A Nova Geração
Temporada 4

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

Extras:

Referências
culturais

MANCHETE DO EPISÓDIO
Barclay volta com superinteligência,
graças a uma sonda alienígena

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 44704.2.

A Enteprise é enviada para o complexo Argus, um telescópio que parou de enviar dados há dois meses, por razões desconhecidas. Chegando lá, a tripulação descobre uma sonda alienígena. Geordi La Forge escala Reginald Barclay para ir com ele até a sonda, usando uma nave auxiliar, a fim de descobrir mais sobre ela.

O aparato alienígena subitamente dispara um surto energético que deixa Barclay inconsciente. Ele e La Forge são imediatamente transportados à enfermaria. Enquanto isso, a sonda começa a perseguir a Enterprise, emitindo perigosos níveis de energia. Toda e qualquer tentativa de despistá-la falhou, até que Barclay apareceu com uma solução e a executou, destruindo a sonda.

Voltando à tarefa de consertar o telescópio, Geordi estima que o trabalho levará três semanas. Barclay, mais uma vez surpreendendo com sua crescente confiança e inteligência, diz que pode concluir a tarefa em dois dias.

O orgulho de Geordi por seu oficial começa a se tornar uma preocupação, quando ele descobre que o tripulante já está com capacidade para discutir teoria (e até sugerir melhoramentos) com uma simulação holográfica de Albert Einstein. O engenheiro-chefe insiste que o encontro com a sonda pode ter precipitado as mudanças em Barclay, e faz questão de levá-lo à enfermaria.

Beverly Crusher descobre que o tecido cerebral de Barclay sofreu severas mudanças, que o transformaram em um ser humano super-inteligente. Embora toda a tripulação esteja temerosa pela mudança de Reg, o fato de que eles precisam dele para consertar o complexo os convence a deixá-lo livre.

Conforme os reparos progridem, o computador da nave é incapaz de trabalhar na velocidade requerida, gerando o perigo de uma falha de um dos reatores do telescópio, o que causaria uma explosão catastrófica. Picard ordena retirada imediata, mas é informado de que a ponte perdeu o controle do computador.

Antes que o pânico tome conta, o computador volta a funcionar e a tripulação descobre que o telescópio estava a salvo. Quando Picard pede ao computador uma análise de como o desastre foi evitado, ele se choca ao descobrir que a resposta tem a voz de Barclay.

O tenente explica que, como o computador era muito lento, ele conectou seu cérebro à máquina para salvar o complexo. Picard exige que o engenheiro se desconecte, mas Barclay responde que isso causaria sua morte. Enquanto a tripulação tenta criar um plano para recuperar o controle da nave, Barclay e propele para um ponto a 30 mil anos-luz de sua posição anterior.

Antes que a tripulação possa impedi-lo, um alienígena subitamente aparece na ponte, dizendo que a sonda transformou Barclay de modo que ele pudesse trazer a nave até ali. O alienígena segue explicando que esse era o método de sua civilização para pesquisar novas raças. Enquanto eles falam, Barclay chega são e salvo à ponte, graças à ajuda dos alienígenas.

 

Comentários:

Quando vimos "Hollow Pursuits", da temporada passada, ficou a certeza de que ele voltaria. E os produtores não deixaram passar a oportunidade: o atrapalhado e introvertido Reginald Barclay está de volta, e em nova versão, com direito a interpretação de Cyrano de Bergerac!

"The Nth Degree" tinha tudo para ser mais um daqueles episódios que são totalmente orientados para o enredo e que praticamente ignoram o desenvolvimento dos personagens. Graças à inclusão de Reg, o tenente ganha os holofotes, mudando a natureza da história. E ele leva consigo toda a tripulação, da dra. Crusher à conselheira Troi.

Descobrimos, por exemplo, um dos hobbies da médica da Enterprise: o teatro. Percebemos também o interesse e a preocupação de Troi para com Barclay. Alguns toques sutis, como o incômodo de Riker em não saber se Troi aceitou a "cantada" de Reg, ou ainda a chateação de Geordi ao se ver totalmente excluído do comando em sua própria engenharia dão sabor a esta história, que em termos de ficção científica já é bastante atraente.

A atuação de Dwight Schultz dá vida a seu personagem. Ele é um pouco "over" às vezes, arregalando os olhos e falando depressa demais, mas sua interpretação funciona para apontar exatamente o que está errado com ele.

Algumas cenas são verdadeiramente especiais. O momento em que La Forge entra no tubo Jefferies com o intuito de reduzir o controle de Barclay sobre a nave e conversa com o condensado "Barclay-computador" lembra muito a sequência clássica de "2001: Uma Odisséia no Espaço", no momento em que o astronauta David Bowman decide desligar o computador amalucado HAL 9000. Clássico.

Também é bem legal a sequência de Barclay no holodeck, discutindo teorias de unificação com ninguém menos que Albert Einstein --mais ainda, dando um banho de cálculo em um dos maiores gênios da humanidade!

Quando o episódio vai avançando e descobrimos que o tenente não mais poderá se desligar do computador, só nos resta pensar que ou é a última aventura de Barclay a bordo da Enterprise ou os roteiristas vão achar uma forma pouco convincente e muito conveniente de salvá-lo. Surpreendemente, não é o que acontece.

A conclusão dá um sentido perfeito à história, esclarecendo o mistério que a iniciou (a presença e o propósito da sonda desconhecida) e dando uma explicação eficiente para a desconexão de Barclay do computador, sem resultar em sua própria morte.

A única ressalva é a presença do Cytheriano na ponte da Enterprise. O sujeito parece um bobo alegre, só acenando com a cabeça. Até entendo a intenção dos produtores, mas eles deviam saber que não é preciso agir como um idiota para parecer alienígena.

Embora seja mais um daqueles episódios "mamão-com-açúcar", ele vale pela cativante presença de Barclay, pelos sensos de exploração pioneira e de busca pelo desconhecido que dão sabor especial às viagens de Jornada nas Estrelas e pelas bonitas tomadas da Enterprise no espaço, incluindo a sequência em que ela é arremessada a 30 mil anos-luz de onde estava. Ah, se a Voyager tivesse essa tecnologia...

 

Citações:

La Forge - "What's he done? I mean, we're talking about locking a man up for being too smart."
("O que ele fez? Quero dizer, estamos falando em prender um homem por ele ser muito esperto.")

Picard - "Has mr. Barclay done anything that could be considered... potentially threatening?"
("O sr. Barclay fez algo que pudesse ser considerado... ameaçador?")
Troi - "Well, he did make a pass at me last night... a good one!"
("Bem, ele me passou uma cantada ontem à noite... uma das boas!")

Trivia:

Após "Hollow Pursuits", os produtores estavam atrás de uma forma de trazer de volta à série um dos personagens recorrentes mais queridos do público, Reginald Barclay, interpretado por Dwight Schultz. Quando Joe Menosky surgiu com um roteiro que abordava um ser humano superinteligente, rapidamente ele foi reescrito para que Barclay reaparecesse na Nova Geração.

Após este episódio, Barclay retornará apenas no episódio "Realm of Fear", do sexto ano.

A nave auxiliar de La Forge e Barclay mostrada neste episódio tem o nome de "Feynman", em homenagem ao físico Richard P. Feynman, ganhador do prêmio Nobel em 1965.

Após mostrar que tem afinidades com dança ("Data's Day"), desta vez a dra. Crusher nos mostra sua afinidade com teatro, na sequência "Cyrano de Bergerac" do episódio. Essas demostrações de que a dra. Crusher tem hobbies e talentos foram idéia da própria Gates McFadden, prontamente aprovada pelos produtores.

Jim Norton, que aqui interpreta "Einstein", volta a interpretar o físico em "Descent, Part I".

Robert Legato, que dirigiu este episódio, foi o diretor de apenas dois episódios da Nova Geração. Seu outro trabalho foi em "Ménage à Troi".

 

Ficha técnica:

Escrito por Joe Menosky
Direção de Robert Legato

Exibido em 01/04/1991
Produção: 093

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Dwight Schultz como tenente-júnior Reginald Barclay
Jim Norton como Einstein
Kay E. Kuter como Cytheriano
Saxon Trainor como tenente Linda Larson
Page Leong como alferes April Anaya
David Coburn como alferes Brower

Episódio anterior   |   Próximo episódio