A Nova Geração
Temporada 4

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Deanna Troi perde poderes empáticos
e sem eles tem sua carreira ameaçada
 

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 44359.9.

Deanna Troi subitamente descobre que seus poderes empáticos simplesmente desapareceram, e desiste da função de conselheira da nave.

Enquanto isso, a Enterprise encontra um fenômeno que está arrastando a nave para sua destruição, rumo aos restos de uma "supercorda". Data especula que o fenômeno que está gerando os grávitons que estão arrastando a Enterprise são criaturas que vivem em duas dimensões.

Com a ajuda de Troi, eles criam um plano para iludir as criaturas, fazendo com que mudem sua direção durante tempo suficiente para que a Enterprise possa escapar. O plano funciona e as criaturas acabam indo parar nos restos da supercorda.

Com o desaparecimento dos seres, os poderes empáticos de Deanna Troi voltam e ela reassume suas funções como conselheira.

 

Comentários:

"The Loss" arruma uma desculpa pseudo-científica para retirar os poderes empáticos de Deanna Troi, em uma tentativa de desenvolver melhor a conselheira da Enterprise. Por um lado, pode-se dizer que o episódio conseguiu de fato trazer um novo insight sobre a personagem. Por outro, a verdade é que poderia ter sido tão melhor.

A história repete a mesma mensagem o tempo todo --Troi sem sua empatia é como uma pessoa que perdeu um dos tradicionais cinco sentidos, ou seja, uma deficiente física. A idéia é extremamente coerente, mas diz muito mais sobre a espécie da conselheira --betazóide-- do que dela própria.

A porção mais divertida da história é ver a conselheira perdida em seu próprio ambiente de trabalho. Normalmente, Troi chega a ser irritante com sua arrogância empática, sempre capaz de antecipar as sensações das pessoas com quem está falando.

Por isso, é um colírio para os olhos vê-la totalmente perdida com uma tripulante que vem em busca de aconselhamento. Troi nos mostra claramente que ela como terapeuta é uma ótima empata. Parece que os instrumentos teóricos que ela aprendeu na escola de psicologia são totalmente inúteis se ela não tiver a empatia como apoio para a análise.

No fim das contas, o que era para ser um episódio para fortalecer a personagem --em geral tão mal-tratado pelos roteiros de A Nova Geração-- acabou enfraquecendo-a, por mostrar a ausência de qualidades e dependência da empatia.

O resultado só não foi pior porque Troi conseguiu superar suas dificuldades e auxiliar Data a elaborar um plano para salvar a nave da corrente de grávitons gerada pelos seres bidimensionais que estava levando a nave para sua destruição, em um fenômeno definido como uma "supercorda".

A parte "falsa-encrenca" da história se superou no quesito tecnobaboseira. A idéia de seres bidimensionais é, por si só, muito interessante (nós mesmos somos seres tridimensionais em um ambiente quadridimensional!), mas somada à história da "supercorda" (a teoria das supercordas postula que todo o Universo é composto na verdade por super-cordas distribuídas em um mundo de dez dimensões, das quais apenas podemos perceber quatro, como vibrações das cordas decadimensionais), a coisa toda ficou muito confusa e sem sentido.

Um bom exemplo do emprego adequado da idéia de seres bidimensionais está no clássico livro "Flatland", de Edwin Abbott. Nele, Abbott conta a história de polígonos que vivem em um plano, até que um deles descobre que existe uma terceira dimensão. O impacto da descoberta pode ser comparado à constatação de Albert Einstein de que o tempo não passa de uma quarta dimensão, somadas às três (largura, altura e profundidade) para as quais estamos equipados para perceber.

Como nota de rodapé, vale mencionar o bom uso que os roteiristas conseguem com a personagem Guinan. Mais uma vez, ela fala pouco, mas fala bem. Também merecem destaque as tomadas da Enterprise, mais eficientes e belas do que nunca.

 

Citações:

Riker - "What? No seconds?"
("O quê? Sem os segundos?")
Data - "I have discovered, sir, a certain level of impatience when I calculate a lengthy time interval to the nearest second. However, if you wish..."
("Eu descobri, senhor, um certo nível de impaciência quando calculo um logo intervalo de tempo até os segundos. Entretanto, se o senhor quiser...") 

Troi - "With all due respect, captain. You don't know what you are talking about."
("Com todo respeito, capitão. Você não sabe do que está falando.")

Trivia:

Aqui aprendemos que as habilidades empáticas dos Betazóides encontram-se no cerebelo e no córtex cerebral. Também descobrimos que os Breens e Ferengis não podem ser sentidos pelos Betazóides.

A atriz Kim Branden, que aqui interpreta a alferes Janet Brooks, fez o papel da esposa de Picard no filme para cinema "Jornada nas Estrelas - Generations".

 

Ficha técnica:

História de Hilary J. Bader
Roteiro de Hilary J. Bader, Alan J. Adler e Vanessa Greene

Direção de Chip Chalmers
Exibido em 31/12/1990
Produção: 084

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Whoopi Goldberg como Guinan
Kim Branden como alferes Brooks
Mary Kohnert como alferes Tess Allenby


Episódio anterior   |   Próximo episódio