A Nova Geração
Temporada 4

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
História mostra conflito entre herança
genética e condicionamento cultural

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 44143.7.

A Enterprise descobre uma nave Talariana à deriva no espaço, com cinco adolescentes inconscientes, sendo um deles humano.

Criado desde pequeno como um Talariano e conhecido como Jono, o garoto na verdade é Jeremiah Rossa, desaparecido há uma década, desde quando seus pais morreram em um ataque dos Talarianos à colônia em que viviam.

Jono também é o filho adotivo de uma capitão Talariano, Endar, que resolveu criá-lo após a morte de seu próprio filho. Quando a avó do garoto, a almirante Connaught Rossa da Frota Estelar, pede a Picard que traga o garoto de volta para a Terra, Endar ameaça entrar em guerra com a Federação.

O garoto ainda mostra claros sinais de que tem sido abusado por Endar. Esse, por sua vez, diz que suas cicatrizes foram causadas pelas brincadeiras normais da infância Talariana.

Picard então tem que escolher se arrisca um conflito com os talarianos, ou devolve Jono para seu pai adotivo. Após sofrer um atentado por parte de Jono, que deseja apenas se ver livre do conflito (esperando ser morto por tentar matar o capitão), Picard percebe que deve dar prioridade à vontade do menino, que culturalmente já é muito mais Talariano do que humano.

Jono volta para Endar, evitando o conflito entre a Federação e os Talarianos.

 

Comentários:

"Suddenly Human" discute uma velha questão: a primazia e a competição quando se confrontam pais naturais e pais adotivos. A abordagem feita pelo episódio é muito rica, trabalhando a polêmica em vários níveis de profundidade na interpretação, levando em conta diferentes perspectivas.

O episódio consegue combinar perfeitamente um roteiro bem escrito com uma história bem amarrada e os questionamentos filosóficos tão comuns a Jornada nas Estrelas. Foi essa química --que faltou nas primeiras temporadas de A Nova Geração-- a força motriz que colocou a série como um grande sucesso de público e crítica.

Em um nível mais direto, a grande questão debatida é: quem tem mais direito à criança, o pai adotivo ou os familiares com laços de sangue, levando em conta que a criança foi adotada sem a autorização ou o conhecimento da família natural?

Mas a discussão mais sutil do episódio fica por conta de um pensamento muito mais filosófico: o que faz de um ser humano realmente humano? Quanto de nós é natural da espécie e o quanto é mera programação cultural?

A resposta vem através do personagem Jono. Apesar de humano por natureza, ele era muito mais Talariano do que terráqueo, em muitos sentidos.

Por fim, o episódio também mostra a dificuldade de Picard em atuar como figura paterna, o que rende interessantes e divertidos diálogos com a conselheira Troi. A situação não é inédita em Jornada nas Estrelas: o capitão James Kirk passou por aperto semelhante no episódio da Série Clássica "Charlie X".

 

Citações:

Troi - "This is a banana split... and it's quite possibly one of the greatest things in the universe."
("Isso é uma banana split... e é possivelmente uma das melhores coisas do Universo.")

Trivia:

Julgando pelo "mapa galáctico" do departamento de arte de Jornada, o setor de Talarian no Espaço ficaria adjacente ao território da Federação, oposto aos territórios dos Klingons e Romulanos.

Originalmente os talarianos do episódio seriam uma nova raça, os phrygianos, porém Michael Okuda deu a idéia de utilizarem alguma raça que havia sido apenas citada em algum episódio anterior. Os talarianos foram citados em "Heart of Glory", como os construtores do cargueiro Batris.

 

Ficha técnica:

História de Ralph Phillips
Roteiro de John Whelpley e Jeri Taylor

Direção de Gabrielle Beaumont
Exibido em 15/10/1990
Produção: 076

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi
Wil Wheaton como Wesley Crusher

Elenco convidado:

Chad Allen como Jono
Sherman Howard como capitão talariano Endar
Barbara Townsend como almirante Connaught Rossa

Episódio anterior   |   Próximo episódio