Texto de
Susana Lopes de Alexandria


Episódio faz homenagem a Mark Twain


 









 

 

 
Muitos fãs devem ter se perguntado quem era aquele velhinho simpático e perspicaz do episódio "Time's Arrow". O roteirista resolveu incluir no enredo um personagem real da cultura americana, o escritor  e humorista Samuel Clemens (1835-1910). Mais conhecido pelo seu pseudônimo Mark Twain, Clemens é um ícone americano cujo humor afiado e gênio inimitável tem entretido leitores há mais de um século. Suas afirmações bem-humoradas sobre os mais variados assuntos são presença obrigatória em qualquer livro de citações famosas (Leia abaixo algumas das frases mais famosas e espirituosas de Mark Twain).

Nascido e criado às margens do rio Mississipi, no Missouri, Mark Twain descobriu seu talento literário durante o período em que trabalhou numa gráfica local, onde tinha acesso a centenas de livros, os quais devorava avidamente. Em 1861, começou a escrever para um jornal da Virgínia e, em 1863, passou a utilizar o pseudônimo Mark Twain em seus artigos, nos quais fazia comentários sarcásticos sobre a sociedade americana. Seu primeiro livro, A Famosa Rã Saltadora do Condado de Calaveras (The Celebrated Jumping Frog of Calaveras County), de 1865, causou sensação, alçando seu autor à condição de celebridade nacional. 

Seus dois livros mais famosos são As Aventuras de Tom Sawyer (The Adventures of Tom Sawyer), de 1876, e a seqüência Huckleberry Finn, de 1884, considerada sua obra-prima. Além do realismo no uso da língua e de seus memoráveis personagens, Mark Twain também é conhecido por seu ódio à hipocrisia e opressão. Seu livro Um Ianque na Corte do Rei Arthur (A Connecticut Yankee in King Arthur's Court), de 1889, por exemplo, é uma sátira à opressão feudal. E o romance Pudd'nhead Wilson, de 1894, é uma crítica ao racismo no sul dos Estados Unidos. Nos últimos três anos de sua vida, Mark Twain dedicou-se à sua autobiografia, concluída com a morte de sua esposa. Quatro meses mais tarde, em abril de 1910, o escritor faleceu em Redding, Connecticut.

 


Foto de Samuel Clemens com sua
 roupa da Universidade de Oxford

Frases de Mark Twain   

As notícias sobre minha morte são um grande exagero.
Em telegrama de Londres para a Associated Press, em 1897, quando sua morte foi anunciada por engano.

Há três tipos de mentiras: mentiras, mentiras deslavadas e estatísticas.

Primeiro você apura os fatos, depois pode distorcê-los à vontade.

Um clássico é aquilo que todo mundo queria ter lido e ninguém quer ler.

Uma mentira pode cruzar de um lado a outro do mundo enquanto a verdade ainda está calçando os sapatos.

Quando estiver com raiva, conte até dez; quando estiver com muita raiva, xingue.

A sagrada paixão da amizade é tão doce, estável, leal e resistente que durará para sempre - se não lhe pedirem dinheiro emprestado.

Boas maneiras consistem em esconder o quanto pensamos em nós mesmos e quão pouco pensamos nos outros.

Poucas coisas são tão difíceis de tolerar quanto um irritante bom exemplo.

Quando lembramos que somos todos loucos, os mistérios desaparecem e a vida se explica.

Tudo o que você precisa nesta vida é ignorância e autoconfiança, aí o sucesso é certo.

Só uma coisa é impossível para Deus: encontrar algum sentido em qualquer lei de copyright do planeta.

Quando eu tinha 14 anos, meu pai era tão ignorante que eu não suportava tê-lo por perto. Mas quando fiz 21 anos, fiquei impressionado ao ver o quanto ele havia aprendido em sete anos.

O que seriam os homens sem as mulheres? Escassos, senhor, extremamente escassos.

Parar de fumar é a coisa mais fácil do mundo. Eu sei porque já parei milhares de vezes.

Na semana passada declarei que aquela era a mulher mais feia que eu já tinha visto. Depois disso a irmã dela veio falar comigo, então agora eu gostaria de retirar minha declaração.