Texto de
Susana Lopes de Alexandria


Crusher e Barclay encenam "Cyrano"


 









 

 

 
A primeira cena do episódio "The Nth Degree" mostra Beverly Crusher encenando uma peça com Reginald Barclay, o tímido e desajeitado tenente que mal consegue pronunciar as palavras. Se Barclay é um desastre na arte de interpretar, o mesmo não se pode dizer do ator Dwight Schultz, que dá um show de interpretação na evolução de seu personagem ao longo do episódio. Numa cena posterior, quando já está sob influência alienígena, ele interpreta com brilhantismo outra cena da mesma peça, emocionando a dra. Crusher e a platéia.

Foi Rick Berman quem sugeriu a inclusão das cenas de "Cyrano de Bergerac" com Barclay e sua "professora de teatro". Esta peça, escrita pelo francês Edmond Rostand, foi encenada pela primeira vez em 1898 e alcançou grande sucesso na França. O teatro do final do século 19 estava dominado por histórias realistas e personagens sem sentimentos. Com "Cyrano", Rostand afastou-se da tradição realista para apresentar um descarado romance histórico, situado nos anos 1640, os anos dourados da França, retratando um herói que parecia ter saído das páginas de Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas. As platéias adoraram a história de amor, a comédia, a ação rápida, o final trágico e o poderoso personagem Cyrano, gênio e herói, com seu nariz ridiculamente grande.

Existiu um Cyrano de Bergerac de verdade, escritor e dramaturgo que viveu de 1619 a 1655, por volta da mesma época que o Cyrano ficcional. Este Cyrano real provavelmente inspirou Edmond Rostand, mas os eventos da peça, bem como os outros personagens, foram fruto exclusivo de sua imaginação.

Os acontecimentos da peça começam em 1640. Em Paris, um brilhante poeta e espadachim, chamado Cyrano de Bergerac, está apaixonado por sua linda e inteligente prima, Roxane. O problema é que Cyrano, apesar se sua extrema inteligência e carisma, sofre com as dimensões exageradas de seu nariz e se considera feio demais para ousar declarar seu amor por Roxane. Mas ele não é o único apaixonado pela bela moça. O jovem, bonito e nobre Christian confessa a um amigo que está apaixonado por ela.

Um dia, conversando com Roxane, Cyrano finalmente cria coragem para confessar seu amor pela prima, mas ela se adianta e lhe confidencia que está apaixonada por Christian, que em breve entrará para o companhia de guardas, os Cadetes de Gascoyne, comandados por Cyrano. Ela pede ao primo que proteja seu amado, e ele concorda.

Quando Cyrano se reúne com os novos cadetes recrutados, Christian sente a necessidade de provar sua coragem e insulta o narigão de Cyrano - ofensa que para qualquer outro teria sido fatal. Mas ao invés de matar Christian, Cyrano o abraça e conta ao jovem o que Roxane sente por ele. Christian fica desnorteado, pois Roxane é uma intelectual e ele, um homem simples e sem poesia. Cyrano, então, tem uma brilhante idéia: ele próprio poderá escrever cartas a Roxane, fingindo ser Christian. Desta forma ele teria a oportunidade de expressar seus sentimentos secretos por ela, e Christian ganharia a chance de atingir o coração de Roxane.

Após alguns dias, Roxane conta a Cyrano que Christian é o poeta mais encantador do mundo e que ela sempre ficava sem palavras diante da emoção que sentia ao ler suas cartas. Mas Christian diz a Cyrano que não precisa mais de sua ajuda e vai à casa de Roxane para tentar seduzi-la com suas próprias palavras. Roxane não entende como alguém conseguia ser tão poético nas cartas e tão sem imaginação pessoalmente, então bate a porta e entra, confusa e zangada.

Cyrano rapidamente decide ajudar o jovem Christian e na mesma hora manda-o chamar Roxane, que sai na sacada de seu quarto. Lá embaixo, escondido por entre os arbustos, Cyrano sussurra as palavras que Christian deve dizer à amada. Como o belo jovem não se sai muito bem, Cyrano o empurra e, ocultado pela escuridão da noite, finge ser Christian e corteja Roxane ele próprio. Desta forma, consegue um beijo de Roxane para Christian.

Roxane e Christian casam-se pouco tempo depois, mas sua felicidade dura pouco. De Guinche, um comandante também apaixonado por Roxane, decide enviar os Cadetes de Gascoyne para a frente de batalha na guerra contra a Espanha.

Mesmo em meio à batalha, Cyrano escreve a Roxane todos os dias usando o nome de Christian, arriscando a própria vida todas as manhãs, quando se esgueira pela linhas espanholas a fim de encontrar um lugar onde possa postar a carta.

Um dia Cyrano é surpreendido pela chegada de Roxane, que salta de uma carruagem trazendo um banquete para os soldados. Naturalmente, estava ansiosa para ver Christian. Mas o jovem cadete havia descoberto o amor secreto de Cyrano por Roxane e força-o a contar toda a verdade à sua esposa, para que ela faça uma escolha entre os dois. Cyrano está prestes a confessar toda a verdade quando repentinamente começa um tiroteio. Christian morre e Cyrano perde a chance de contar a verdade a Roxane.

Quinze anos mais tarde, Roxane está vivendo em um convento, e Cyrano a visita todos os dias. Mas Cyrano havia feito muitos inimigos ao longo dos anos e um dia é vítima de uma emboscada, que o deixa entre a vida e a morte. Sua saúde está tão debilitada que ele mal consegue erguer sua cabeça do travesseiro. Mesmo assim, Cyrano vai até o convento onde está Roxane, caminhando devagar e com uma expressão de dor no rosto, mas feliz por poder ver sua amada. Ao cair da noite, ele pede a ela para ler a última carta enviada por Christian. Ele começa a ler a carta em voz alta, e quando a escuridão da noite já é completa, continua a leitura como se conhecesse as palavras de cor. Roxane então se dá conta de que Cyrano era o homem por cuja alma se apaixonara desde o início. Cyrano tira então o chapéu e mostra a ela sua cabeça toda enfaixada. Roxane chora, diz que o ama e que ele não pode morrer. Cyrano puxa sua espada e tem sua última luta com seus "velhos inimigos" - a falsidade, o preconceito, a renúncia. Depois cai no chão e morre, sorrindo, enquanto Roxane se debruça sobre ele e beija seu rosto.

"Cyrano de Bergerac" teve várias versões para cinema, mas duas delas se destacam. A primeira é uma versão francesa de 1990, fiel à peça original, com Gerard Depardieu no papel de Cyrano (para saber mais sobre este filme, clique aqui). A outra é "Roxanne", de 1987,uma comédia americana que transporta a trama para os tempos atuais, com Steve Martin (O Pai da Noiva) e Daryl Hannah (Splash - Uma Sereia em Minha Vida). Mas como Hollywood não gosta de finais trágicos, esta comédia tem final feliz (para saber mais sobre este filme, clique aqui).

Provavelmente a escolha de "Cyrano de Bergerac" para as duas cenas do episódio "The Nth Degree" não tenha sido por acaso. Talvez Rick Berman tenha visto um paralelo entre os personagens Barclay e Christian, pois ambos precisaram de ajuda "externa" para conquistar o coração de uma mulher, ambos tinham a "alma" de uma outra pessoa/entidade mais poderosa. Bem, não se pode dizer que Barclay tenha conquistado o coração de Deanna Troi, mas pelo menos conseguiu que ela aceitasse dar um passeio com ele, no final do episódio. E isso já é um avanço para o tenente, que até então ("Hollow Pursuits") só havia conseguido chegar perto da imagem de Troi criada por ele no holodeck!