtores estão apostando no conceito de uma Guerra Fria Temporal, em que uma das frentes está justamente no século 22.

Elenco:

Scott Bakula - Jonathan Archer
Jolene Blalock - T'Pol
Connor Trinneer - Charles 'Trip' Tucker III
Dominic Keating - Malcolm Reed
John Billingsley - Phlox
Linda Park - Hoshi Sato
Anthony Montgomery - Travis Mayweather