A Nova Geração
Temporada 4

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

Extras:

Referências
culturais

MANCHETE DO EPISÓDIO
Cotidiano de Data enriquece ainda mais
um dos mais ricos personagens da série

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 44390.1.

A compreensão de Data do comportamento humano é colocada em teste quando sua amiga Keiko Ishikawa resolve desistir de casar com seu noivo O'Brien. Porém a discordância é resolvida e para preparar-se para a cerimônia, Data decide ter aulas de dança com a Dra. Crusher (conhecida no passado como "a doutora dançarina").

Enquanto isso, uma embaixadora Vulcana chega a bordo da Enterprise para liderar negociações secretas com os Romulanos. Ao ser transportada para a nave inimiga, um defeito no transporte faz com que ela seja morta.

Saindo da Zona Neutra, Data descobre que a embaixadora não foi morta, e que a suposta falha do transporte foi causada pelos Romulanos.

De volta à Zona Neutra, Picard é confrontado por duas aves-de-guerra Romulanas. Ao perguntar pela embaixadora, os Romulanos revelam que na verdade ela não passava de uma espiã infiltrada na Federação. Para evitar um incidente ainda mais grave, Picard abandona a Zona Neutra.

Este episódio retrata um dia inteiro da vida de Data, desde o momento em que o dia começa a bordo da Enterprise, até ele assumir a ponte no turno da madrugada.

 

Comentários:

"Data's Day" é o melhor insight na vida cotidiana de Data de que já se tem notícia. Embora vários outros episódios já tivessem conseguido mostrar algumas facetas interessantes da psique do andróide --como "The Measure of a Man" e "The Offspring"-- nenhum consegue dar uma noção do que é o dia-a-dia para o personagem a bordo da Enterprise.

O formato escolhido para contar a história é perfeito: nada melhor que conhecer o cotidiano de alguém a partir de sua própria narrativa. Ainda mais se for alguém que não costuma ter processos racionais semelhantes aos nossos, como é o caso de Data.

O tom cômico do episódio em nada prejudica a seriedade da história --que envolve um caso de espionagem Romulana-- e tampouco detrata o personagem em foco.

Costuma-se dizer que um personagem está indo bem quando a audiência ri com ele, e não dele. Com Data, a coisa não funciona bem assim. Em geral, o público acaba rindo de situações produzidas pela ingenuidade quase infantil do personagem.

Entretanto, o que seria a desgraça para qualquer outro é um ponto de força para Data. Embora o público ria de suas atitudes pouco apropriadas, produzidas em razão de suas dificuldades para entender os humanos, aquilo emana com tal força do personagem que não se pode deixar de admirar o andróide por sua visão ingênua, mas por isso mesmo, muito mais límpida e fascinante.

Além de admirarmos Data pelo que ele é, o personagem cumpre seu papel na série como um verdadeiro espelho da natureza humana. É muito curioso ver como ele desenvolve raciocínios impecáveis --como o de que O'Brien ficaria contente pela decisão de Keiko de cancelar o casamento-- que na prática simplesmente não funcionam.

O ser humano é cheio de contradições e é isso que percebemos quando olhamos para Data.

Mesmo tirando esse lado "cabeça" do episódio, ainda sobra o puro entretenimento. Várias cenas são de matar de rir, como as lições de dança de Data ou ainda suas tentativas frustradas de reproduzir a linguagem humana (xingando Geordi na barbearia) ou reconciliar o casal que ele ajudou a formar.

Por fim, a trama com os Romulanos apresenta um interesse para manter o público na cadeira durante uma hora inteira, sem encarar o episódio como obra de uma "sitcom" (comédia de situação, nome dado às séries humorísticas de meia hora de duração).

Só não dá para entender como é possível a Federação descobrir que houve um espião Romulano sob suas barbas e nada mais acontecer a respeito. É o tipo de resposta que poderia (ou até deveria) aparecer em um episódio seguinte, mas em razão da natureza episódica da série (cada história está contida em si mesma, não exigindo do telespectador acompanhar todos os episódios para entender um determinado segmento), o incidente acabou esquecido.

 

Citações:

Data - "I have good news. Keiko has a made a decision designed to increase her happiness. She has cancelled the wedding."
("Tenho boas notícias. Keiko tomou uma decisão para aumentar a felicidade dela. Ela cancelou o casamento.")

Beverly - "They don't do a lot of tap dancing at weddings."
("Não se costuma sapatear em casamentos.")

Trivia:

Este episódio se passa no 1.550º dia desde que a Enterprise foi comissionada em 4 de outubro de 2363, data estelar 40759.5.

Pela primeira vez vemos a gata de Data, Spot (o sexo do animal foi definido no episódio do 7º ano "Genesis", quando Spot teve filhotes).

As palavras que Picard diz na cerimônia do casamento de O'Brien e Keiko são as mesmas ditas pelo capitão Kirk, em um casamento de oficiais ocorrido no episódio "Balance of Terror".

Segundo Ron Moore, um dos roteiristas deste episódio, o quasar Murasaki mencionado aqui é o mesmo Murasaki 312 do episódio da Série Clássica "The Galileo Seven".

O cabeleleiro Boliano deste episódio é apenas um de muitos que irão aparecer na série de agora em diante.

A nave USS Zhukov, que trouxe a embaixatriz Vulcana até a Enterprise, é a nave em que o tenente Reg Barclay ("Hollow Pursuits") serviu antes de ser transferido para a Enterprise.

O ator Alan Scarfe (que é casado com Barbara March, que interpreta Lursa, uma das irmãs do Klingon Duras) retornaria como o comandante de um campo de concentração Romulano em "Birthright, Part II", do sexto ano da série. Ele também participaria de Voyager, no episódio da segunda temporada "Resistance". Em "Data's Day" ele interpreta o Romulano Mendak.

 

Ficha técnica:

História de Harold Apter
Roteiro de Harold Apter e Ronald D. Moore

Direção de Robert Wiemer
Exibido em 07/01/1991
Produção: 085

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Rosalind Chao como Keiko Ishikawa
Colm Meaney como Miles O'Brien
Sierra Pecheur como a embaixadora T'Pel
Alan Scarfe como almirante Mendak
April Grace como Hubbell
Shelly Desai como V'Sal

Episódio anterior   |   Próximo episódio