A Nova Geração
Temporada 4

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Sensacional clima de mistério tem final
extremamente coerente, mas simplista

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 44502.7.

Quando a Enterprise está rumando para um misterioso planeta classe-M a fim de fazer investigações, uma fenda espacial aparece subitamente no caminho da nave, e a passagem da nave por ele faz com que todos a bordo fiquem inconscientes.

Quando a tripulação acorda, Data (o único a bordo não-afetado pela fenda) conta que apenas 30 segundos passaram desde o encontro com o fenômeno. Porém, evidências dão conta de que a tripulação esteve muito mais do que 30 segundos desacordada --eles estiveram na verdade desmaiados por um dia inteiro.

Picard começa a preparar uma investigação e descobre que Data está intencionalmente omitindo informações cruciais sobre o que aconteceu. Enquanto tenta descobrir o que há de errado com o andróide, o capitão ordena a volta da nave ao planeta Classe-M.

Chegando lá, a nave é atacada por uma forma de energia, e um alienígena energético acaba tomando o corpo da conselheira Troi. Ela e Data vão à ponte, quando a verdade é revelada. Após o desmaio de toda a tripulação, apenas Data teria ficado consciente para entrar em contato com as formas alienígenas. Elas ameaçavam destruir a Enterprise, pelo fato de a nave ter descoberto o local de sua existência, algo que queriam a todo custo manter em segredo.

Picard, junto com os outros, é revivido por Data e chega a um acordo com as criaturas, decidindo por executar um procedimento em que todas as memórias da tripulação fossem apagadas, preservando o segredo dos alienígenas. Apenas Data não seria afetado, mas, para contentar as criaturas, o capitão dá a ele ordens para jamais revelar a verdade a qualquer pessoa.

Infelizmente, quando o plano foi executado, nem todas as pistas que apontavam para o mistério foram apagadas, fazendo com que Picard e sua tripulação, após acordar, desconfiassem dos eventos e voltassem a investigar o planeta, "redescobrindo" as criaturas.

Mais uma vez, elas aceitam repetir o procedimento. Só que agora a tripulação se compromente a eliminar todas as pistas antes deixadas que poderiam levar a uma nova investigação. O plano funciona e apenas Data permanece ciente dos eventos.

 

Comentários:

Embora apresente uma solução um pouco simplista, "Clues" retrata uma grande história de mistério, capaz de intrigar o telespectador até o último instante. Mais importante ainda, o episódio consegue manter a audiência totalmente no escuro por um longo período de tempo --um verdadeiro desafio.

Felizmente, para obter esse resultado, não foi preciso apelar para nada muito inacreditável --um recurso que é muito utilizado, por exemplo, nas novelas "globais", em que o final pretende surpreender o telespectador com algumas revelações cultivadas ao longo da história, mas que coloca esse objetivo de surpreender acima da continuidade, muitas vezes rompendo de forma irremediável com a coerência.

"Clues" não apela para isso. Depois que a história está resolvida, nada resta a não ser observar, com uma expressão perplexa, como tudo se encaixa perfeitamente. Uma bela história, sem dúvida.

Um exemplo para demonstrar esse efeito é relembrar o salto que a audiência dá entre achar que Data foi de alguma forma modificado para depois descobrir que na verdade todos os outros foram modificados, menos ele! Isso mostra o quanto começamos com uma história e terminamos com outra totalmente diferente, mas ainda assim compatível com todos os elementos previamente apresentados.

Se como narrativa, o roteiro funciona maravilhosamente, conduzindo o telespectador pelo mistério proposto, como enredo em si, o final deixa um pouco a desejar. É particularmente "forçada" a atitude dos alienígenas de dar à Enterprise uma segunda chance, sob o pretexto de que os humanos seriam uma raça incomum e interessante. Muito conveniente.

Também incomoda um pouco a possessão de Deanna Troi por uma entidade alienígena, por dois motivos. Primeiro porque lembra muito um dos piores episódios da terceira temporada da Série Clássica, "The Lights of Zetar". A triste lembrança vem não só pelo contexto, mas até pelos efeitos visuais, muito similares aos aplicados no episódio clássico.

E segundo, porque esta é a única utilidade de Troi no enredo. Faltou explicar ao menos as causas para os alienígenas terem escolhido a conselheira como veículo de comunicação, dando a ela um maior senso de propósito.

Em compensação, alguns elementos --meros detalhes-- dão sabor especial à trama, como mais uma cativante aparição de Picard na pele de Dixon Hill, envolvendo a apresentação do cenário a Guinan. É o tipo de saudação à evolução dos personagens e à continuidade da própria série que valoriza ainda mais o produto final.

Os efeitos especiais estão bonitos, mostrando o que se tornaria uma tendência de Jornada nas Estrelas ao longo dos últimos anos --recriar o espaço cheio de nebulosas, em vez de utilizar o já tradicional fundo preto com estrelinhas, que funcionou tão bem nas décadas anteriores. Usar o recurso uma vez ou outra só traz detalhes visuais interessantes. Por outro lado, quando se abusa da estratégia (como é feito em Babylon 5 e, em menor medida, em Voyager), a estética dá lugar à sensação de "deja vu".

Os personagens principais estão muito bem, especialmente Picard, o fio condutor da história, por meio de sua incessante perseguição à verdade, e Data, que mantém-se fiel à caracterização original, mesmo tendo mentido e omitido inúmeras ocorrências.

Agora, é impressão minha ou Picard parece ter, no final das contas, guardado lembrança dos eventos anteriores, mostrando que o procedimento de apagamento da memória não teria funcionado tão bem quanto deveria?

 

Citações:

La Forge - "Now, this won't hurt a bit."
("Isso não vai doer nem um pouquinho.")
Data - "Have you forgotten, Geordi, that my sensory inputs are not programmed to experience pain?" 
("Você esqueceu, Geordi, que meus inputs sensoriais não são programados para experimentar dor?")

Trivia:

Dixon Hill, o detetive holográfico interpretado por Picard volta a aperecer neste episódio, após sua última participação na série no episódio "Manhunt", da segunda temporada. Dixon Hill ainda seria visto no filme de cinema "Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato". Sua secretária Madeline, intepretada novamente por Rhonda Aldrich, também aparece aqui.

Fendas espaciais (wormholes, em inglês), ou "buracos-de-verme", são comuns em Jornada. Há aparições destes fenômenos espaciais em "Jornada nas Estrelas - O Filme", na série de TV Deep Space Nine, em "The Price", um divertido episódio da Nova Geração, e em "Eye of the Neddle", do primeiro ano de Voyager.


 

Ficha técnica:

História de Bruce D. Arthurs
Roteiro de Bruce D. Arthurs e Joe Menosky

Direção de Les Landau
Exibido em 11/02/1991
Produção: 088

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Colm Meaney como Miles Edward O'Brien
Pamela Wislow como alferes McKight
Rhonda Aldrich como Madeline
Whoopi Goldberg como Guinan
Patti Yasutake como enfermeira Alyssa Ogawa
Thomas Knickerbocker como Gunman

Episódio anterior   |   Próximo episódio