A Nova Geração
Temporada 4

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
História retrata situação de primeiro
contato como vista pelos alienígenas

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: desconhecida.

Uma missão de reconhecimento no planeta Malcoria III acaba desastrosamente errada quando o comandante Riker, disfarçado como habitante local, é ferido e levado para um hospital Malcoriano. Lá, os médicos locais descobrem sua verdadeira identidade: um alienígena.

Para evitar que um estado de pânico tome por completo o planeta, Picard e Troi se teletransportam à superfície para encontrar o líder de Malcoria III, e assim fazer o primeiro contato dos Malcorianos com seres de outro planeta, já que esses alienígenas estavam prestes a desenvolver propulsão de dobra.

Infelizmente, há pessoas que desaprovam o fim do isolamento de Malcoria, por ir contra as tradições locais, que dizem que os Malcorianos são os seres supremos do Universo --de onde Malcoria seria o centro.

Um dos contrários ao contato é o ministro da Defesa. Ele vai até onde Riker está hospitalizado e comete suicídio, na tentativa de incriminar o comandante e destruir os elos diplomáticos estabelecidos por Picard e o líder do planeta.

Embora a tripulação da Enterprise chegue a tempo de salvar Riker (que estava hospitalizado em estado grave) e o ministro (que foi atingido por um feiser em tonteio), o governo Malcoriano decide que seu povo ainda não está pronto para se juntar a uma comunidade interestelar.

 

Comentários:

Em geral, o sucesso de uma série de TV depende do quanto o telespectador consegue se identificar com os personagens principais. O grande mérito de "First Contact" é driblar essa premissa básica e ainda assim conservar o carisma adquirido pela série ao longo dos anos.

O feito dos roteiristas se traduz na estrutura da narrativa, que é toda delineada para mostrar a história do ponto de vista dos Malcorianos. Não há uma única cena que não os envolva, subvertendo de forma maravilhosa um dos pilares mais sólidos de uma série --o de que os personagens principais são tudo que importa.

Entretanto, vale lembrar que o episódio só funciona porque existe um paralelo tão grande entre nossa civilização em seu estágio atual e a dos Malcorianos que podemos nos identificar com aquele povo, mesmo tendo acabado de conhecê-lo.

Aliás, o que faz desse episódio um dos melhores segmentos da temporada é justamente essa dualidade: não só temos uma boa história sobre os procedimentos da Federação com relação ao primeiro contato com outra civilização como também temos grandes insights sobre as reações que um contato formal com alienígenas poderia causar na Terra.

Várias situações específicas do episódio ilustram esse paralelo. Em certo momento, um dos alienígenas menciona a confusão de alguns Malcorianos com avistamentos de supostos "balões meteorológicos". Mais tarde, uma Malcoriana se propõe a ajudar Riker a fugir, contanto que ele aceite fazer amor com ela. "Eu sempre quis fazer amor com um alienígena", ela diz, em um dos momentos mais divertidos do episódio.

E ao final do episódio, o chanceler Durken fala a Picard como aqueles eventos marcariam a cultura Malcoriana, gerando mitos sobre "conspirações governamentais". Nada poderia ser mais terrestre.

É interessante notar a mensagem passada pelos roteiristas. Por meio de todos esses paralelos, eles acabam sugerindo que a mesmíssima coisa possa ter acontecido na Terra e gerado esses mesmos efeitos colaterais. Não surpreende que um dos roteiristas --o consagrado Ronald D. Moore-- tenha sido convocado para trabalhar na série "Roswell"...

O ponto negativo do episódio é a velha reciclagem de planetas. Na Série Clássica era até aceitável, pelo baixo orçamento e a tecnologia precária, mas com a Nova Geração é pedir demais. É entediante descobrir que uma cidade de Malcoria é exatamente igual à uma de Angel I, planeta visto em "Angel One", da primeira temporada da série. Aliás, essa é uma das visões panorâmicas mais reciclada de Jornada nas Estrelas, tendo aparecido também durante a primeira temporada de Voyager.

Incomoda um pouco também a forma pela qual Troi e Picard apareceram para Mirasta no primeiro contato, uma cena que colocou os dois como entidades quase que santificadas. Por outro lado, se algo assim acontecesse na Terra, provavelmente a sensação seria a mesma, mostrando mais uma vez o alto grau de sensibilidade e precisão da equipe de produção ao preparar a sequência.

 

Citações:

Riker - "It is far more likely that I am a weather-balloon than an alien."
("É muito mais provável que eu seja um balão meteorológico do que um alienígena.")

Durken - "I will have to say that this morning I was the leader of the universe as I knew it. This afternoon, I am only a voice in a chorus. But I think it was a good day."
("Eu terei de dizer que esta manhã eu era o líder do Universo como eu o conhecia. Esta tarde, sou apenas uma voz em um coral. Mas acho que foi um bom dia.")

Riker - "Now, will you help me?"
("Agora, você vai me ajudar?")
Lanel - "If you make love to me."
("Se você fizer amor comigo.")
Riker - "What?"
("O quê?")
Lanel - "I always wanted to make love with an alien."
("Eu sempre quis fazer amor com um alienígena.")

Trivia:

Bebe Neuwirth, mais conhecida por atuar no famoso sitcom "Cheers" (exibido no Brasil pelo canal pago Sony) faz uma ponta neste episódio como uma enfermeira Malcoriana de nome Lanel. Neuwirth é uma grande fã de Jornada, e pediu aos produtores uma pontinha em algum episódio.

Carolyn Seymour, que interpretou a Romulana sub-comandante Taris no episódio "Contagion", reaparece aqui como a Ministra da Ciência de Malcorian III, Mirasta.

Neste episódio é citado que um primeiro contato muito mal-sucedido foi a razão por trás de anos de conflitos entre os Klingons e a Federação.

 

Ficha técnica:

História de Marc Scott Zicree
Roteiro de Dennis Russell Bailey, David Bischoff, Joe Menosky e Ronald D. Moore

Direção de Cliff Bole
Exibido em 18/02/1991
Produção: 089

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

George Coe como chanceler Avill Durken
Carolyn Seymour como Mirasta
George Hearn como Berel
Michael Ensign como Krola
Steven Anderson como Nilrem
Sachi Parker como dr. Tava
Bebe Neuwirth como enfermeira Lanel

Episódio anterior   |   Próximo episódio